Top 5 Curiosidades dos Games que todo Gamer Precisa Saber!

E aqui eu estreio a série de Curiosidades Geek que vão ao ar aqui no Afontegeek! O primeiro post trás as Top 5 Curiosidades dos Games, que quase ninguém sabe! Espero que gostem fatos escolhidos a dedo sobre o mundo dos games!

Top 5 Curiosidades dos Games que todo Gamer Precisa Saber!

top 5 curiosidades dos games wall

Especial Curiosidades Geek

Games > HQs > Animes > Gatas dos Games  > História > Segunda Guerra Mundial > Aviões > Tecnologia Militar> Desenhos Animados > Invenções e Tecnologias que Mudaram o Mundo > Tecnologias Espaciais do Futuro

Estreando o Especial de Curiosidades Geek aqui do site, vamos falar primeiro sobre 5 fatos “quase desconhecidos” por todo mundo que gosta de gamear em casa, no trabalho e na faculdade. Foi meio “hard” fazer a escolha desse Top 5, assim como também fazer a pesquisa.

Mas no fim foi até divertido — afinal, jogar é uma coisa boa né não?
Espero que curtam pessoal!

1º – Nintendo Salva Indústria dos Games do Crash!

nes wallO que? Quer dizer que não sabia que foi a NINTENDO que salvou a indústria dos games? Peraí… pior ainda, você não tem a menor ideia do que foi o Crash dos Video Games que aconteceu em 1983(84)? Pois então… vamos explicar para você!

Logo depois do lançamento do Atari 5200 (1982) o mercado de games começou a ser lotado de games de baixíssima qualidade… chegando no extremo do game E.T. (inspirado no clássico do cinema e que deveria ser um sucesso, portanto), ser uma tremenda BOMBA! Os consumidores que não são bobos nem nada, migraram para as primeiras gerações de PC, fazendo com que todos os consoles da época saíssem de produção (em 1984): Colecovision, Sega x500111, SG-1000, Vectrex, Intellivision, Odyssey, Etc.

NES - Nintendo Entertainment System (O Salvador dos Games!)
NES – Nintendo Entertainment System (O Salvador dos Games!)

Isso foi até o lançamento do Famicom (Family Computer – Japão) em 1983 no Japão, chegando ao mercado americano apenas em 1985 com uma carcaça reformulada e com o nome de Nintendo Entertainment System (NES – Nintendinho pra gente). O Nintendinho salvou a indústria dos games americana graças aos seus jogos e gráficos de altíssima qualidade — até hoje tendo uma das maiores bibliotecas de games dos consoles.

Foi nele que nasceu franquias como Mario, Metroid, Zelda (Nintendo); Mega Man (Capcom); Castlevania (Konami) e Final Fantasy (Square-Enix). E tudo isso porque a Nintendo resolveu sair dos games de Arcade e se aventurar nos consoles de Mesa. Então se hoje você joga no seu PS4, XBOXOne, XBOX360, PS3, 3DS… agradeça a Nintendo e seus japoneses inventivos!

Fontes: NES [Link]/ Crash dos Games [Link] – Wikipedia

2º – Primeiro Video-Game e Primeiro Portátil do Mundo!

primeiro video game magnavox e microvision primeiro portátilO Primeiro Vídeo Game da História foi o Magnavox Odyssey 100 lançado no distante ano de 1972! Ele nasceu ainda como um protótipo, das mãos de seu criador Ralph Baer, que ainda em 1966 pensava em fazer uma “Tv interativa com jogos”. Como a ideia não vingou… o projeto evoluiu para o “Brown Box” (inventado e patenteado por Ralph Baer entre 1966-1968) sendo que em 1971, a Magnavox comprou o projeto e o lançou finalmente em 1972.

Já o primeiro console portátil se chamava Microvision, lançado em 1979 (apenas um ano antes do Game & Watch que é o próximo do post) pela Milton Bradley Company, e projetado por Jay Smith. Uma das suas inovações é que ele já se utilizava cartuchos com jogos diferentes! Mas esse “cartuchos”… na verdade eram a parte da frente do aparelho que era “removível”.

Ou seja… o portátil em si era só parte a parte traseira (com monte de circuitos) que reconheciam os botões do jogos que eram adicionados (os cartuchos). Devia ser triste né não? Ainda bem que surgiu o nosso próximo da lista!

Fontes: Magnavox Odyssey [Link] / História dos jogos Eletrônicos [Link] e Microvision [Link] – Wikipedia / Oficina da Net: [Link] História dos Games Parte 4

3º – Game & Watch: Primeiro console Portátil da Nintendo

game watch primeiro portátil da nintendo

Muita gente acha que o primeiro console portátil da “toda poderosa” BIG N foi o Gameboy. Mas na verdade… se enganam! O primeiro console portátil da Nintendo foi o Game & Watch lançado em 1980, feito pelo GENIAL Gunpei Yokoi. Conta a história que o “seu” Gunpei estava viajando de trem e brincando com os botões de sua calculadora. Quando ele teve a ideia de fazer um relógio que também funcionasse como um vídeo game!

Ficam também as curiosidades que o D-pad (o direcional em formato de cruz) foi criado em 1982 para a versão portátil de Donkey Kong do Game & Watch e que ele também foi o primeiro console fabricado pela Nintendo!

