Neon Genesis Evangelion – Review do anime: O Terror Absoluto da Solidão!

E aqui temos um texto feito pelo meu irmão e amigo Vo0d1s, que faz comigo filosofia na UFBA (ele se formou a pouco). Como ele é um fã irrestrito de Neon Genesis Evangelion, me pediu para colocar esta pequena Review que ele fez do anime. Boa leitura pessoal!

"Evangelion", finalmente poderá ter seu fimNeon Genesis Evangelion – Review do anime: O Terror Absoluto da Solidão!

Uma vez, vendo documentários sobre evolução, um estudo em particular me chamou atenção. Um biólogo se dedicou a estudar porque os seres vivos possuem uma borda que os separa do ambiente; uma pele, carapaça, escamas ou o escambal que nos separa do resto do mundo externo.

A Humanidade

A resposta que ele encontrou foi que, no início da vida, os coacervados que formaram as primeiras células auto-replicantes (células de RNA) se juntaram dentro de bolhas na sopa fervente da vida, onde encontraram segurança suficiente para continuar se reproduzindo e evoluindo ate formas mais complexas de vida.

Primeiras proteínas, protegidas pelas bolhas de água.

Primeiras proteínas, protegidas pelas bolhas de água.

Com a humanidade essa diferenciação alcançou níveis astronômicos. Somos a única besta que grita “EU” no coração do mundo! Diferenciamo-nos não apenas com relação ao nosso entorno. Defrontamo-nos com o mundo usando os sentidos e a razão; com as experiências sensíveis criamos mundo pela linguagem e ação; além de tudo desenvolvemos Personalidade a partir das vivências que acumulamos durante a vida.

O Campo A.T. e Aquilo que Somos

Neon-Genesis-Evangelion

Tudo isso nos torna diferentes do restante da vida, porque cada exemplar da humanidade é fundamentalmente único e possui uma personalidade precária. A nossa personalidade é precária porque vivenciamos apenas uma pequena parte da infinitude de possibilidades do mundo. Isso aprofunda a nossa solidão, uma vez que o que vivenciamos e o que não vivenciamos constituem a totalidade da personalidade. Somos formados pelo que somos e pelo que não somos ao mesmo tempo.

Disso que se trata a simbologia do A.T. Field (Campo de Terror Absoluto) em Neon Genesis Evangelion. O Campo de Terror Absoluto, responsável pela defesa sobrenatural dos Anjos e o diferencial da arma Evangelion, é – como afirma Kaworu no Episódio 24 – “a região sagrada que não pode ser invadida por ninguém”.

A Solidão é o Terror absoluto da condição humana

Todos nós possuímos um “Campo A.T”, ou seja, a força da personalidade, que o fundamento da beleza de sermos humanos é o que nos deixa permanentemente, como uma maldição, certos de que a Solidão é parte da condição humana.

Nem Deus pode transpassar a solidão do Campo A.T!

Nem Deus pode transpassar a solidão do Campo A.T!

A solidão é o Terror absoluto da condição humana, pois seremos sempre seres lacunares, com ansiedades, expectativas frustradas e uma personalidade tão grandiosa quanto inefável. Tão bela quanto inacessível. Nossa condição nos obriga a lidar com essa solidão, com as frustrações e ansiedades causadas pela nossa alma lacunar.

A Escolha de cada um de nós

Abrigar-nos na solidão com medo de aprofundar nossas angustias ou buscar preencher nossas lacunas criando vínculos explorando o Terror Absoluto de ter nossa vida devassada? A força para escolher também está em cada um de nós.

2 Respostas para “Neon Genesis Evangelion – Review do anime: O Terror Absoluto da Solidão!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s