Top 15 Desenhos Educativos que até Você vai Curtir (Parte 1)

Sejam bem vindos ao Top 15 Desenhos Educativos que até Você vai curtir, Parte 1! Eu já fiz um top de desenhos animados atuais, de comédia, desenhos brasileiros, e até daqueles desenhos clássicos que todos devem ver uma vez na vida. E sim, resolvi fazer o de desenhos educativos. Eu sei, muitos de meus leitores/as não ligam para esse tipo de post, mas vai que você é papai, mamãe, titio, titia, ou até um/a educador/a e tá afim de conhecer aquela boa animação para os pequenos? Então, vem comigo!

Top 15 Desenhos Educativos que até Você vai Curtir (Parte 1)

PARTE 1PARTE 2PARTE 3

Top Melhores Desenhos Animados (Cartoons)

Desenhos ClássicosDesenhos BrasileirosDesenhos de ComédiaDesenhos da Atualidade Desenhos Educativos

Olá meus bons amigos e amigas, bem vindos a mais um top aqui deste bloguizinho. Eu sei, é meio bizarro esse tipo conteúdo aqui no site, porque nós trazemos cosplays, falamos de literatura fantástica (como as obras do Saramago), temos posts de bandas de metal, enfim, é aquela bagunça gostosa. Mas como eu sou tio, professor, e também gosto de desenho, de vez em quando eu paro para ver como andam as animações — até as infantis.

Primeira coisa que nessa lista não teremos Peppa Pig, Dora a Aventureira, etc. A segunda coisa é que também trago alguns desenhos da época em que EU era criança e curtia — ou seja, são animações um tanto quanto antigas e até difíceis de serem achadas, mas que valem MUITO à pena até mesmo você que é adulto acompanhar.

Por fim, no top15 vamos ter desenhos que eu não gosto muito (mas que vi para ter uma base) e sempre que tivermos uma animação que eu goste de verdade, que estaria numa lista minha pessoal, eu vou pontuar. Isso mesmo, esse top15 não é bem uma lista pessoal, mas uma lista para você que é educador/cuidador, que gosta de animação e quer conhecer um pouco mais dos dois mundos.

Vem comigo.

Thomas e seus amigos

Sem dúvida essa é uma das animações que mais gosto. A história é até interessante de como ela foi criada: pelo Reverendo Wilbert Awdry que desde criança gostava de trens, e depois de casado e já pai, resolveu fazer histórias para seu filho Christopher Awdry, que mais tarde, continuou as histórias do pai, para seu próprio filho. Eu sei, dá vontade de chorar. Se você quiser saber mais, deixo o link da wikia br aqui mesmo.

Mas por que e afinal de contas, essa é uma das animações que mais gosto? Ela é meio bucólica, passa uma sensação boa. Fala de união entre as pessoas, e de como cada indivíduo pode ser muito útil não apenas para si mesmo, como também para com os outros. Fala das relações e dos laços de amizade e de como o trabalho dignifica o ser humano. Vez ou outra até me pego pensando nos problemas que as locomotivas à vapor da Ilha de Sodor enfrentam e como elas os superariam.

Vale muito à pena você conhecer, até para você que é Só um adulto.

Fonte: Link (Wikipedia)

Sarah e o Pato

Caramba, de longe uma das mais engraçadas e melhores aqui da lista. Essa animação é inglesa, obra da BBC, e ganhou os prêmios Bafta Children’s Awards 2014 (crianças em idade pré-escolar) e o Kidscreen Awards. Senão me engano ela está (ou esteve) na netflix. O que eu posso dizer para você é o seguinte: assista. É muito, muito boa mesmo. Fala a história de Sarah que vive sozinha, mas com a companhia do seu mítico pato (ela vive “cuidada” pelo “narrador” que aqui no Brasil ganhou a dublagem do Batman, ele mesmo, o Marcio Seixas).

Coisa interessante, é que se Thomas fala um pouco dos valores que todos nós temos de adquirir desde a infância, como amizade, afeto, coragem, etc, Sarah e o Pato fala daquele pouquinho de liberdade que temos de dar as crianças na descoberta do mundo. Não que devemos deixar que se joguem do prédio. Mas brincar de rolimã, pular, sempre segurando com cuidado. Quem faz esse papel de “cuidador” da Sarah, aconselhando-a, é o narrador… e o pato mítico. Bom, o pato é pior que a Sarah, mas digamos que ele é o “cara” do desenho.

Um dos episódios que eu não esqueço, é que a Sarah faz uma competição de baloagem com uma vovózinha amiga dela do bairro. E o pato faz de tudo para atrapalhar a intrépida senhora, com o narrador sempre guiando a Sarah. Mano do céu, mas eu ri muuuito nesse episódio. No fim, o pato acabou ajudando a senhorinha… Adivinha quem ganha a competição? Assista!

Fonte: Link (tv Brasil)

O Show da Luna

O Show da Luna

Esse sem dúvida é o melhor desenho “Educativo” brasileiro e merece MUITO aparecer aqui. Apesar de Peixonauta ser muito legal, ter o dublador do Ash de Pokémon e ser inspirado no Astronauta de Maurício de Souza… ele é educativo demais para o meu gosto. Já o Show da Luna é inovador e merece todo o aplauso!

