5 Historias do Batman Que Dão Sono!

E nosso bom amigo Aldair desta vez ataca falando de HQs clássicas! Saindo um pouquinho de terror, mas continuando na escuridão, ele nos traz 5 Histórias do Batman que de tão chatas, vão te matar de sono. Pois é… o post tem aquela cara de ser herege, mas vamos dar um voto de confiança ao pequeno e dar aquela lida esperta!

5 Historias do Batman que dão Sono!

tumblr_m4rf6vilaf1r4wfcmo1_500

E aí galera! Hoje eu vim com um post diferente, dessa vez iria confessar pra vocês toda minha decepção para com roteiros de 5 HQs do Batman em sagas diferentes e eu vou lhe explicar o porque.

Neste post irei relatar 5 Sagas ou arcos em HQs que ao meu ver poderiam ser no minimo legais mais prometeram (ou não) demais e só conseguiram dar sono, e já lhe deixo o alerta de spoilers e então que comece o show.

A Morte da Família

batman_a_morte_da_familia_capa-600x917

Sou fã do Coringa. Para mim ele é de longe o melhor vilão do Batman e sendo assim há tempos eu queria ler este arco e ver mais uma de suas loucuras  (esta tomou muito destaque). Só que logo que fui me aproximando da metade do arco o frenesi e exaltação foram diminuído passando por vários altos e baixos. Mas o que para mim matou este arco de uma vez só foi o seu final intragável.

Scott Snyder (roteirista deste arco) costuma fazer algo normal que é beber da fonte dos clássicos. Mas uma coisa é saber beber e outra é beber e ficar travado. Scott bebeu e  se afogou no terceiro copo. O que tinha tudo pra ser uma excelente historia a ser lembrada (pelo menos para mim) como um clássico do Batman como foi A Piada Mortal, Morte em Família entre outras. Porém esta ficou mais como ovelha negra.

Usou e abusou de referencias, inundou a historia com personagens, contou historias de quase todos os “convidados”, acrescentou uma historia paralela que ocorre no meio da historia principal para render dinheiro e “acrescentar mais enredo” e por fim a conclusão medonha — e apesar de ter o Coringa isso não foi um elogio.

batman-15_page32_image5

Para cada personagem foi adicionando seu ambiente natural (óbvio pois estão em sua próprias HQs… desculpe-me por isso mas era preciso ser dito  dessa forma) e é claro várias perspectivas de vida. Porém a narrativa e os debates são de dar sono. Não há vida nas discussões. Até que o Coringa desempenha um papel bem cruel em todas as conversas mas só se nota o seu eu verdadeiro em poucos balões. Nos demais é só uma ilusão (fácil de ser notada) para que o leitor espere uma conclusão épica… que não acontece.

A pergunta que fica no ar desde o prelúdio até o fim do arco é o motivo pelo qual ele tirou a face e o que ele esta fazendo com cada integrante da “BatFamília” que ele captura — ao decorrer do arco é legal ver como ele tortura psicologicamente cada um dos “Filhotes do Morcego”. Porém sempre  termina de forma tediosa e previsível.

A historia paralela envolve as gangues que se formam em homenagem ao Coringa que faz alusão a uma caçada e investigação a lá Detetive Comics, porém o caso é tão banal e simplório que mais uma vez dá sono e por fim a conclusão ridícula atada a um blefe que faz nascer o ódio de ter lido uma saga que podia ter sido boa, mas foi mais uma maquiada que vai se desfazendo ao decorrer de cada capitulo. Tentou explorar a relação do Batman e do Coringa com muitas promessas que acabaram em blefes desnecessários. Acredito que poderia ter dado certo, mas para mim, foi uma grande historia sustentada pelo passado que não soube como ser administrada e terminou sem risos.

