Top 10 Desenhos Brasileiros que você Precisa Assistir! Parte 2

Bem-vindos a nossa PARTE 2 do nosso Top 10 Desenhos Animados Brasileiros que você precisa Assistir. Espero que você esteja curtindo a lista que foi feita com carinho e muito respeito às animações brasileiras. Bons desenhos a todos!

Top 10 Desenhos Brasileiros que você Precisa Assistir! Parte 2

Top 10 Desenhos Brasileiros que você Precisa Assistir! Parte 2

PARTE 1PARTE 2

Top Melhores Desenhos Animados (Cartoons)

Desenhos ClássicosDesenhos BrasileirosDesenhos de ComédiaDesenhos da Atualidade

Bem vindos à PARTE 2 do nosso Top 10 de Desenhos Animados Brasileiros meu amigo/a! Se você chegou até aqui é porque deve ter gostado dos desenhos anteriores. Claro que provavelmente você acrescentaria algum, tiraria outro, ou mudaria a colocação de todo mundo, mas gosto é assim mesmo. A ideia da lista é fazer você conhecer mais animações nacionais.

Lembrando que na PARTE 1 eu explico um pouco sobre o amparo que o governo recentemente deu às animações brazucas, assim como a Lei que Obriga os canais de tv (abertos ou fechados) que passam desenhos a TAMBÉM passarem uma cota de desenhos nacionais. Sem contar os outros desenhos da lista que estão na PARTE 1 né verdade?

Vamos aos desenhos!

7 – Tromba Trem

Tromba-Trem 2

Essa é uma das animações mais “light” da lista. Criada por Zé Brandão, dirigida por Felipe Tavares, com as histórias do Zé e da Suzanne Lang, também é produzida pela Copa Studio como a maioria desses novos desenhos. Contando com ajuda do governo (provavelmente do Ancine) passou na tv Brasil, Cultura, Cartoon e Tooncast. Tem duas Temporadas com a Terceira confirmada. Sem contar seu nome em inglês: Trunk Train — já licenciada pela distribuidora britânica Cake Entertainment.

Ai vocês me perguntam… por que light? Porque Tromba Trem poderia ter… um humor mais no-sense sabe? Ele conta a história do elefante desmemoriado Gaja, junto da sua inseparável companheira tamanduá vegetariana Duda, e um verdadeiro império de cupins que são uma das espécies mais avançadas tecnologicamente da Terra — tanto que pensam ser de outro planeta kk.

Tromba-Trem

Acho que só o plot de elefante desmemoriado em busca de lembrar a memória já é legal, mas a Dudinha por ser pancada se tornou a “mascote” do desenho — tanto que já vi um easter egg dela em Irmão do Jorel — ambas animações produzidas pela Copa Studio.

Então… um desenho legal. Eu recomendo.

Fonte: Wikipedia [Link]

8 – Fudêncio e Seus Amigos

Fudêncio e Seus Amigos

Saindo de um desenho mais “Light” e indo direto para a “boca do inferno” da nossa lista kk. Falar de animação brasileira e não citar o Fudêncio é simplesmente não entender de desenho brazuca. A serie foi criada por Thiago Martins, Marco Pavão e Flávia Boggio, passava na “extinta” Mtv Brasil e contou com 6 temporadas.

O desenho teve vários tipos de coisas de publicidade como cadernos e traquitanas para celular. Sem contar as “mini-séries” que saíram do Fudêncio, como o Infortúnio (aonde a Funérea fazia entrevistas) e o mítico “Só o Peruíbe Salva” que eu realmente morria de rir.

Fudêncio e Seus Amigos 2

Sobre a animação… a censura é +16 viu meninada? Xingamentos, putaria, orgia… mais ou menos um South Park brazuca. As estórias geralmente se passam na escola “E.E.S.G. José Mojica Marins”, contando com personagens míticos como o Conrado (cara de Caqui com o seu bordão mito “Eu só me fodo nessa merda”), a Funérea, o Peruíbe, o Baltazar Barata e o/a Zé Maria.

A maioria das histórias contam o Fudêncio se dando bem com alguma maldade que ele aprontou e o Conrado se dando mal por ser “caguete” por entregar o Fudêncio e ninguém acreditar nele. Uma coisa meio… Pica-Pau em South Park kk. Vale a pena conhecer.

