Nazo no Kanojo X – Crítica: O Erotismo e o Simbolismo que fazem parte da Vida

Este é um dos textos que mais gostei de fazer no Afontegeek. Se trata da Crítica de Nazo no Kanojo X. Isso mesmo, daquele Anime da Namorada com Orgasmos de Saliva (sem spoilers). Você pode ver as Primeiras Impressões dele também. E boa leitura!

Run to The Hills…ou não.

Nazo no Kanojo X – Crítica: O Erotismo e o Simbolismo que fazem parte da Vida

E lá vamos nós para a minha primeira Critica de um anime. O irônico que tinha de ser de um dos animes mais controversos dessa temporada que acabou de acabar, e porquê não, um dos mais estranhos quais muitos amigos otakus vão ver em suas vidas. Sim, estou falando dele, Nazo no Kanojo X!

A Critica em trata do Roteiro e Direção, Trilha Sonora, Character Design e Personagens, Historia e Enredo, tudo nessa ordem, e sem nenhum spoiler para você amigo leitor. A Segunda Parte, que é apenas para quem viu o anime,  e que está cheia de Spoilers. É nela que está minha humilde opinião sobre o sentido da obra.

– Mas primeiro… A [the mine] SINOPSE:

Nazo no Konojo X, ou Namorada Misteriosa X, é um anime que veio de um mangá que é seinen que é ecchi também. Conta a história entre a menina Urabe Mikoto e o gurio Akira Tsubaki. A menina é a tal da menina do cuspe… De forma resumida, o cuspe dela parece transmitir sentimentos, pensamentos, e todo o tipo de coisa, para a pessoa que ela tem algum tipo de afeição/ligação especial, e vice-versa. Ai bem, é troca de saliva para cá e para lá. (Ecaaaa!)

Roteiro e Direção

Corree Akiraaa!

Não é muito habitual quando a gente tem quase a mesma opinião de nossas “primeiras impressões“. Falo isso porque mantenho o que disse lá, quando eu falei do Primor que eram o roteiro e a direção.

O Roteiro segue o estilo mais moderno, ou seja, ele não perde nosso tempo explicando mil coisas em seus mínimos detalhes. Na verdade, a justa graça desse anime está ai, em montar um certo mistério que envolve a nossa querida Urabe Mikoto.

E a Direção? Ela nos arma as cenas mais emocionantes e ao mesmo tempo intrigantes que você meu querido, ou querida amiga, vai ver. Quase sempre os episódios seguem em duas partes que se unem de modo inteligente, nos faz realmente querer ver o próximo e o próximo…episódio. Sem contar que, como o que liga os personagens e dá movimento à história, é o cuspe, o diretor fez aqui um trabalho magnânimo, onde nós ficamos “ahh não” quando vemos… Ou até mesmo, com uma perguntinha: Isso foi Bonito ou Nojento?

Trilha Sonora

Fãs de moe têm Espasmos — ahh, deixa de ser chato!

Esse é um ponto interessante. Eu não tinha notado a trilha sonora até reassistir para fazer a crítica. E comparando com os dois volumes e meio que li no mangá, nossa, a trilha sonora não poderia ser melhor. Nos momentos de emoção, te traz aquela dorzinha gostosa no lado esquerdo do peito, nos de comédia, ela ri junto com você, e nos de simbolismo-mistério, te intrigam ainda mais. Das trilhas sonoras que gostei mais,  só a de Guilty Crown ou a de Death Note.

Character Design e Personagens

Quem diria que seria tão geniosa em menina?

Aqui uma coisa deveras notável. O Estilo do mangaka é realmente “antigo” e o anime trouxe uma fidelidade mais bela para obra. Apesar de achar que todo mundo se parece um pouco, as diferenças estão justamente nos olhos, e nas personalidades dos personagens. Agora, um fato inusitado, o mangaka é muito mais “brincalhão” nos seus traços do mangá, enquanto o anime é mais secreto, mais misterioso, simbólico mesmo. Ponto para o anime.

Os personagens são extremamente densos. O que mais posso dizer? Que todas, eu disse, todas as personagens femininas deste anime são completas — algumas são doces, outras parecem tímidas, algumas brincam com o que os meninos sentem — todo o universo feminino às vezes em uma só personagem.  Sempre que vejo uma “menina-mulher” de Nazo, lembro instantaneamente da vida.