End Game

batman_41_capa_b-600x917

Antes de mais nada, sim, mais uma vez o Coringa como foco (risos). Coringa é imortal? Sim, foi isso que me fez ler este arco, porém mais óbvio ainda foi antes de ler associar minhas teorias ao Poço de Lazarus. A partir disso li este arco sem muito compromisso ou esperança de ver algo grande. Sendo assim, não houve decepção e sim um incrível desconforto e explicarei mais uma vez o porquê.

End Game é um arco curto e de roteiro chulo (esse tal Scott Snyder aparenta fazer isto de propósito e algo me diz que ele não gosta de morcegos nem de palhaços). O caos se instala na cidade e o Coringa precisa ser pego antes que seja tarde demais. Este resumo é praticamente o roteiro deste arco, apenas isso.

btmn2v035osn52_page_27

Ao fim de cada volume aparece uma pequena historia onde fugitivos da ala psiquiatria juntamente a uma psicóloga raptada seguem uma jornada ao encontro do Coringa onde apenas aquele que possuir a verdadeira historia do próprio sairá vivo. Na minha humilde opinião se essa historia fosse a principal eu só teria elogios por que esta pequenina historia foi FODA! Fora isso o resto é resto.

Não dá pra comentar  nada sobre End Game, só aconselhar a não lê-lo — só se quiser ler a historia paralela no fim de cada capitulo, pois a principal vai passar batido e sua memória vai se recusar de lembrá-la. Apesar de se mostrar mais livre que seu antecessor, errou no mesmo propósito (prometeu e não cumpriu) por deixar a historia parada para finalizar em uma reunião entre os rivais pra um tudo ou nada que mais pareceu um episódio qualquer mesmo com o suposto final “trágico”.

Espelho Sombrio e Garotos Perdidos

zzzzzzzb-2

Poderia ser dois arcos mais como os dois estão conectados e são pequenos resolvi trata-los como um só. O Espelho Sombrio são apenas três volumes (HQs) sendo que dois deles possuem historias pequenas e seu final que acredito que termine no Garotos Perdidos.

Seu arco principal se concentra em uma seita secreta formada por ricaços que promovem leilões com armas derivadas dos vilões de Gotham. Batman (que neste caso é Dick Grayson que veste o manto por motivos que se for comentar vai render outro post, enfim… pesquisem) acaba por bater de frente com o problema e investigar a fundo.

A Historia tem um começo violento, porém vai se tornando tedioso a partir que a investigação começa. Roteiro fraco, as ações e situações se tornam clichês e monótonas. O Vilão misterioso (ou não) é resumido por uma das frases mais “motherfuck” do arco inteiro que pode ser lida na imagem logo abaixo.

19

Este juntamente com uma cena especifica no começo (a transformação de um garoto que sofria bully em um Kid Crocodilo) são o maior atrativo deste arco.  Você caro leitor/a pode estar se perguntando sobre o que liga este ao Garotos Perdidos e é o que vou explicar agora.

Com o titulo traduzido para “Casos Fantasmas” esta breve historia dividida em três partes (A terceira não aparece no ultimo volume do Espelho Sombrio por isso acredito que ela seria em si o Garotos Perdidos) que conta a volta de James, filho de Gordon que aparentemente o assombra muito. Gordon crê que seu filho seja um assassino, o que se culmina em um encontro.

cover

Em Garotos Perdidos acontece aquela famosa “origem” para poder ter conhecimento melhor do problema, porém é nisso que a historia peca, o foco da trama é muito, mais muito batido. James Gordon é um  garoto estranho e frio, logo uma pessoa some e os holofotes vão pra ele (passado), Gordon acaba por prender um serial killer que ele já investigava há muito tempo (presente) e daí descobre que este mesmo serial tem envolvimento em seu passado e a do seu filho. A historia se resume a este velho clichê que de forma tão rápida não se pode criar nada, logo a historia se torna chata e sonolenta e de conclusão pífia.

Cálice

batman-calice-panini-838901-mlb20431374746_092015-f

Esta HQ tem um traço legal porém um enredo um tanto quanto tedioso. Em resumo: um artefato antigo com poder divino (derivado do cristianismo) está sendo caçado por Ra’s Al Ghul e por intermédio dele cai nas mãos de Batman e depois é o velho blah blah blah de sempre. Chato e sem muito o que considerar, o que posso deixar claro é que este realmente dá sono.

