Animes e Roteiros: Roteiros Modernos (Parte 2) – Entendendo Animes!

E continuando nossa série sobre os Roteiros dos Animes, vamos para a Parte 2, falando aqui o que seriam os seus Roteiros Modernos. Como sempre dou alguns exemplos de Animes sem spoilers, ou seja, podem ler o texto despreocupados. Vem comigo!

Animes e Roteiros: Roteiros Modernos (Parte 2) – Entendendo Animes!

Especial Roteiros de Animes

Roteiros Clássicos> Roteiros Modernos> Roteiros Pós-Clássicos> Respostas aos Comentários

Continuando nosso especial sobre roteiros, dessa vez vou falar um pouco sobre um anime que tem o roteiro que é justamente o oposto dos que falei na primeira parte. Se você não viu a Primeira parte aonde eu falo dos Roteiros Clássicos, basta segui o link!

Guilty Crown (click para ver uma review sobre o anime) cuja historia é simplesmente não-linear, não possui muitos diálogos em combates — somente pequenas frases e nenhuma batalha “pela honra”, ou o clássico “nunca vou te perdoar” — e que sim, ficamos sem saber um monte de coisas durante o anime, e até depois algumas não ficam muito claras, porque ele não se preocupa em explicar tudo nos seus mínimos detalhes.

-Mas AdminTB, como assistir um Anime assim?

guilty-crown-page

História não-linear

Pois é, pelo andamento não-linear da historia o que vai te levar a acompanhar o anime é simplesmente a vontade/mente/psicologia dos personagens, ou seja, o que os motiva a fazer as coisas e portanto o que faz o enredo e a história caminharem. Simples assim. Nada de dizer que a armadura de bronze é mais fraca que a de prata: os fatos mostram a realidade.

Não existem explicações diretas de ‘poderes’, ou pausas para que coisas sejam ‘ditas’ por alguém. Animes com este roteiro exigem muita atenção do espectador, para que se possa realmente entender o que está acontecendo. As cenas são diretas, rápidas e precisas, não têm muitas partes enfadonhas de personagens sem algum sentido na trama central.

Mas é justamente as qualidades deste tipo de roteiro, que podem afastar os mais acostumados com o clássico. Como tudo parece ser muito rápido — o que faz parecer que 25 minutos só têm 10, o contrario do roteiro antigo, que as vezes faz parecer 50 minutos — muita informação necessária é contada em imagens! Sim amigos, não há muito diálogos que expliquem as situações, as ações falam por si mesmas, e é você quem deve entender o que está rolando.

Ahh imagem Moe!!

Resumindo o Roteiro ‘Moderno’:

1) Não faz explicações de Tudo, só o realmente necessário ao andamento da historia;
2) Pouquíssimos diálogos enfadonhos nas lutas/reviravolta da historia (Na maioria das vezes, não temos mesmo);
3) As ações e motivação pessoais dos personagens contam a historia;
4) Prestar atenção é vital, porque você pode perder muita coisa da historia, pela falta de muitas explicações;
5) Foco principal no MISTÉRIO, não importa qual seja o gênero ou a classificação do anime.

Outro anime que apresenta este tipo de roteiro é Nazo no Kanojo X, cujo tem uma Critica aqui mesmo no Blog, o que me faz pensar que esse tipo de roteiro prima pelo Mistério.

E é interessante citar tanto Guilty Crown quanto Nazo, porque apesar de Guilty ser um “anime original”, ou seja, não vir de mangá, pode-se dizer que ele é um “anime shonen“, enquanto Nazo no Kanojo X na verdade é um seinen de romance. E é engraçado que ambos, apesar de tão diferentes, têm o mesmo tipo de roteiro. Eu poderia colocar aqui também Ergo Proxy, mas não vou me alongar.

Conclusão

O que essa foto quer dizer? Que vai ter nova temporada? Mais mistérios rondam nossa querida história de amor com saliva [ecaa!]

Entendendo Assuntos Nerd e Otakus da Cultura Pop

O que são Animes Shonen, Shoujo e Seinen?O que são Animes feitos de Visual Novel? Quais são os tipos de Roteiros de Animes? – O que é uma Graphic Novel? – O que são Filmes Space Opera?O que são Épicos, Romances e Novelas? – O que são Animes e Cartoons? — Como são os Desenhos (Cartoons) da Atualidade e do que eles Falam? O que é Tsundere, Yandere, Kuudere e Dandere (Moe) dos Animes?

Só pra reforçar um ponto: muitas boas historias acabam realmente mal contadas, ou  ruins mesmo, por causa de roteiros mal feitos. Ás vezes até uma historia não tão boa fica ótima com um roteiro bem feito.

Acho que este é o motivo de se procurar dar uma renovada nos roteiros mais clássicos, que as vezes, deixam a historia ‘lenta’ demais; mas de qualquer jeito, mesmo com os ‘roteiros modernos’, deve-se tomar o máximo de cuidado; nada que bons roteirista/diretor não façam.

Afinal, o anime pode ficar tão corrido e mal explicado, que a gente pode simplesmente não entender o que está acontecendo.

serial experiments lain
Serial Experiments Lain – Outro bom exemplo de anime com “Roteiro Moderno”

E para ver a última parte desta série sobre os Roteiros dos Animes, basta seguir o link e ver sobre os Roteiros Pós-Clássicos. Já está no ar.

Abração!

2 comentários em “Animes e Roteiros: Roteiros Modernos (Parte 2) – Entendendo Animes!”

  1. Só discordo com uma coisa, o roteiro de Guilty Crown não é moderno, é o estilo de roteiro mais batido de animes sci fi, mas tudo bem você não ver muito animes.
    Fora isso é um ótimo post!!!!!!

    Curtir

    1. Fala Felipe! Eu falei de vc no post [ https://afontegeek.wordpress.com/2012/04/12/animes-e-seus-roteirosvarias-formas-de-se-contar-uma-historia-parte-final-comentando-os-comentarios/ ], valeu pelo coment, ajudou pacas.

      Agora assim, depois d ver muitos animes, eu posso discordar, rs. Steins; gate e até Harui Suzumia (s eu forçar a barra) são animes sci-fi mas não têm roteiros modernos (ambos são pós-clássicos).

      A questão é além do gênero do anime (apesar q esse conta Muito). Ela vai até o público alvo e o argumento que o diretor do anime quer passar, assim penso eu q nao se de nada, rs.

      Abração!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.