Versos De Um Crime – Critica do Filme: Poemas, Drogas, Amor e Ódio

Aqui nosso bom amigo Aldair volta a sua (velha) boa forma, nos trazendo a critica do filme Versos de um Crime. Filme este que alguns considerariam como “cult”, aonde Daniel Radcliffe (o Harry Potter) atua e temos diversas cenas que com certeza geraram polêmica entre os cinéfilos e fãs. Boa critica e bom filme!

Versos De Um Crime – Critica do Filme: Poemas, Drogas, Amor e Ódio

c98f1Y2D1cUMnVyjZHiw0DjG1vs

Sinopse

Para o filho obediente Allen Ginsberg, a Universidade de Columbia é a Meca das artes, do intelecto, cultura e liberdade — tudo o que sua cidade-natal, Patterson, em Nova Jersey não é. Quando Allen é aceito na Universidade Columbia, seu pai Louis, um poeta proletário, o motiva a deixar sua mãe, Naomi, que está abalada emocionalmente, para trás e ir a Nova York para seguir seus sonhos.

Um Começo de Multiobjetivos

Voltando com Reviews de filmes depois de um tempo. Estranhamente em um gênero de filme que nãos sou muito habituado. Enfim irei deixar de lado toda essa enrolação e ir direto ao ponto.

Logo que começa o filme, nos é apresentado o acontecimento chave da história. Porém este filme é cercado de vários objetivos que vão acontecendo sem uma ordem definida, então aconselho a não ficar focado no acontecimento impertinente que ocorre logo nos primeiros minutos do filme e sim ampliar a visão totalitária do enredo.

Cada personagem tem seus objetivos e isso é demonstrado ao decorrer que cada um aparece na história, fazendo-o ser um filme de muitos personagens e focando em muitos em vez dos “protagonistas”.

Cada objetivo desencadeia um plano com mais um objetivo. Alguns são irrelevantes e não chegam nem a ser levados a sérios enquanto outros acabam sendo executados, mas que acabam sendo inúteis e por fim o que não são planejados a fundo é os que realmente importam.

versos-de-um-crime2

Amizade e Ideais

Os personagens se unem por um ideal ambíguo e assim vai crescendo um grupo de amigos que se entregam as drogas com o objetivo de libertar seus ideais na escrita. Os poemas precisam do obsceno, do perigo e da rebeldia dos jovens da época.

Para alguns isso significa liberdade, para outros aceitação mesmo. Assim existe segredos que vão se revelando aos poucos e mostrando que pode existir pessoas com senso autoritário, outras solitárias, escondidos por sorrisos e palavras de liderança e esbanjando ideais e planos convincentes.

19535984_20131112201755392

  O Amor chega sorrateiro como uma serpente

Logo a amizade se torna algo maior e ao mesmo tempo não é correspondido o que torna a amizade balançada por um domínio estranho, o elo de dois amigos que parecem se gostar ao qual um daria tudo, e outro nada se sabe.

A partir disso que começamos a ver segredos se ruírem e personalidades caírem, quem era herói pode se tornar vilão.

tumblr_n25dp7ixxx1rtb2oeo4_250

Apesar de já obviamente declarar que possui conteúdo que gera um relacionamento homossexual desde a descoberta do  envolvimento do estudante para com um professor mais velho e ligeiramente possessivo e perdidamente apaixonado, o triangulo amaroso não faz parte da cena que tornou este filme um tanto quanto polêmico.

A Cena em questão é a de sexo contracenada por Daniel Radcliffe (Conhecido como Harry Potter), (Alerta de Spoiler — como se eu já não tivesse dado spoiler antes): a cena não foi como eu presumia por causa da pequena polêmica. Isso por duas questões:

A Primeira foi Alex (Daniel R.) mal conhece seu amante, sendo assim foi apenas um ato de ciúmes e vingança contra a pessoa amada que recusa seu afeto e A Segunda é que a cena é bastante rápida sem muito alarde não desmerecendo a atuação do próprio.

tumblr_nhlu0d6g3h1tkcgzuo1_500

Uma Dupla Manipulada

Um estudante apaixonado por seu amigo ao qual tem um caso de longa data com um homem mais velho que não esconde sua paixão e ciúmes. Apesar de aparentar que podemos ter um embate, tal coisa não ocorre de forma direta, até porque ambos acabam por se ajudar no caminhar da historia.

Assim percebemos que ambos podem estar sendo manipulados — ou não,  fica a seu critério definir o que ocorre de fato.

Kill-Your-Darlings-2013-Danniel

Chegando a uma Conclusão

O Filme em si é de conteúdo vasto, porém simples. Com muitos personagens apesar de não se aprofundar demais em nenhum deles. Não possui um objetivo em destaque, logo porque o maior ocorrido só nos é apresentado no final. Apesar que neste filme existe algumas frases ditas que acabam por ocorrer muito depois o que o torna interessante para aquele que prestar atenção nestes pormenores.

Como havia dito, este filme abrange uma área onde não sou habituado e espero não ter feito uma review tediosa. Este filme é de fato curioso e de contexto interessante. Assista descompromissadamente e preste atenção a tudo, em especial  a cada palavra dita.

Até a próxima.

versos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s