10 Melhores Filmes de capa & espada ou afins – Tutorial Básico

Nosso querido amigo PierrotGluton nos brinda com uma série de 10 Filmes que toda pessoa que ama RPG e que gosta de uma boa briga com espada, escudo e cavalos tem de assistir. Até mesmo um clássico filmes de Samurais aparece na Lista! Na verdade, todo amante do cinema deve conhecer esses ótimos filmes. Boa leitura a todos!

Top 10 Filmes de Capa & Espada ou Afins – Tutorial Básico

Top 10 Filmes de Capa & Espada ou Afins - Tutorial Básico 1

Top Filmes do Afontegeek

Nerds e Cultura Pop – Drama – Terror – “Capa & Espada”  Corridas e Carros – Aviões e Guerra – Filmes de Animação Disney/ PixarFicção Científica – Filmes e RobôsFilmes de NatalCenas Marcantes do Cinema

Quem hoje em dia não conhece RPG? Onde se pode fantasiar e imaginar milhares de opções divertidas e empolgantes, jogos de aventura em vídeo games, filmes de aventuras fantásticas onde um guerreiro e sua espada bastam.

Dificilmente alguém não curta algo do gênero, mas as vezes curtir é algo incompleto, se você apenas observa como se fosse um livro de figuras, se visualiza com a alma, quando você pode se defrontar com um livro, que o empolgue, que o detenha.

Top 10 Filmes de Capa & Espada ou Afins - Tutorial Básico 2

Conhecer sobre as raízes desse universo guerreiro é algo que se pode buscar na literatura com clássicos antigos da idade média inclusive, mas hoje vamos falar sobre filmes de capa & espada e afins. A fonte mais usada (porque nos filmes você tem referências visuais ) desse mundo mágico.

Diante disso, estamos aqui humildemente trazendo a vocês resenhas curtas sobre filmes que certamente enriquecerão suas possibilidades. Apenas por referência começaremos pelos mais velhos:

As Aventuras de Robin Hood (1938)

As Aventuras de Robin Hood 1938 1

Havia em Hollywood uma lenda entre os mortais. Ele representava o protagonista preferido dos filmes de capa e espada: Errol Flynn.

Outro marco na história do cinema, fixando o modelo de protagonista hábil, humilde, mas de origem nobre, sucesso com as mulheres, mordaz com os vilões, com bons companheiros (ops, esse é outro filme, outro estilo, ultra-violência, que posteriormente iremos trazer aqui) e um bigodinho estranho. Quase todos os outros filmes de Hobin Hood beberam desse.

A Marca do Zorro (1940)

A Marca do Zorro 1940

A trama é bem conhecida. Por que esse filme foi feito? Havia um original da década de 20, mas era cinema mudo, Tyrone Power atua de forma incorporada como poucos conseguiram no cinema. Ele realmente era o Zorro, e todos os demais espelham-se na sua atuação.

Aliás, quase todos os heróis overpower bem humorados certamente usam esse Zorro como referência, inclusive o Batman

Cyrano de Bergerac (1950)

Cyrano de Bergerac 1

Roxane, Roxane. Esse nome dificilmente sairá da cabeça de quem assistir a esse filme, sim de 1950, não a versão com o bom ator Gerard Depardieu. A impostação de voz do ator (não conhecido pela grande maioria) José Ferrer (porto-riquenho), que lhe rendeu o Oscar daquele ano, é sem dúvida algo marcante.

Para quem gosta de zoeira refinada, esse personagem, por trás de todo o romantismo/aventura existente, é dos mais fortes nesse quesito.

O Escudo Negro de Falworth (1954)

O Escudo Negro de Falworth 1954 1

E se você descobrisse que apesar de ter sido criado como um camponês, na verdade você era de uma família de nobres guerreiros (não é Luke Skywalker), e que sua família na verdade foi desonrada injustamente?

Em torno dessa trama, em plena Inglaterra governada por Henrique IV, temos uma história que realmente nos faz torcer para que o Escudo Negro recupere sua honra.

Os Sete Samurais (1954)

Os Sete Samurais 1954 1

Sim, valem espadas japonesas nessa resenha, e não tinha como não citar Akira Kurosawa. Esse filme foi tão importante que os americanos lançaram “Sete homens e um Destino” exatamente sobre o enredo desse filme.

