5 Curiosidades da História que seu Professor Nunca te Contou!

Bem-vindos meus amigos and amigas à 5 Curiosidades da História que seu professor nunca quis te contar! Desta vez reuni cinco fatos históricos que pouquíssima gente conhece e você agora, caro amigo ou amiga nerd/ geek vai poder tirar onda na roda de amigos nerds! Boa leitura pessoal!

5 Curiosidades da História que seu Professor Nunca te Contou!

Galileo-sustermans

Especial Curiosidades Geek

Games > HQs > Animes > Gatas dos Games  > História > Segunda Guerra Mundial > Aviões > Tecnologia Militar> Desenhos Animados > Invenções e Tecnologias que Mudaram o Mundo > Tecnologias Espaciais do Futuro

Continuando nossa série de curiosidades Geek/ Nerds, vamos agora para 5 Curiosidades da História que seu professor nunca quis lhe contar! Meio que acho interessante falar desses fatos, porque penso que todo geek/ nerd gosta de saber um pouco mais sobre história.

Lembrando sempre que para se aprofundar nas curiosidades, basta seguir os links aí deixados como fonte. E no caso de uma curiosidade (que não quis colocar nenhuma fonte) eu realmente recomendaria ler mais a respeito mesmo em boas enciclopédias.

Ahh sim… a Penúltima e Última curiosidade eu tenho certeza que vai dar uma Treta DANADA! Anyway, boa leitura amiguinhos and amiguinhas!

Gengis Khan – O Ser Humano com maior Império do Mundo!

gengis khan

Pouca gente sabe, mas na verdade o ser humano com Maior Império do Mundo foi Gengis Khan. A extensão do território dele era de quase 20 milhões de km². Acho interessante colocar essa curiosidade por alguns motivos práticos.

Muitos acreditam que a pessoa que construiu o maior império foi Alexandre o Grande (o que como vimos, não é verdade). Outro fato desconhecido é que Temudjin (o nome verdadeiro de Gengis Khan) saiu das estepes da Mongolia, reuniu sua tribo, e conquistou um território que ia de toda a China, boa parte da Russia e quase todo o Oriente Médio. Mais ou menos… “metade” do mundo kkk.

Fonte: Wikipedia – [Link]

A Primeira Carta Magna (Constituição)

John_Magna_Charta_by_Ernest_Normand

Outra curiosidade interessante é esta aqui. Pouca gente sabe que na Inglaterra, exatamente no ano de 1215, o rei “João Sem-Terra“, foi forçado por barões ingleses a assinar a Carta Magna, fazendo assim, com que ele também tivesse de seguir as leis.

O caso é interessante porque foi a “primeira luta de classe vitoriosa”, que se aproveitou muito do rei fraco que era o João Sem-Terra. Falo isso porque apesar de terem ocorrido muitas revoltas (populares) na época da República Romana, nenhuma realmente foi a frente: como sabemos, a republica acabou se transformando num império.

Magna_Carta_(British_Library_Cotton_MS_Augustus_II.106)

E no fim… a primeira grande revolta social que realmente “funcionou” e marcou profundamente a sociedade ocidental, foi feita por Barões de Terra… Coisas da história humana.

Fontes: Wikipedia Magna Carta [Link] / Crise da República Romana [Link]

Mulheres de Esparta

mulheres de esparta 2

Essa é uma boa e pouquíssima gente sabe. As Mulheres de Esparta na verdade tinham um poder político (porque não dizer, não é verdade?) enorme se comparado com suas compatricias atenienses. Recebiam boa educação, eram as DONAS DE MAIS DE UM TERÇO DAS TERRAS e criavam seus filhos até os 7 anos apenas.

Na verdade, como os homens ficavam a maior parte do tempo nos quartéis (com outros homens :3 ) mesmo que tivessem de casar para manter a prole espartana numerosa… exatamente por isso as mulheres basicamente detinham o poder “político-econômico” da cidade. Na ausência deles (que só viviam nos quartéis ou em guerras), dá para se dizer que eram Elas que realmente direcionavam a cidade.

Tinham direitos que as outras mulheres gregas não tinham; Eram fortes; Podiam ter sua própria Propriedade; Não precisavam fazer coisas como Cozinha e Costurar

Tinham direitos que as outras mulheres gregas não tinham; Eram fortes; Podiam ter sua própria Propriedade; Não precisavam fazer coisas como Cozinhar e Costurar

E você pensando que o Feminismo é uma ideia nova…

Fontes: Wikipedia – Esparta [Link] / A mulher espartana [Link]

A Formação das Sociedades

6-bilhoes-de-outros

Agora o “bicho pega”. Esse penúltimo e a último são daqueles fatos que além de pouca gente conhecer, se tem realmente muita pouca literatura a respeito. Falando de forma “concisa”, na realidade o ser humano é um animal “gregário” — social. Basta olhar para nossos irmãos primatas e compreender que nossos “antepassados em comum” também eram animais sociais.