O Show da Luna foi criado e dirigido por Célia Catunda e Kiko Mistrorigo e produzido por Ricardo Rozzino, da TV Pinguim. Fica a curiosidade que ele estreou primeiro no canal americano Sprout da NBC (com o nome de Earth to Luna!) e depois passou na Discovery Kids brasileira — que também produz a animação… e que também passa na tv Brasil. E esse eu não sei dizer se teve fundo do governo…

O Show da Luna 2

Então, pela qualidade da animação (cara o Show da Luna realmente é bom pacaramba!) muita gente acha que o desenho é americano! Mas não… é brazuca mesmo!! Ele conta com a Luna, seu irmãozinho Jupiter e o furão Claudio. Mas… se ele é educativo, o que está fazendo aqui em?

“Eu quero saber…”

Primeiro que é protagonizado por uma menina. Uma menina que usa métodos científicos de VERDADE para basear suas perguntas. Primeiro a pergunta, depois a teoria para respondê-la e por último a prova — a empiria para provar se a teoria está correta.

Tudo isso de modo lúdico, com musiquinhas (LEGAIS MESMO) e poxa vida é lindo de ver. Se você tem um filho, filhinha, sobrinho pequeno, coloque eles para ver o Show da Luna para ativar aquele cientista interior dentro deles/delas!

Fonte: Wikipedia [Link]

Punky

Essa animação talvez pegue direto no coração de alguns ou algumas de vosmecês. Ela foi criada por J. Lindsay Sedgwich, animada por uma empresa irlandesa, e se trata do primeiro desenho animado do mundo com um personagem com síndrome de down. Mas calma, ele não é um desenho “especial”, muito pelo contrário. Ele consegue retratar bem a humanidade de uma criança com síndrome de down, e como a sua família convive e brinca com ela — com a Punky. Falar a verdade é um dos desenhos mais engraçados da lista.

Mas como assim, ele não devia ser serio? Pois é, não. A própria vovó da Punky é HILÁRIA. Primeiro de tudo que ela é dublada por um Homem. Segundo, que o cara sabe que é uma espécie de alívio cômico — na verdade não é bem por aí, mas bicho, quando a vovó fala, você ri.

Até porque a avó da Punky é invejosa, faz fofoca, enfim. E a Punky é, para ser bem sincero com vocês, uma criança com coração grandão. Ela é um doce. Quase a Nagisa de CLANNAD versão criança (vai que você entende de animes, né verdade?). Vale à pena você ver, certeza que você vai rir e se emocionar com esse desenho.

Fonte: Link (tv Escola)

Masha e o Urso/ Pingu

Eu fiquei muito na duvida se colocava Mentes Brilhantes ou Masha e o Urso na na primeira parte. Eu realmente gosto MUITO de Mentes Brilhantes, mas ele não parece ser bem uma animação para crianças pequenas.

Então, Masha e o Urso trata-se de um desenho russo, aonde uma menina de 3 anos, a Masha, vive com um urso que já trabalhou em circo. O desenho acaba sempre tratando um pouco de lendas e do folclore russo, mas de uma forma um tanto quanto estranha, parece ser sempre da nossa realidade. Difícil explicar.

E claro, o desenho é hilário e didático de alguma maneira, porque o urso sempre tenta ensinar boas coisas para a Masha: como amizade, respeito e até igualdade. E ao mesmo que ela tenta ajudar o seu amigo da forma mais carinhosa e engraçada que consegue. Vale à pena até você assistir.

E de forma nada ortodoxa, também trouxe o Pingu para a lista. Ele foi feito POR UM SÓ HOMEM, o senhor Otmar Gutmann, suíço. Já seu dublador criou uma espécie de língua que ele chamou de pinguinês, e de alguma forma todo mundo entende o que o Pingu “fala”. É um guiberish universal. E por que “nada ortodoxa”? Para ser bem sincero, não acho Pingu educativo como os citados na lista, apesar de sempre ensinar coisas como amizade, ética, etc.

Mas é que o Pingu em si… sabe aqueles guris arteiros? É ele. É quase o Pato Donald. Vamos falar, ele é uma peste. Mas acho que se você quer dar um entretenimento inteligente, que até você mesmo/a assista, e ria com seu pimpolho e pimpolha, vale à pena sim.

Pingu é mito.

E está ganhando uma segunda temporada feita no Japão, pela tv educativa de lá, a NHK. Se os japoneses consideram o desenho educativo, quem sou eu para discordar?

Fonte: Link (Wikipedia pt) / (Wikipedia ING): Link


Essa é a Parte 1 pessoal. Como vocês viram eu não vou colocar nesse top15 desenhos que pareçam “bobos” ou que agridam a nossa inteligência. Na verdade, procurei colocar apenas animações que possam ser assistidas JUNTO com seus pimpolhos, ou aqueles que tu cuidas; animações que até mesmo adultos tenham algo a ganhar e a aprender com elas.

Semana que vem teremos a Parte 2!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s