Animes e Roteiros: Roteiros Clássicos (Parte 1) – Entendendo Animes!

Aqui começamos a série sobre os Roteiros de Animes, e como eles podem ser classificados para melhor entendimento, tanto de otakus como de nerds. Na Parte 1 temos os Roteiros Clássicos!

fonte:diogo4d.com

Inori. Mais Moe do que isso, Só Sakura. Entendedores vão entender!

Especial Roteiros de Animes

Roteiros Clássicos> Roteiros Modernos> Roteiros Pós-Clássicos> Respostas aos Comentários

Eu falei no meu primeiro post que um dos fatores decisivos que me fazem querer ver um anime, ou não, é uma boa construção do seu roteiro, ou seja, como a historia é contada.

Separei três animes, um que sou fã-vendido-assumido, o outro que eu tenho um grande respeito, pela historia e maneira incrível que é contada, e um terceiro que por ter uma grande legião de fãs, vai permitir com que o pessoal entenda mais ou menos o que estou dizendo.

Dividi esse post — que virou um especial sobre roteiros — em três partes. A primeira é essa que estamos vendo, sobre Roteiros Clássicos. As outras são: Roteiros Modernos e Roteiros Pós-Clássicos.

Agora lembrando, não vou comentar aqui nada, eu disse NADA, sobre a historia dos três animes, nem dizer o que é bom, ou o que é ruim. Vou ficar somente com o roteiro, então não teremos spoilers ou debates do tipo:

-Ahh CDZ é bom de maaais!
-Não amigo, não vou falar sobre a historia.

Animes e Roteiros: Roteiros Clássicos

Primeiro, vamos começar pelo último, vamos falar sobre CDZ, ou como é mais conhecido do público brasileiro, Cavaleiros do Zodíaco,  ou ainda Saint Seiya — que é o nome original do desenho.

Eu poderia pegar qualquer outro anime com mais idade, como Sakura Card Captors, ou ainda Dragon Ball Z. Escolhi CDZ porque apesar de eu não lembrar bem da historia — que não é o foco nosso aqui — é um bom exemplo a ser tratado.

Bom, CDZ é um anime Shōnen, ou seja, se diz que ele é feito visando o público especialmente de garotos. Mas como deu pra ver ai em cima, eu dei exemplos de anime de “garotas mágicas” (maho shoujos).

Roteiros mais demorados

fate zero animekida wallpaper assassin beserker caster

Poderia pegar animes mais atuais, mas que seguem roteiros antigos, como FateZero, mas enfim.

CDZ tem a forma antiga de contar a historia. Não que seja um roteiro de todo ruim, mas simplesmente exige um pouco — quero dizer, muito! — da paciência de telespectadores como eu, que não gostam de perder muito tempo vendo anime.

Vou me explicar melhor. Imagine aquele combate decisivo, onde seu herói preferido vai enfrentar aquele vilão que você gosta mais que o herói que você gosta — vilões são fodões! — e então, antes de começar o duelo super-esperado, eles param, sentam, tomam um chá, debatem sobre a bolsa, ou se a crise irá continuar…

A clássica frase “Eu nunca vou te perdoar!”

narutoimagens05288[4]

Claro, nada tão dramático quanto isso, mas temos a discussão clássica dos  animes/japoneses, que fala de honra, de hombridade, de dever, amizade, ou mesmo “nunca vou te perdoar pelo que você fez”. Coisas do tipo — bem shonen, rs.

-Ahh vá, vai dizer que você nunca viu isso num anime?

Essa frase mesmo é um clássico, o “nunca vou te perdoar” está presente em quase 60% dos animes de ‘ação’ que eu já ví — que devem ser um 4 ou 5, hehe. Outra coisa comum dos roteiros antigos, e que ainda perturba muito a cabeça dos telespectadores são as temidas explicações.

As Explicações Demoradíssimas e o Sábio Mestre

mestre-beatles

Sim amigos, quantas vezes, no meio de um combate, não tivemos a explicação sobre como ‘funciona tal golpe’, ou quanto ‘teremos que elevar o nosso cosmos’ e coisas do gênero.