O jeito que elas sabem o que os rapazes pensam, ou quando elas estão mais vulneráveis nos momentos de fraquezas  emocionais. Os personagens femininos — muito a Urabe, a irmã do Tsubaki, a Oka — foram as responsáveis por eu ver o anime todo. Os meninos são exatamente o que éramos na adolescência, com um toque de anime. E como os dois, tanto meninos  quanto meninas, mentem para si mesmos, e para os outros, é uma coisa que poucas vezes vi em uma obra.

Ahhh!!! Run to the hills, And far away!

E sim meu amigo otaku, esqueça das mulheres que se matam pelo principal, que são burrinhas, ou que são realmente aspectos masculinos do próprio autor. Esqueça tudo o que você viu. E vocês meninas, eu realmente fico aqui pensando, se esse anime não é feito para vocês.

Historia e Enredo

É o amoooooorrr!!

Por fim, a história. E bom, ela é o casal em si e os que o cercam — não tem muita historia porque afinal, quase tudo é Mistério por aqui. Contudo dois pontos devem ser ressaltados:

Primeiro o sentido ambíguo da obra: “ensinar os japoneses adultos a se relacionarem” em meio “ao uso de simbolismos para exprimirem o que não se diz“; isso me deixou com uma dúvida imensa: Por que um autor tão genial para contar os laços entre um casal nos coloca em meio a tantas coisas misteriosas e esquisitas? Dúvida essa sobre o Sentido da obra, que eu tento responder humildemente no Segundo Texto de Nazo.

Segundo, o enredo por ser Realmente despretensioso, por contar a vida de um casal estranho —  que não se beijam, mas que trocam “fluidos” — e principalmente, de sempre te impressionar sobre Quem é dona Urabe Mikoto. Eu mesmo estou louco para ver o beijo do Akira com a Urabe!

Conclusão

É amigo, vai dizer que não?!

Ao fim, penso que tenham coragem como eu tive e vejam. Sim, temos usos descarados/latentes de simbolismo, é nojento e há um pouco de yaoi entre a namorada e o namorado. Mas, e quando não tem na vida real? Quando a mulher não divide com você o relacionamento? Quando ela não faz “ahh vamos, por favor“, ou então “ahh é, então nada de beijo hoje!” — quando ela não manda em nozes?!

E o echii seu Tassio? Aqui quase chego a dizer que é Belo de se ver. Tudo no seu devido lugar, no seu devido contexto, não mostrando por mostrar, mas sim porque às vezes,um rapaz fantasia sim com sua namorada — quer algo mais doce que isso? E ainda assim, não te mostra.

O que é isso na sua canga Urabe?!

ps: Por ser Seinen, ter alta dose simbólica, e ser feito para gente mais ‘véinha’, eu acho que pessoas muito novas não deveriam ver esse anime. Crianças, lembrem, é um Seinen!! Estão avisados, rs.

Nota do anime:
8,5/10 na escala Geass,
onde só Code Geass é 10, 🙂

Ficha do Anime:
Estúdio: Hoods Entertainment
Diretor: Ayumu Watanabe
Baseado na obra: Nazo no Kanojo X – Mangaká: Riichi Ueshiba

Então é isso, tomara que tenham gostado, e nossa, quero a Segunda Temporada desse anime urgentemente, desde com a mesma qualidade técnica, claro!

Abraços aos nerds, firmeza pros otakus!

12 comentários em “Nazo no Kanojo X – Crítica: O Erotismo e o Simbolismo que fazem parte da Vida”

    1. Fala Guilherme, eu nem preciso dizer que concordo em dobro! rs, tomara q tenha a 2º temp; se sair — fé mano vei! — vamos noticiar aq no blog! Cara, se puder, dê tbm uma olhada no texto sobre Nazo onde discuto o sentido da obra [https://afontegeek.wordpress.com/2012/07/17/minha-humilde-opiniao-sobre-nazo-no-kanojo-x-isso-aquele-anime-do-cuspe/] abraços mano!