078

Mulher Gato dá as caras em uma luta juntamente com Alfred e nisso posso dizer que é para lá de inusitado, porém nada nesta historia desperta o interesse de ler a obra, então os deixo avisados que para mim (minha opinião sendo que os demais leitores podem achar outra coisa é natural) é uma obra para lá de tediosa e extremamente sonolenta.

 

Houdini A Oficina do Diabo

230be477b4638deb24b63ffed1d8bebc

Esta obra de traçado muito bem trabalhando e que nos apresenta um traje para o morcego (ao meu ver) de extremo bom gosto também carrega muito de meu ódio — sua trama está no sumiço de crianças e a união de Houdini e o Batman para solucionar o caso.

A Historia é narrada pelo próprio Houdini  do começo ao fim da HQ e por muitas vezes (óbvio) veremos a historia pelo seu ponto de vista, nos entregando um Batman amador e previsível sendo o Houdini a todo momento roubando a cena e dando seu ás de inteligência e dedução primordial. Em resumo esta HQ não passa de uma propaganda para o Houdini sem mais.

 

batman-houdini-a-oficina-do-diabo-032

Seus vilões são sem sal sem açúcar e passando longe do adoçante. Seu caso aparenta ser algo grandioso porém seu tom sombrio só se dá por causa de sua vítimas (crianças). Temos uma espécie de Coringa submisso e extremamente ridículo, um Batman aprendiz e um Houdini maestro e impetuoso (porque né?!) suas cenas de lutas não empolgam nem uma formiga.

Um “crossover”estilo propaganda do Polishop (lembrando mais uma vez que foi esta a visão que EU tive da obra e respeito a visão dos demais).

Enfim tem fim esta pequena lista de HQs do Eterno morcego as quais eu não tive muito apreço e algumas até me arrependo de ter lido. É claro que como frisei (muito) durante os textos esta é a minha visão delas. Sei que existe muitos que gostam das obras e respeito isso então espero que me respeitem nos comentários. A única coisa que fiz durante o texto foi ser sincero apesar de meu amadorismo. O que falei é no que eu acredito.

Enfim este é o fim.

2 Respostas para “5 Historias do Batman Que Dão Sono!

  1. Fala maanooo! Cara nunca comentei um post seu em? Mas já que tamo falando do Morcegão e tu sabe que sou fã dele — vc tbm é — vamo comentar. Então.. cara ler os novos52 é coisa de sadomazoquista kkk. Essas EndGame, A morte da Familia (nossa senhora essa é um sacrilégio!) e as duas do Asa noturna… bom essa historia do Gordon como eu te falei, pode render um bom drama — se for bem desenvolvida.

    Calice… cara histórias com o Ras são sempre assim. Ou são boas, ou são mt ruins (Vide a Trilogia do Demonio que só salvo a HQ q conta a historia dele msm… salvo pq sou gente fina… e tbm a clássica Trindade que até q ele é divertido). Mas não sei, essa Calice e a do Gordon bateu vontade de ler. Talvez sejam boas, fica aí pra qlqr coisa. A do Houdini hummm. Enfim, não li nenhuma dessas, n era nem pra eu comentar, mas só de olhar sei que vc foi guerreiro em ler a maioria. Mas fica o pedido de ler Calice e a do Gordon (apesar de q n to la mt esperançoso tbm não).

    Enfim meu bom, é noiz!

    • Valeu por comentar o meu simplório e honesto post, quisera eu ser um sadomasoquista assim sofreria menos do que foi ler esta HQ mais fico feliz que despertou a curiosidade para alguns, pois sabe bem que nós mesmos temos que ter nossa própria visão apesar de que pra mim eles são intragáveis, agradeço mais uma vez o comentário e coragem para ler estas HQ (risos).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s