Ás vezes nem precisa ser num duelo-mortal-ultimate boss, pode ser ali, com a ‘menina de cabelo rosa do anime‘ a Saori — que tem cabelo roxo, mas como sou Macho, não distingo nada além de vermelho, azul, amarelo —  que TE explica, quero dizer, explica para os cavaleiros o que está acontecendo e qual a missão deles.

Amanda Werner, isso que é [desenho] de verdade!

 Ás vezes nem precisa ser a ‘menina-de-cabelo-rosa’ da vez, como temos em Blassreiter, a apaixonante/desumana Amanda Werner — porque animes não são humanos, São Desenhos! — pode ser um sábio mestre, ou um sensei, ou qualquer coisa que Nos explique como funciona o “mundo do anime”.

Para mim, tudo isso é muito banal. Claro que os acostumados nem reparam, na verdade sentem falta quando não aparece alguém pra TE explicar o que está havendo. Mas quantos animes eu deixei de ver por causas dessas explicações enfadonhas não está no mangá.

Arthuria…sei.

E sim caros amigos, temos essas explicações roteirísticas em CDZ. É fato. É ruim? Ou seja, ela acaba com a historia do anime? Eu realmente acho que não: A historia é ‘bem’ contada no meu modo de ver, mas teria de revê-lo pra afirmar com maior autoridade.

Não que eu seja fã de Cavaleiros, mas respeito os que gostam e o anime em si. De certo que roteiros assim podem destruir uma boa historia, e afastar admiradores como eu — que não são acostumados com os animes mais clássicos.

Um exemplo? FateZero. E apesar de eu não ter visto/aguentado/suportado assistir Tsubasa Chronicles (click para ler uma review dele!) inteiro, e ele parecer — para os fãs — ter uma historia realmente cativante, o roteiro é tão, tão, tão…desnecessário que…Talvez o mangá não seja tão assim, mas né. Cadê paciência? — e como dei risada com o primeiro episódio dele!

Conclusão: Ficam assim os Roteiros Clássicos

Gokukoku no Brynhildr -- Do mesmo autor de Elfen Lied

Gokukoku no Brynhildr — Do mesmo autor de Elfen Lied

1) Explicações sempre que possível
2) Diálogos no meio dos combates
3) Costumam ter andamento bem mais linear
4) E outras coisas…

Esses três adjetivos não são ruins para muitos otakus, mas para pessoas sem paciência como eu, são o terror! Se você não for um otaku nivel-boss, eu recomendo, caia fora! Ou sente a bunda na cadeira e assista com calma, pode ser que ele te conte uma historia realmente interessante.

Se você, amigo ou amiga gostou dessa classificação dos roteiros de anime, aqui você já pode ler a Parte 2: Roteiros Modernos. Nos vemos lá!

A INSUPORTáVEL Kirino e sua amiga chata, rs

A INSUPORTáVEL Kirino e sua amiga chata, rs, em Oreimo.

Entendendo Assuntos Nerd e Otakus da Cultura Pop

O que são Animes Shonen, Shoujo e Seinen?O que são Animes feitos de Visual Novel? Quais são os tipos de Roteiros de Animes? – O que é uma Graphic Novel? – O que são Filmes Space Opera?O que são Épicos, Romances e Novelas? – O que são Animes e Cartoons? — Como são os Desenhos (Cartoons) da Atualidade e do que eles Falam? O que é Tsundere, Yandere, Kuudere e Dandere (Moe) dos Animes?

Seguindo o link,  você pode ler uma Review bastante completa sobre esse anime ai da imagem: Oreimo (Ore no Imouto).

E só para fechar: “Roteiros Clássicos” aparecem não apenas em Shonens de Ação, e sim em animes que procuram ter um desenvolvimento inteiramente linear — focando principalmente nas “explicações sempre que possível“.

ps:”Essa teoria dos três tipos de roteiros, é só uma tentativa de entender como são feitos os animes, de uma pessoa que está só começando a os assistir; erros são comuns, naturais e esperáveis, então peguem leve pessoal, hehe!”

Deixe uma resposta