Fonte: Wikipedia [Link]

9 – Megaliga MTV de VJs Paladinos

Megaliga MTV de VJs Paladinos

Mais um desenho bem sucedido da MTV. Eu dou mó ponto para esses caras que metem as caras. O desenho foi criado por Marco Pavão — feito basicamente em Flash — contou com 3 Temporadas e é o único da lista com 23 minutos de verdade — era o padrão para as animações da época. Hoje em dia até desenhos americanos tem 10-11 minutos…

Basicamente a Megaliga MTV de VJs Paladinos era uma espécie de Liga da Justiça… ou melhor X-men, com os VJs (apresentadores) da MTV sendo os super heróis. Já os vilões eram o Paulo Bonfá, o Marco Bianchi, Joselito e o Massacration. Não dá pra esquecer o Cazé como professor Xavier, e a Sarah Oliveira que apesar de baixinha e fofinha era uma espécie de Mônica com força absurda — a Sarah era o HULK kk!!

"Massacration"

“Massacration”

É engraçado falar da MegaLiga porque dá uma sensação nostálgica e uma vontade doida de rever alguns episódios. Era realmente muuito legal, e dá para se dizer que é uma das animações brazucas, que apesar de deveras comédia, tem um quê de aventura. Saudade viu.

Fonte: Wikipedia [Link]

10 – Jarau

Jarau 2

Se a Megaliga MTV de VJs Paladinos tinha um pouquinho de aventura com humor, finalmente com Jarau tivemos uma tentativa sincera de Épico feito no Brasil — e em 3D. Foi produzido em 2010 pelo Valu Animation Studios, contando com a direção de Valu Vasconcelos — esse é outro mito igual ao Victor-Hugo Borges de Historietas Assombradas, ambos fazem praticamente tudo em suas animações.

O desenho foi exibido na tv Brasil (não sei dizer se continua), e mostra o épico de cinco jovens: Guiga, Ducho, Rudá, Perruge e Manão, que libertam a bruxa Taniaguá sem querer. Ela havia sido aprisionada pelos deuses guaranis, os Açus, há séculos atrás.

Jarau

Sendo sincero com vocês… percebe-se claramente a vontade de fazer algo com roteiro e história bem feitos, mas faltou uma verba, sabe? O cenário em 3D praticamente nulo… Mas a animação como um todo é muito boa.

Ponto alto vai para a dublagem e pela própria história em si que conta com dramas pessoais fortes. Olha… esse vale muito à pena você ver os 12 episódios. Uma pena que não tivemos nem sinal de uma segunda temporada…

Eu queria ver.

Fonte: Infoanimation.com.br [Link]

Top 10 Desenhos Brasileiros que você Precisa Assistir! EXTRAS

Extra 1: Anabel

Anabel

Fechando com alguns extras. O primeiro é Anabel. Criado por Lancast Mota, produzido pela Martineli Produções contando com Duas Temporadas — uma em animação clássica e outra em Flash. Exibida pela Nickelodeon, tv Ra-tim-bum e tv Brasil é um desenho imensamente inspirado na luluzinha + “causos”.

Anabel é uma menininha que parece uma abelinha (mas que não é), tem Ulisses como melhor amigo — um guri gordinho inspirado no Bolinha da Luluzinha (rs) — e conta com diversos mistérios e “causos” que só a Anabel vivencia (às vezes com o Ulisses). Causos como ter um amigo corvo mágico, conhecer um fantasma que tem óculos especiais e esses tipo de coisas meio mágicas.

Bolinha e Luluzinha... digo Anabel e Ulisses

Bolinha e Luluzinha… digo Anabel e Ulisses

Eu gosto muito de Anabel por ter sido a primeira animação brasileira (além da Turma da Mônica) que tive contato. Recomendo você dar aquela olhadinha.

Fonte: Wikipedia [Link]

Extra 2: Nilba e os Desastronautas

Nilba e os Desastronautas

Esse é outro assim como Anabel que contou ajudinha do governo. Criado por Ale McHaddo, produzida pela 44 Toons em co-produção com a Fundação Padre Anchieta. Foi exibida (não sei dizer se ainda é) pela tv Ra-Tim-Bum, Gloob, tv Cultura e tv Brasil, além de ser passar por canais americanos: Starz Kids e Family Channel com o nome de Newbie and the Disasternauts. Viu aê? É nozes!