A história se passa em uma vila de agricultores miseráveis, onde são saqueados constantemente. Quando ameaçados de extermínio, os agricultores vão a uma cidade grande para contratar samurais para protege-los (alguma semelhança com vida de inseto?).

Os Sete Samurais 1954 2

Basta lembrar que  o Diretor e roteirista Akira Kurosawa é uma referência para uns carinhas que fizeram uns filmes pop’s por ai, tipo Steven Spielberg e George Lucas.

El Cid (1961)

el cid 2

Conta a história romanceada de Don Rodrigo Diaz de Bivar, interpretada por Charlton Heston no papel de protagonista e de Sophia Loren no papel de Vilã/Mocinha.

Falar sobre El Cid é falar sobre uma das produções melhor elaborada até os dias de hoje, cenas de batalhas sem efeitos especiais dos dias de hoje, locações na Espanha. Histórias míticas, de pessoas que existiram de verdade. Com um final fantástico… literalmente assombroso.

Os Três Mosqueteiros (1973)

Os Três Mosqueteiros 1973

Sei que fizeram um em 1923, e depois um moderninho, mas essa versão realizada em 1973, com cores e matizes libertárias e com humor hiper afiados, além de cenas memoráveis, como ver Charlton Heston (ele de novo) como cardeal Richelier realmente valem o ingresso.

Ação, humor, romance, em níveis luminosos e empolgantes, o prenuncio de uma historia revolucionária e cheia de possibilidades felizes… #SQN… leiam os livros quando puderem… ou assistam  a Vingança de Milady e A volta dos Mosqueteiros, mas se não tiver realmente vontade de ver mais nada (a obra original de Dumas são 12 volumes), assista apenas esse.

Conan, o Bárbaro (1982)

conan o barbaro 2

Sim, Conan o Bárbaro de “Suasnegas” (Arnold Schwarzenegger) é meu preferido entre os Conan’s. Na segunda versão sei que foi mais inteligente, mas Conan de saias??? Whatahell??? Além do que o ar sombrio desse Conan realmente tem mais a ver com o universo criado por Robert E. Howard.

Sim, o Conan De Arnold é burrão, mais pelo ator do que pelo personagem, mas realmente Conan de saias… (é, não me conformo) Sangue, lutas bruxarias e a voz do Darth Vader.

LadyHawke, O Feitiço de Áquila (1985)

LadyHawke O Feitiço de Áquila 2

Condenados por uma maldição, a nunca se encontrarem, de dia ou de noite, não podem se tocar, não como homem e mulher. A história de Navarro e Isabeau me prendeu do inicio ao fim.

Há algumas contradições estéticas no filme, mas creio que o orçamento não era lá tudo aquilo, no entanto ver Michele Pfeifer sempre vale a pena. Temos Hudger Hauer como Navarro, Sr. “Curtindo a vida adoidado” como Rato, Alfred Molina irreconhecível, uma história que não canso de ver e rever, afinal, quem não queria ter Isabeau de Pfeifer por perto?

 Highlander (1986)

Highlander 1986 2

Quem quer viver para sempre? Com essa pergunta cantada pelo Queen, ficou a reflexão que As Aventuras de Gulliver já trouxeram, sobre se seria realmente positivo ser imortal. Questões filosóficas, alguns instantes de humor, e muitas lutas.

Estrelado pelo então promissor Cristopher Lambert (quem?) com participação de Sean Connery, temos das melhores tramas arruinadas por continuações em toda a história cinematográfica relacionada ao tema.

Adendo: Monty Python e a Busca pelo Cálice Sagrado (1974)

Monty Python e a Busca pelo Cálice Sagrado 1974 1

O Grupo Monty Python (tipo uns trapalhões ingleses, só que inteligentes) realizou esse filme, que desconstruiu praticamente todos os mitos possíveis, mas ao mesmo tempo faz rachar de rir.

Que digam os cavaleiros Ni…  Realmente, assistam, e vejam onde quase todas as comédias modernas com um toque de inteligência beberam como fonte, e os personagens cômicos e críticos que dai surgiram nesse tipo de filme.

Galeria de Imagens dos Filmes

2 Respostas para “10 Melhores Filmes de capa & espada ou afins – Tutorial Básico

  1. Ótima lista, mas vim aqui certo de que “A Princesa Prometida” estaria na lista. Melhor luta de espadas de todas!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s