Bem vindos meus amigos and amigas a segunda parte do Especial de filmes de Ficção Científica que você precisa assistir! Desta vez mostramos os filmes que faltaram na primeira lista, sem contar um extra aonde explicamos O que são filmes de Space Opera! Boa leitura!
Top 5 Filmes de Ficção Científica que Você precisa Assistir! (Parte 2)
Top 5 Filmes de Ficção Científica
Parte 1 > Parte 2
Top Filmes do Afontegeek
Nerds e Cultura Pop – Drama – Terror – “Capa & Espada” Corridas e Carros – Aviões e Guerra – Filmes de Animação Disney/ Pixar – Ficção Científica – Filmes e Robôs – Filmes de Natal – Cenas Marcantes do Cinema
E já cá estamos nós para a segunda parte do nosso especial de filmes de ficção científica (também conhecidos como filmes sci fi). Espero que vocês gostem dos filmes escolhidos, e perdoem por também não ter todos — afinal eu tinha de escolher só cinco né galera?
Certeza que lendo aqui o nosso especial Top 5 Filmes de Ficção Científica que Você precisa Assistir, você tanto vai entender mais do gênero, como os assuntos que esses filmes costumam abordar. Além de conhecer aqueles filmes que todo fã do gênero (e de cinema) precisa assistir.
Lembrando que no fim do texto vocês vão finalmente saber: O que são Filmes Space Opera?
Blade Runner
Blade Runner é realmente um dos clássicos dos filmes de Ficção Científica. Se você ver uma lista com os melhores de sci fi, e esta não citar Blade… está faltando algo essencial. No filme nós também temos o velho conflito humano com as questões que a ciência e a tecnologia nos trazem — coisa recorrente no gênero.
Blade Runner é protagonizado por Harrison Ford (um dos poucos filmes em que ele não atua tão bem), e se eu posso afirmar que “2001: Uma Odisseia no Espaço” é o sci fi da década de 60-70, posso dizer que Blade Runner é o de 80. Na verdade, filmes assim aparecem “de nunca em nunca” e são referência para toda à posteridade.
Em Blade Runner temos uma sociedade humana do futuro, que passou a contar com “androids” para fazer as atividades mais perigosas. Ocorre que alguns desses “androids” passaram a ter sentimentos (como dor, tristeza, amor, angústia) e a querer liberdade… saíram do controle e agora o governo criou os “Blade Runner”, que como o título em português sugere: caçam os androides rebeldes. Androides esses que inclusive chegam a Matar .
É um filme interessante porque apesar de Ford atuar mal como nunca na vida, os “androids”, ou melhor dizendo, os Replicantes (atores e atrizes que os interpretam no longa) têm atuações realmente sensacionais, nos passando toda a dor, desespero, psicopatia e angústia que eles sentem.
Um filme que fala de “Sentido de Morte”, de busca pela liberdade mas principalmente, nos pergunta sobre o que nós, seres humanos, consideramos ser Uma Pessoa. Um filme assim meus amigos and amigas, merece ser assistido o quanto antes!
De volta para o Futuro
Acho que todo mundo já deve ter visto, ou ao menos ouvido falar da Trilogia de Marty McFly (Michael J. Fox) e do Dr. Emmett Brown (Christopher Lloyd). Se “lidar com a tecnologia é algo assustador”, tramas que envolvem voltar ou adiantar no tempo também são algo de recorrente nos filmes de sci fi.
Aqui temos o velho sonho humano de “magicamente” poder voltar no tempo para aprender, ou até mesmo correr o risco de criar um “paradoxo” e consertar os erros da passado. Coisas como matar o cachorro de Hitler, ou não deixar que alguém o salvasse quando criança são coisas que poderiam ser exploradas né?
Mas como estamos falando de um “blockbuster”… temas muito profundos estão longe de serem trabalhados. Só que ainda assim… algumas coisas de “Back to the Future” viraram parte da Cultura Pop. Como no filme em que McFly toca guitarra na festa do baile de sua mãe; o clássico Skate flutuante (que hoje JÁ EXISTE!) e das cenas icônicas do Carro Voador do Primeiro Filme, e da que eu mais gosto: o Trem Voador.
(O Mítico Trem Voador!)
