Top 5 Animes de Ficção Científica que todo Fã de Sci Fi deve Ver

E que tal mais um top maneirão? É hora de trazermos o Top 5 Animes de Ficção Científica, que mesmo fãs de Sci Fi devem conhecer porque são bons de mais! Se vocês duvidam, venham comigo para uma breve sinopse de cada um. Eu garanto que vão querer assistir esses animes assim de terminar de ler, até se você não gostar de ficção científica. Vem comigo.

Top 5 Animes de Ficção Científica que todo Fã de Sci Fi deve Ver

Esse é aquele momento no ano que eu resolvo tirar da poeira posts guardados há séculos. E logo de começo, porquê não um Top Anime Alguma Coisa? Breve faço um top animes harém, comédia, animes de ação e porradaria…, shoujos e romances, bem na vibe do Top Animes Ecchi que fiz com meu amigo pierrotGluton. Mas na boa, não tô muito afim de lembrar de outros animes agora, e como eu sei que o Violet Evergarden tem tudo para se tornar um dos novos expoentes do gênero, vamos aos Sci fi.

Lembrando que essa lista não é formada só por animes sci fi que eu adoro, mas sim que muita gente que curte anime considera como os melhores do gênero. Também nesse Top5 todos são Animes Seinen, tirando algumas menções honrosas — sim eu acrescento alguns. E não posso esquecer que um grande anime amado por todos não faz parte desse Top: primeiro porque todo mundo conhece e tá careca de saber; segundo porque eu não gosto de Neon Genesis Evangelion. Mas a gente tem uma review dele aqui no site caso você queira ver — gosto não se discute.

Enfim, vamos à lista!

Serial Experiments Lain

Para ser bem sincero com vocês, eu já perdi a conta de quantas vezes falei de Serial Experiments Lain aqui no site. Falei no Top Curiosidades dos Animes. Citei a linda ninfeta Lain como uma das Mulheres mais Lindas dos Animes e  também no Top Mulheres +Poderosas dos Animes, quem estava lá? Pois é. Serial pode não ser um anime que eu ame tanto, mas com certeza merece estar aqui — e em primeiro lugar mesmo eu não colocando notas ou posições nesse top.

O anime começa focando Lain, uma simples estudante do ensino médio, aonde uma amiga de sala acabou de cometer suicídio — essa mesma amiga mandou emails perturbadores para outras meninas… (depois de morta…). Lain não entende bem do mundo digital (chamado de Weird no anime) e nada sabe sobre “email”, porque nunca havia sentido vontade de usar. Mas talvez por causa do suicídio de sua colega, ou por curiosidade de ler as mensagens, ela resolve procurar mais desse mundo virtual que permite com que a mente do usuário penetre nele durante algum tempo (a Weird é mais como um VR, compreende?).

Serial Experiments Lain é uma grande “Teoria da Conspiração”, misturada com “Teorias Pseudocientíficas”, o que torna tudo ainda mais complexo. Mas Lain demonstra ter uma aptidão enorme em lidar com a Weird. O porquê você só vai descobrir, vendo esse clássico.

Ghost in the Shell

Depois de quase quebrar a cachola para entender Serial Experiments Lain, Ghost in the Shell é outra história. Mas não vou falar nem do filme da Scarlett (porque eu não vi) e tampouco da série de animes que ficou conhecida como SAC. E nem dos ovas também porque eu sou muito over, eu gosto só de clássicos. Vamos falar dos dois filmes clássicos de Ghost in the Shell que além de serem ótimos sci fi, também são animações que eu gosto muito. E claro, Mokoto também aparece no meu Top Mulheres +Poderosas dos Animes.

Num resumo muito básico e numa sinopse meia boca, o anime se passa no futuro, no ano de 2029. Lá existe o processo de “tornar um ser humano um cyborg por completo”. Sua “mente” é extraída do corpo e colocado num corpo de cyborg. Motoko é uma das pessoas que passaram pelo processo e trabalha para a Seção9 — como se fosse uma FBI. O primeiro filme animê começa de forma espetacular com a clássica cena do Motoko pulando nua e invisível num prédio para cumprir uma missão de… não posso falar.

Se vocês gosta de ficção científica como eu, além de ver boas cenas de ação animadas lindamente, veja Ghost in the Shell. Os dois primeiros filmes.

Akira

Sem dúvida alguma o anime mais conhecido dos top5. Se você nem ao menos ouviu falar de Akira, eu te pergunto: Você gosta mesmo de Ficção Científica? Akira é um filme animado feito em 1988 e é totalmente “must to have”, mesmo não sendo nem de longe tão complexo como a maioria dos animes que cito aqui. Mas como explico no meu texto sobre “Ficção Científica X Filmes Space Opera“, AKIRA se enquadra perfeitamente como um autêntico sci fi por mostrar o medo que a humanidade tem diante da Ciência.

O anime se passa numa Tóquio pós-apocalipítica do futuro com toda cara de Mad Max futurista, com motocas maneiras e roupas transudas dos anos 80. Engraçado que o futuro lá é 2019, o que significa que temos exatamente 1 ano para termos uma Terceira Guerra Mundial que destrua a cidade e que o povo japonês a reconstrua com o nome de Neo-Tokyo.

Voltando ao anime… a história fica em volta do Kaneda, que é líder de uma gangue de motoqueiros que usam motos da hora, e do seu amigo Tetsuo, que acaba sequestrado pelo governo que faz experiências científicas nele objetivando uma arma final… O final? Assistam esse clássico!