Na verdade, observando como sociedades indígenas e tribais (afastadas do ocidente) e os fatos históricos das sociedades que permaneceram e desenvolveram linguagem escrita ou ao menos em pinturas rupestres (e daí seus registros) percebe-se que desde o começo do ser humano, que vivemos em grupos.

sociedades

Ou seja, comunidades se formaram (ou se formam) para permitir que o ser humano “permaneça”. Daí meus amigos, do crescimento dessas comunidades, quando ficou (fica) inviável de que todos continuem a viver num mesmo espaço comunitário pequeno, que (provavelmente) surgem as Famílias — primeiramente reunidas por laços sanguíneos e também de afinidade.

As pessoas são forçadas a se separar do “espaço comunitário único”, vivendo assim em “espaços comunitários menores”, as famílias, por que simplesmente, a sociedade cresceu demais.

Então quando vocês lerem Rousseau que “imaginou” o ser humano vivendo de forma solitária para basear sua sociedade contratual, ou mesmo Feuerbach (e também Marx) que imaginavam a família terem “algo a ver” com ideias religiosas, relembrem que elas se formam (formaram) por simples necessidade, devido ao crescimento e estabelecimento daquelas comunidades naqueles territórios — na maioria das vezes, ao redor de rios.

Interessante não?

Fontes: Boas enciclopédias que relatam o estabelecimento de sociedades (do nomadismo ao sedentarismo) / Bons estudos Antropológicos

Igreja Católica – A Instituição Humana mais Antiga a Existir ainda Hoje!

vaticano1

Esse é outro fato que muito provavelmente, seu professor de história escondeu de você. Geralmente a Igreja é atacada (pela história “oficial” no Brasil) como culpada pelo atraso do mundo e coisas do gênero. Mas vamos para os fatos.

Primeiro, a Inquisição não matou nem mesmo próximo do número dos genocídios cometidos pelos Nazistas e Comunistas (os números na China de Mao e na URSS de Stalin giram em torno dos Milhões de mortos… superando em MUITO os do Holocausto Nazi). Na verdade, países como a Polônia tiveram suas populações dizimadas por Stalin, e hoje em dia, lá, o Comunismo é proibido por lei. Isso porque não vou falar dos Gulags e nem da Revolução Cultural Chinesa.

Na realidade, culpar alguém de verdade nos tribunais da Inquisição era algo muuuito difícil, e pode-se dizer que a maioria dos culpados foram Extraditados e não mortos — mas houveram sim os mortos; só que bem menos do que se diz.

Gregor Mendel

Gregor Mendel

Segundo que a Igreja Católica ajudou muitíssimo a ciência e a história: resguardando documentos, fazendo copias de textos antigos e na verdade o desenvolvimento científico passa Necessariamente por pessoas da Igreja: desde Roger Bacon que desenvolveu o método científico, passando por Mendel e sua Genética e indo parar agora com o padre Georges Lemaître que teorizou o Big Bang. Isso mesmo, um PADRE teorizou o BIG BANG! E nem falei das escolas e universidades.

Sem contar em todo o legado que envolve a caridade que advém da Igreja e que até hoje ela mantém: escolas, hospitais e creches, ao redor do mundo! Tem um fato interessante de que, quando terminou a Revolução Francesa (e a “caça às bruxas católicas” que tiveram por lá) muitos hospitais que eram cuidados pela Igreja foram fechados — e a população reclamou. E Muito.

Giordano Bruno

Giordano Bruno

Na verdade até questões como as que ocorreu com Galileu Galilei e a morte de Giodarno Bruno merecem melhor explicação. Primeiro que Galileu viveu “muito bem obrigado” até sua morte em prisão domiciliar (e este foi um caso que infelizmente só foi admitido como erro em 1992 por João Paulo II).

O caso de Giodarno Bruno também foi um excesso terrível (não se pode constranger ou matar ninguém por ideias diferentes) — mesmo que muitas das teorias científicas expostas por ambos, Padres Católicos já haviam expostos ANTES Deles falarem — Nicolau Copernico e Nicolau de Cusa expuseram muito do que tanto Galileu quanto Bruno falaram.

Pode-se dizer que ambos os casos (principalmente no de Bruno) foram mais por questões teológicas que científicas propriamente falando, que eles foram julgados — já que anterior a eles, outros cientistas católicos já haviam afirmando coisas como Universo Infinito, Terra Girando ao redor do Sol, etc.

irma dulce

Irmã Dulce

O que quero dizer é o seguinte: A Instituição Humana mais antiga existente na Terra (quase uns 2000 anos) cometeu sim falhas em toda a sua história, assim como também nos deixou um legado imensurável. Então sempre quando você ouvir falar da Igreja, não pense só no “lado ruim” (que posso dizer acertadamente ser menor). Lembre também do lado bom.

Do desenvolvimento científico, a luta pela caridade, o resguardo de documentos históricos e tudo mais!

Fontes: A caridade que mudou o mundo [Link] Castelo Histórico / O Catequista – Giordano Bruno [Link] / Desvendando a treta de Galileu Galilei [Link]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s