Na realidade, “Back to the Future” é um dos poucos filmes do gênero que não caem sempre na conversa de “temer a ciência”, mas antes, a abraça e tenta fazer amor com ela — porque a “techné” é exatamente aquilo que o ser humano é capaz de realizar.
E nós não podemos ficar sempre com medo do que podemos fazer — afinal, também fazemos coisas boas. E eu ainda estou aqui sonhando com um futuro aonde os carros voem, e que não usemos mais tecnologia fóssil. Sim amigos… como nos mostra a história da humanidade: o futuro tem sido sempre melhor que o passado. Estranho né? Mas é um fato.
(O “Hoverboard” de HOJE!!)
E De volta para o Futuro também é “cool”, que apesar do futuro não ter sido como o filme imaginou, é um alento saber que EXISTE O FUCKING SKATE FLUTUANTE HOJE!
O que são Filmes Space Opera? – Star Wars e Star Trek
Eu nem deveria estar colocando Star Wars aqui na lista, já que o próprio George Lucas o considera um Space Opera com uma gota de ficção científica — e não um sci fi “true”, vamos dizer assim. Mas vamos fazer um esforço e lembrar dele também, graças aos “Midi-chlorians” e a Força.
E apesar de Star Wars ser mais para Space Opera que sci fi, eu não poderia dizer muito isso de Star Trek. Antes a pergunta… Seu AdminTB, O que é Space Opera? Space Opera são épicos espaciais: histórias que se passam no espaço, com aliens, robôs e “viagens mais rápidas que a luz”, sem dar muito enfoque à aspectos da tecnologia e da ciência envolvidos no processo.
São filmes que focam mais A Jornada dos Heróis que a envolvem — fugindo um pouco de questões como temer a ciência, como seria o futuro, como ela muda a sociedade… As questões são centradas no épico e na sociedade que fazem parte da história. Cito os animes do Capitão Harloc e o que eu amo de paixão: Galaxy Express 999 como grandes dos gênero.
Os filmes de Star Trek (que eu vi os dois últimos filme e são Excelentes!) já fogem um pouco mais das Space Opera porque conseguem falar de questões como a “dobra espacial”, a volta no tempo, criogenia, e “super soldados”… ou seja, a ficção científica está mais presente, mas não deixa de ser uma luta do “Bem contra o Mal”, uma doação de si mesmo: uma Jornada do Herói.
Como são duas grandes Space Opera (ou Épicos Especiais) com referência sci fi merecem ser citados. E já que você está aqui Aproveite e veja a PARTE 1 do nosso Especial de Filmes de Ficção Científica para ver os outros filmes! E para saber mais sobre o gênero Space Opera, basta seguir o link!
Imagens de Filmes de Ficção Científica
Star Trek é a verdadeira ficção científica, se você só viu os últimos dois filmes, e achou excelente, e eu considero os dois uma merda, de todos os filmes somente o três e o quatro foram realmente bons, e o dois foi acima da média dos filmes de ficção, embora abaixo do três e quatro.
Somente assistido a primeira e segunda temporada de TOS você vai saber o que é uma ficção científica, TNG e DS9 também são muito boas mas esqueça Voyager e principalmente Enterprise.
CurtirCurtir
Fala man! Rapaz só vi seu comentário agora e assim que vi, aprovei.
Então… tbm considero Star Trek “mais” sci fi, até pela própria ideia de exploração espacial. Mas exatamente por essa vibe de descobrir novas civilizações, me parece mais (ou tbm) uma Space Opera. Veja sci fis são SÓ o tema de ficção científica como fonte central e única do assunto. No decorrer dos filmes mostrei como na maioria das vezes filmes de sci fi colocaram “aquele medo da ciência” presente desde Frankstein… Ou como a ciência muda nossa maneira de ver o mundo.
Ou seja… (mesmo eu sem ver a serie), posso estar MUITO enganado, mas digamos q me parece ser uma Space Opera COM ELEMENTOS de Sci Fi muito nítidos e presentes. Afinal, não acho que hoje a ideia do motor de dobra tomaria tanta espaço no mundo (até da física) se não tivéssemos Star Trek.
Aquele abraço meu jovem idoso! kk
CurtirCurtir