Psicopata Americano – Critica: Um Filme Muito Louco!

E como não é para menos, segue nosso querido amigo Aldair nas suas criticas de cinema. Desta vez o filme resenhado é o Psicopata Americano, estrelado por Christian Bale (sim ele mesmo). Se preparem para ver um filme retratando uma sociedade materialista e a psiquê de um psicopata. Boa critica e bom filme!

Psicopata Americano – Critica: Um Filme Muito Louco!

PA01

Sinopse

Patrick Bateman,  jovem, bonito e sem nada que o diferencie de seus colegas de Wall Street. Protegido pela conformidade, privilégio e riqueza, Bateman também é um serial killer, que vaga livremente e sem receios em busca de uma nova vítima. Seus impulsos assassinos são abastecidos por um zeloso materialismo e uma inveja torturante quando ele encontra alguém que possui mais do que ele. Após um colega dar-lhe um cartão de visitas melhor que o seu em tinta e papel, a sede de sangue de Bateman surge e ele aumenta ainda mais suas atividades homicidas, tornando-se um perigoso e violento psicopata.

Entendendo a mente do protagonista

Serei breve e objetivo, este filme é como já disse no título: Muito Louco! O filme é de certa forma narrado pelo seu protagonista mais só quando realmente é necessário e com o objetivo de nos deixar a par de seus pensamentos e de seu “modus operandi”, Bateman é uma crítica ao modo de vida da classe alta na década de 90 e como ele próprio narra: Só sente ganancia e ódio, o que traz ao filme um sentido cômico quando se percebe que por um misero cartão melhor que o dele já é um motivo para que ele mate por inveja além das condições financeiras que se forem melhores que as deles é só a confirmação de morte para o coitado que cruzar seu caminho, porém ele se diz uma pessoa que se preocupa com os demais e a sociedade, claro que só é uma mascará que ele criou perante os que o rodeia, além de matar por inveja ele mata por desprezo, de mendigos e prostitutas até garotas que ele conquista com seu ar doce e lábia de conquistador. Seu psicológico é um verdadeiro caos nos levando a crer que ele esteja surtando muitas vezes durante o filme principalmente no seu final que pode ser interpretado de vários formas, depende de cada um que assiste e entender da forma que lhe for conveniente.

tumblr_mk18mxZ0El1qd1ubro7_r1_500

Muito Louco!

Seu belo gosto musical

Durante suas conversas com suas vítimas ao quais ele sempre as deixa a vontade e seguras de que estão com uma pessoa culta, porém excêntrica, Bateman sempre coloca um disco e fala sobre as músicas contidas nele e de seu autor, ele nos descreve a essência da música e da trajetória de seu compositor ou cantor, o que acaba nos deixando a vontade tanto quanto a vítima, após dar uma aula de música temos uma frase de efeito, uma conquista em geral de sua vítima e por fim sua morte que varia de rápida, demorada e sádica. Algo que não posso negar é que seu gosto musical e a trilha sonora do filme realmente é algo mais do que aceitável  …Se é pra morrer que seja com uma boa música de fundo.


tumblr_m67k74acdl1qzoaqio1_500

Se é pra morrer que seja com uma boa música de fundo.

 Atuação, enredo e até onde vai o sadismo das mortes

A atuação neste filme é digna de aplausos, o ator praticamente se tornou um psicopata por assim dizer, nos deu um personagem, engraçado, louco, extravagante e sádico, o enredo também não fica atrás, nos dá um filme que aborda muita coisa há se analisar, verá que o filme não é focado apenas no seu protagonista e sim no seu modo de vida, na sociedade ao qual ele vive e como são as ações e reações no seu trabalho, já as mortes não são tratadas com exagero em gore nem com cenas explicitas, porém sua temática psicológica é muito bem encaixada fazendo seus assassinatos serem de fatores a serem analisados, você acabará por ver pessoas morrerem por coisas tão banais e sem motivo que entenderá que certas pessoas matam porque simplesmente querem matar e nada mais. Uma observação rápida: O assassino é muito descuidado e por várias vezes você irá contestar o motivo por ele ainda não ter sido preso, como já disse antes, o final é algo que não posso dizer porque além de ser spoiler é algo que cada um tem que ter sua interpretação.

BB5

Certas pessoas matam porque simplesmente querem matar e nada mais.

 Um surto de conclusão

Este filme por si só é uma obra prima por ser simples, não focar em cenas explicitas com mortes mirabolantes e de exagero sobre-humano, e por focar na mente do individuo psicopata de uma forma até agradável, apesar de seu final ser um tanto confuso é fácil de ser interpretado, vale a pena assistir esta pérola, enfim espero que tenham gostado, sei que parece um resumão mais não há mais o que falar deste filme (pelo menos eu acho que falei tudo que queria). Ate a próxima!

C9D

Ate a próxima!

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s