Gameboy - Outro invento de Gunpei Yokoi
Gameboy – Outro invento de Gunpei Yokoi

Outra curiosidade é que o Gunpei Yokoi além de inventar o Game & Watch criou o próprio Game boy (1989) e foi criador/ produtor dos games Metroid e Kid Icarus — e também do Virtual Boy… mas não vamos falar dele por aqui kk.

Fontes: Gunpei Yokoi [Link] Wikipedia
Satiro retro: [Link] “A história dos games: Game & Watch”

4º – Wolfenstein 3D: Primeiro game FPS – 3D (de verdade)

Wolfenstein 3D capa

Wolfenstein 3D foi desenvolvido pela Id Software e lançado em 1992 para MS-DOS — depois foi convertido para uma miríade de outras plataformas, inclusive consoles portáteis!

E aqui sempre rola um pouco de discussão: sobre qual foi realmente o primeiro FPS 3D do mundo dos games. Isso porque antes de Wolfenstein 3D houveram outros games com gráficos “quase” tridimensionais: Battlezone (Atari – 1980), Hovertank 3D e Catacomb 3D (1991), esses dois últimos feitos pelos mesmos produtores de Wolfenstein 3D antes de fundarem a Id Software.

wolfenstein-3d primeiro fpsO que os diferencia de Wolfenstein é que eles não tinham as “características básicas de um FPS”, como variedade de armas, coleta de munições e etc. Fica a curiosidade de Wolfenstein 3D que apenas os labirintos eram realmente em 3D (nada era modelado). Mas a sensação que se tinha com isso era de “se andar numa sala real”.

Ou seja… se não foi o primeiro, com certeza foi o grande pioneiro e que desencadeou todos os outros FPS que conhecemos hoje em dia!

Fontes: Wolfenstein [Link] Wikipedia /
A história do FPS [Link] TecMundo

5º – Primeiros Games 3D – Virtua Racing (SEGA) / 3DO/ SUPER MARIO 64

games 3D

Indo para o mundo “realmente” 3D e com gráficos 32-64bits, tivemos vários esforços para chegar nos games que conhecemos hoje (sejam eles em visual de Terceira Pessoa, ou como nos FPS). Uma das primeiras empresas a lançar games com gráficos em polígonos 3D foi justamente a SEGA com seu Virtua Racing, ainda no distante ano de 1992!

O Arcade de Virtua Racing (Devia ser o máximo!)
O Arcade de Virtua Racing (Devia ser o máximo!)

Isso foi feito primeiro para os arcades graças a placa de arcade 3D Sega Model 1, aonde o Virtua Racing foi o primeiro game de corrida comercial a exibir “polígonos renderizados e efeitos simulados de iluminação” — depois disso esse game foi convertido para o Mega Drive (e aquela colcha de retalhos que foi o SEGACD e etc e tal).

Já nos consoles de mesa tivemos os Amiga CD32, o Jaguar (última tentativa da Atari) que prometia 64bits. Sem esquecer o 3DO (3DO Interactive Multiplayer): que são especificações técnicas feitas pela “3DO Company”, aonde empresas poderiam fabricar consoles usando as especificações do 3DO licenciadas — basicamente, empresas como Panasonic, Sanyo, Samsung e LG, seguiam as especificações do 3DO pagando a 3DO Company suas licenças.

(Need for Speed para 3DO)

Também é importante citar a Nintendo “correndo” para o 3D com seu chip Super FX para as fitas do Super Nintendo: se tratava de um coprocessador que produzia (só) algumas centenas de polígonos 3D para games como Star Fox.

Tudo caminhou até o lançamento de consoles como o Sega Saturn (e sua arquitetura complexa), o PSONE (que era pra ter sido uma união entre Sony e Nintendo e virou um dos maiores sucessos com suas mídias em CD), até o lançamento de Super Mario 64 em 1996-97.

Super Mario 64 - Revolucionou a jogabilidade 3D em Terceira Pessoa
Super Mario 64 – Revolucionou a jogabilidade 3D em Terceira Pessoa

Super Mario 64 foi um marco nos games 3D em Terceira Pessoa. Finalmente saindo do universo “2D plataforma” para o 3D, com uma miríade de movimentos e sua câmera “atrás do personagem” (que apesar de não muito boa… sendo realmente mais eficiente somente em Zelda: Ocarina of Time) ditando tudo o que veríamos em games 3D em Terceira Pessoa até hoje!

Fontes: Wikipedia – Virtua Racing [Link]/ 3DO [Link] / Chip Super FX [Link] / Super Mario 64 [Link]/ Oficina da Net: [Link] História dos Games Parte 4

EXTRA: Rare – Por onde Anda?

Rareware e Conker
Rareware e Conker

E para terminar esse Curiosidade dos Games, decidi postar essa série de 4 vídeos sobre a História da Rare. Extremamente detalhado sobre a empresa, conta tudo: desde a sua fundação até sua venda para a Microsoft em 2002. Espero que vocês curtam!

————————-

Espero que tenham curtido pessoal! E Alguém aí é capaz de adivinhar qual empresa de vídeo games eu curto mais? kk

Aquele abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.