Nilba aparece na lista pelas referências. Tem muito de Star Trek no desenho. Alguns episódios falam de games antigos e esse tipo de coisa. Basicamente, Nilba é um guri que queria viajar para o espaço, mas sem dinheiro contratou os serviços de um tripulação meio “mais ou menos” por causa da pindaíba.

Nilba e os Desastronautas 2

Apesar de ser “carinha de astronauta”, o desenho tem muito de referência russa, como sua prima Laika e até seu bordão “Babuska” que ele fala quando algo dá errado. Acho que vale à pena a olhadinha por pura nostalgia daquelas referências todas.

Fonte: Wikipedia [Link]

Extra 3: Brichos

brichos

Para fechar, Brichos só veio parar na lista por conta do meu sobrinho. Apesar de ter uma trilha sonora muito legal em alguns episódios e ter um quê mais ecológico e sério, lembrando de longe o “Capitão Planeta” — se afastando da vibe político-comunista-revolucionária de Irmão do Jorel. Tem alguns episódios que são inteiramente focados em seu público (as crianças) e acabam ficando meio chatinhos — meu sobrinho adora!

Brichos é dirigido por Paulo Munhoz e produzido pelo estúdio Tecnokena — sendo primeiro lançado como um filme em 2012 chamado de “Brichos – A Floresta é Nossa”, que eu não vi. Já a série de tv foi produzida pela Tecnokena Audiovisual e Multimídia com ajudinha do governo. O desenho de tv é exibido pela tv Brasil e pela Nickelodeon Brasil, indo parar até no Canal Panda de Portugal.

brichos 2

Brichos conta com diversos personagens da fauna brasileira, sendo o Tales (filhote de onça pintada) e o Bandeira alguns dos principais. Os adultos também são figuras fortes, tornando Brichos um desenho educativo e ecológico, mas sem aquela sensação de salvar o mundo que Capitão Planeta tinha. Diria que é “light” como Tromba-Trem, mesmo eu preferindo mais o Gaja (o elefante desmemoriado).

Fonte: Wikipedia [Link] e [Link] / MelhoresdoMundo.net [Link]

irmao do jorel

Finalmente chegamos ao fim do Top 10 desenhos animados brasileiros. Espero que tenham gostado da lista, inclusive dos 3 Extras que resolvi colocar de última hora. Se por acaso você não viu a PARTE 1 com os outros desenhos, basta seguir o link.

Na PARTE 1 também explico um pouco as leis sobre animação aqui no Brasil. E caso vocês conheçam outros desenhos brazucas que gostem, postem ai nos comentários!

Aquele abraço a todos!

7 Respostas para “Top 10 Desenhos Brasileiros que você Precisa Assistir! Parte 2

  1. Achei muito legal, tipo, fiquei realmente curiosa com Zika e os camaleões , o JARAU e Anabel, até porque sempre pensava quando criança que Luluzinha era BR xD
    Acho realmente uma pena que tenha um mercado tão limitado para produção de animações no Brasil. Um desenho que faltou foi o sítio do pica pau amarelo que é bem trabalhado visualmente e que mesmo com base na série e nos livros consegue manter uma certa autonomia e tals.

    • Oii Yakkii. Gosto pra caramba do sitio tbm. Pensei em citar ele, mas ja tinham tantos que mais dois virava top 15 kk. acho que é uma animação legal pq mostra um pouco do sitio pras novas gerações. Mas se tu ou mais alguem conhecer + desenhos brazucas, podem comentar que é bom d+ ne não? brigadao viu menina e um bjo aq do AdminTB

      • Com certeza, caso lembre de mais alguma coisa eu volto!
        Esse blog é muito bom em conteúdo, as vezes esqueço de acessar, mas sempre que vejo tem publicações bacanas, acho que você(s?) tem um trabalho muito bacana, parabéns!

      • Oo Yakki valeuzão. Nozes agradecemos viu? Esse post em especial fui o unico autor (sou da maioria kk) pq sou editor chefe/déspota esclarecido aq do blog, mas certeza que os editores gostaram de seu coment viu linda? A gnt so agradece. E ahh pode repetir muuuito rs a eu adoooro elogio. é sempre bom, faz saber que tamos no caminho certo! abração!

  2. ** Pera, isso ficou repetitivo demais, acho que você(s?) tem um trabalho muito bom, parabéns!

  3. Esperei que falasse sobre o desenho “Osmar, a primeira fatia do pão de forma” o humor meio ácido deles me encanta

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s