      Curtir

  1. Ótima a crítica, disse tudo *-*
    Vou mostrar pra todo mundo que me olha com aquela cara esquisita de “como você gosta desse anime/mangá nojento” kkk

    Curtir

    1. oi Mand q bom q gostou 🙂 — eu tbm to lendo o manga agora, rsrs. eu andei vendo reviews e criticas pela internet a fora e achei q ele precisava de um olhar mais diferente, mais humano eu acho. ps:esse anime nao parece q é feito pensando muito nas mulheres? bjocas linda!

      Curtir

    1. Incrivel né? eu pensei q ele fosse uma mulher até fazer a critica de tanto q ele entende! mas isso da O toq especial a nazo, faz com q todos — meninas e meninos — queiram ver. e eu adoooro — adoro vcs mulheres, claro 😉 bjocas!

      Curtir

  2. Sem dúvida, Nazo no Kanojo X é o anime do ano (pelo menos para mim). Uma comédia romântica (e bota romântica nisso) com doses moderadas de ecchi, personagens carismáticos (não dá para deixar de sentir empatia por eles, principalmente pela Urabe e o namorado dela) e um bom roteiro, enredo e trama. Na minha opinião, deveria estar entre as 10 melhores da temporada de primavera deste ano (se bem que a maioria dos animes atuais não têm conseguido agradar a outras pessoas além dos moezeiros, que só gostam de coisas como “garotinhas fofinhas fazendo coisas bonitinhas”, vazias de conteúdo ou enredo).
    Uma notícia que eu soube na internet agora há pouco vai interessar aos fãs de Nazo no Kanojo X:
    Dia 23 de Agosto será lançado no Japão, junto com o volume 9 do mangá da série Nazo no Kanojo X, o OAD da série animada (edição limitada) que será vendido com o mangá. O OAD da série já têm um título: “Nazo no Natsu Matsuri” (algo como “Festival de Verão Misterioso” ou “O Mistério do Festival de Verão”).
    No OAD, aparecerão como personagens convidados dois personagens do mangá “Discommunication”, a primeira série criada por Riichi Ueshiba, autor de Nazo no Kanojo X.
    E uma das personagens convidadas será dublada por ninguém menos que…Megumi Hayashibara, a mesma que dublou a personagem Ranma (a versão feminina de Ranma Saotome quando molhado com água fria, lembram-se?) da série Ranma 1/2, além da personagem Musashi/Jessie da Equipe Rocket da série Pokemon, entre outras. Quem tiver a sorte de adquirir o mangá com o OAD, poderá conferir o episódio especial da série.
    O link para a notícia que apareceu no site Moca (e que traduzi usando o Google Tradutor (se bem que a tradução ainda não ficou boa). Como podsem conferir no link abaixo:
    http://translate.google.com/translate?sl=ja&tl=en&js=n&prev=_t&hl=pt-BR&ie=UTF-8&layout=2&eotf=1&u=http%3A%2F%2Fmoca-news.net%2Farticle%2F20120627%2F201206272313a%2F01%2F&act=url

    Curtir

    1. olá de novo meu amigo Nekomimi, rsrs. Eu realmente nao posso afirmar “melhor serie do ano”, melhor da temporada, até pq eu realmente nao acompanho muito os animes, foi oq eu disse, sou um nerd msm, rsrs. Eu como fã assumido do autor, nao vou esconder q nazo mexeu muito comigo, principalmente na construção dos personagens femininos e na liberdade autoral [urabeeeee!!!]. De resto, assim q der [ou quando o ova for lançado] eu publico essa noticia q vc indicou no blog [me ausentei dele essa semana 😉 por enquanto só respondo coments, rsrs]. Abraços espero vê-lo sempre por aq! ps:Breve sairao textos sobre Guilty Crown, Death Note, Futari Echii e Angel Beats!

      Curtir

  3. eu comecei a me introsar com animes e mangas a aprox seis meses e ainda assim adorei o anime tanto que até li o manga

    Curtir

    1. Show Álex eu tbm comecei assim, principalmente com Nazo no Kanojo X mesmo — que é uma historia q até a gnt q n entende muito de manga, afinal eu sou um nerd, nos cativa muito! Mas eu tbm sou fã n posso falar, hehe. Ah não ser q….Urabeeee!!!

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.