Ergo Proxy

Se Serial Experiments Lain é complicado Ergo Proxy sem dúvida chega perto do nível de “Animes que te fazem quebrar a cuca para entender”. E sim, eu acabei também por citar a linda Re-1 Mayer no meu especial de Top Mulheres Lindas dos Animes… porque olha para ela. Ela é a Amy Lee Saradona. Mas enfim, a gente não tá aqui para falar do quanto a Re-1 Mayer é gostosa linda, e sim para falar do anime.

Imagine um mundo completamente destruído por algo… que você não sabe o que é. E existem pequenas cidades, pequenos “domos”, que conseguiram escapar (ou melhor, sobreviver) da completa destruição lá fora. E mesmo assim, há pessoas que vivem fora dos domos, mas querem Entrar nessas cidades paraíso. Esse é o caso do Vincent Law: um imigrante que almeja entrar num desses domos Trabalhando como um técnico que procura “robos individuais” com defeito… mas estranhamente, ele não tem memória do “antes” de sua vida.

E a Re-l Mayer? Ela é a protagonista e trabalha como investigadora. No anime estão havendo alguns assassinatos envolvendo os humanos e seus parceiros “robôs individuais” e dos imigrantes, como o Vicent Law. Mesmo sem poder se intrometer na investigação, Re-l Mayer vai atrás — e atira, luta muito bem e nos guia diante do anime. Ergo Proxy lembra muito o filme Blade Runner, mas em vez de termos um “homem” como investigador, quem faz esse papel é a Re-l Mayer, que também lembra um cadinho a Mokoto de Ghost in the Shell. Mas muito de longe.

Na verdade até o sentido do anime faz lembrar bastante Blade Runner. O que nos torna humanos? Assistam e descubram!

Wolf’s Rain

Imaginem um futuro após o futuro. Eu sei, é muito fumo, maconha e doideira. Mas imaginem que nesse tempo a ciência alcançou um nível que é como um somatório com a alquimia — como se os alquimistas não tivessem deixado de existir após a revolução da Química de Dalton e da Física Newtoniana. Como se os alquímicos tivessem evoluído com a ciência. É este o tempo do anime. Não é uma outra realidade: é um outro tempo, como se fosse um outro universo, mas no nosso mundo.

Então, esse mundo construído por cientistas-alquímicos parece que está perto de acabar. Alguém em busca da imortalidade (na verdade alguéns) comprometeu a estrutura deste universo (deste mundo) e parece que tudo vai se extinguir. Menos… menos para os lobos. Mas não imagine lobos comuns. Como se trata de outro universo, esses lobos (talvez por experiências?) na verdade também são humanos, e eles estão em busca de uma flor (criada por esses cientistas…) porque eles acreditam que essa flor é a única forma de salvar esse universo.

Cheza a ‘menina-flor’

Eu sei, parece tudo uma viagem louca na maionese, e é mesmo. O anime porém não é tão difícil de compreender como Serial Experiments Lain ou Ergo Proxy (porque ambos têm Roteiros Modernos e Wolf’s Rain na verdade é um Anime Pós-Clássico, o que facilita e meio que me faz não gostar tanto dele quanto gosto dos dois primeiros). Mas mesmo assim, o fato da ciência ser decisiva na mudança de nossas vidas torna o anime um clássico para quem gosta de ficção científica.

E se eles conseguem salvar o mundo com ajuda da flor, da Cheza, e se os “cientistas” também se arrependem da busca pela imortalidade… para descobrir, só assistindo.

Menções Honrosas: SAO e Accel World/ Elfen Lied

E agora eu vou fechar com duas menções honrosas — na verdade três. Mas como as duas primeiras são do mesmo autor… Sword Art Online tem como seu herói o sombrio Kirito, e do outro lado Accel World é protagonizado pela dupla Haru (o gordinho mitológico) e Kuroyukihime (a gatinha magrinha sexy demais).

Ambos são animes shonen futurísticos de Realidade Virtual e parecem dividir o mesmo universo, só que em tempos distintos. SAO conseguiu fazer mais sucesso por ser mais “convencional” e Accel está no meu coração — melhor que SAO em minha opinião. Eu não vou explicar os dois por um ser mainstream, mas de qualquer jeito fica aí as indicações para vocês conhecerem.

Elfen Lied… é outra história. Ele também aparece no meu Top Mulheres +Poderosas dos Animes. E porque não está no Top5? Não sei se considero ele uma ficção científica “true”. Por mais que as experiências científicas tenham modificado seres humanos, eu não penso que o anime foque a ciência como motor central da história. Ela está lá, mas está mais como em Star Trek. Mas um Star Trek de terror com muito sangue, gore, dor e sofrimento humano.

Na verdade Elfen Lied consegue retratar com maestria não as perguntas clássicas de sci fi como “O que é ser uma pessoa”, ou “Será que nosso mundo não é um cérebro numa cuba?”, e Sim o quão nós, seres humanos, Somos Monstros.


É isso pessoal, espero que vocês tenham curtido as indicações. Garanto que se você for fã de ficção científica, PRECISA NECESSARIAMENTE ver esses animes. Se você curtir anime, vai ser legal para abrir os horizontes, mas fãs de sci fi PRECISAM ver esses clássicos. Despeço-me dizendo, au revoir (arrevuá!).

Abração!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.