Top 5 Filmes de Ficção Científica que Você precisa Assistir! (Parte 1)

Então quer dizer que você é um fã de filmes de ficção científica, adora histórias sci fi… ou quer conhecer mais o gênero porque todo mundo que você conhece adora esses filmes e você quer conhecer também? Você veio ao lugar certo! Bem vindo à Primeira Parte do nosso especial de filmes de ficção científica!

Top 5 Filmes de Ficção Científica que Você precisa Assistir! (Parte 1)

Top 5 Filmes de Ficção Científica que Você precisa Assistir

Top 5 Filmes de Ficção Científica

Parte 1 > Parte 2

Top Filmes do Afontegeek

Nerds e Cultura Pop – Drama – Terror – “Capa & Espada”  Corridas e Carros – Aviões e Guerra – Filmes de Animação Disney/ PixarFicção Científica – Filmes e RobôsFilmes de NatalCenas Marcantes do Cinema

Olá amiguinhos and amiguinhas, venho trazer mais um especial de filmes aqui do Afontegeek. Espero que gostem e que caso você conheça mais do gênero que eu, não fiquem chateados — deu muito trabalho para escolher esses 5 filmes, porque afinal, não dá para colocar todos né?!

E também vamos combinar, não dá para agradar todo mundo. Mas eu até falo um pouco de alguns filmes de ficção científica que não puderam aparecer na lista. Então amigos and amigas, boa leitura dos 5 Filmes de Ficção Científica Parte 1 que Você precisa Assistir!

E lembrando que na Parte 2 desse especial temos um baita EXTRA sensacional para vocês! Descubram qual é no fim aqui do post!

Boa leitura!

2001: Uma Odisseia no Espaço

2001-SpaceOdyssey wall

O FILME de Ficção Científica por Excelência. Se podemos dizer que o clássico Frankenstein é essencial para compreender o gênero, assim como os livros e obras do mestre Isaac Asimov, podemos afirmar que 2001: Uma Odisseia no Espaço é um dos maiores representantes de sci fi no cinema. Se não o maior deles.

O filme feito por Stanley Kubrick (que recebeu até uma colaboração de Carl Sagan) conta a história de uma nave tripulada numa missão até Júpiter, ajudada pela IA HAL 9000. Não dá para chamar o HAL de robô: com certeza ela era uma Inteligência Artificial com capacidades intelectuais maiores que de uma pessoa, mas com sentimentos humanos.

2001-SpaceOdyssey hal 9000

Não vou fazer aqui uma sinopse propriamente dita do filme. Mas fica os pontos interessantes de como é recorrente temermos a influência da tecnologia e da ciência em nossas vidas — o HAL é a “personificação” desse medo, assim como o próprio Frankenstein foi. E também a intenção de mostrar a continua e gradativa evolução humana — o começo do filme é um deleite.

E claro: o que um pouco de “ácido” psicodelismo poderia fazer com os autores daquela época — sem contar os efeitos especiais que são lindíssimos! Acho que o que vemos no fim do filme é uma ideia de que no fundo, tudo é um contínuo recomeço, um ciclo aonde tudo começa no dar o primeiro passo: o nascer.

Vale a pena e MUITO ver o filme.

Matrix – Primeiro Filme

matrix

Eu ia citar aqui Robocop, que apesar de cairmos em um “blockbuster” do mesmo jeito, ainda fala da questão de como a “tecnologia afeta a sociedade… e o crime” kk. Não vou citar Minority Report na lista por não gostar da ideia de algo “adivinhar” se alguém cometerá um crime… me julguem.

Falando um cadinho de Robocop… Que quase como um “Frankenstein” (ele de novo!) moderno, só que com um final bom. Como se a humanidade dentro do “monstro”… ou melhor, do robô, permanecesse e permitisse que ele renascesse. Mas como podemos ver, vou falar de Matrix: em especial do Primeiro Filme.

%28311009002153%29matrix_wallpaper5[1]

Mas por que falar de Matrix? Apesar de todo mundo conhecer o filme, ele merece ser citado (ao menos o primeiro da Trilogia) pelo fato de nos colocar num verdadeiro “Experimento Mental“. E se o mundo como conhecemos não for senão uma contínua emanação de sinapses enviadas ao nosso cérebro, sendo portanto toda a realidade virtual em si mesma?

E se houvesse uma forma de Escaparmos da Matrix — ou da nossa realidade fadada a ser governada por outros sem nosso conhecimento — para que assim abríssemos os olhos diante da “verdadeira” realidade que nos mostra? Tudo isso tem um quê de filosofia da mente (e filosofia analítica) e demonstra o quanto o primeiro filme é sensacional — e merece aparecer por aqui, afinal.

matrix-reloaded-2003-43-g

Sem contar o quanto Matrix MUDOU os efeitos do cinema mundial com suas câmeras 3D e tudo mais. O cinema mudou depois de Matrix, apesar de Matrix não ter mudado o mundo — e nem aberto os olhos de ninguém. Não que a intenção fosse abrir nossos olhos… longe disso. Tanto que nem vou falar dos outros 2 filmes kkk.

Mas o filme demonstra o quanto as ficções científicas são interligadas à filosofia e podem ser interpretadas nas nossas vidas. Você… sairia de Matrix? Ou melhor… Você Saiu de Matrix?

O Homem Bicentenário

bicentennial-man-original

Finalmente um clássico inspirado nas obras do mestre da ficção científica: Isaac Asimov. Se Tolkein é o mestre das obras de fantasia medieval, Asimov é do sci fi. Voltando ao filme… brilhantemente estrelado por um dos meus ídolos nos dramas+comédias, o inesquecível Robin Williams — que para meu espanto foi indicado no Framboesa de Ouro kk.

Ai vocês me perguntam: “AdminTB, por que não citar “Eu, Robo” com Will Smith?”. Porque eu queria nessa lista alguma obra inspirada em Asimov, mas como considero “Eu, Robo” um ótimo filme de suspense e ação, que nada ou pouco tem a ver com sci fi, vamos de “O Homem Bicentenário” — um dos queridinhos da Seção da Tarde.

o-homem-bicentenario

Quis citar ele pelo simples fato do filme nos colocar questões deveras relevantes: Até que ponto podemos considerar algo, ou alguém, uma Pessoa? No futuro, aquilo que chamamos de alma, poderá também habitar corpos robóticos? E o mais essencial, o que é para nós liberdade, se não podemos também nascer, crescer e morrer?

Na realidade o Andrew não é só um personagem que luta pelos seus direitos como pessoa, ou que luta para ter a sua liberdade. Essencialmente, Andrew luta para ser Humano, e como tal, ter o direito de crescer, viver e morrer como um. Como se o filme nos dissesse: a morte é parte importante para a vida humana.

—————————-

Na PARTE 2 do nosso especial de Filmes de Ficção Científica, além dos outros 2 filmes de sci fi que faltam, também falo sobre O que é Space Opera, mais especificamente: O que são Filmes Space Opera!

Cliquem para dar uma olhada!

Imagens dos Filmes de Ficção Científica

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s