Os Vingadores – Resenha: Um Filme Divertido para se ver com os Amigos – Nós temos o HULK!

Bem-vindos meus amigos e amigas para nossa resenha do filme Os Vingadores (2012), dirigido pelo Joss Whedon (que parece ser um grande fã de quadrinhos). Com nome em inglês de Marvel’s The Avengers. Filme com “selo de qualidade” Marvel — produtos Disney!

Os Vingadores – Resenha: Um Filme Divertido para se ver com os Amigos – Nós temos o HULK!

Scarlett-Johansson-Chris-Hemsworth-Chris-Evans-Jeremy-Renner-Iron-Man-and-The-Hulk-in-The-Avengers-2012-Movie-Image

Pois é, eu sinceramente nunca me vi criticando nenhum filme da grandiosa Marvel. Antes de fazer esse The Avengers, ela lançou os seguidos longas: Homem de Ferro (2008), O Incrível Hulk (2008), Homem de Ferro 2 (2010), Thor (2011) e Capitão América: O Primeiro Vingador (2011) — sendo que considero o Homem de Ferro de 2008 o melhor deles e responsável pelo atual sucesso da Marvel nos Cinemas.

Alguém pode me perguntar: “Mas por que você nunca pensou em critica um filme da Marvel?”. Talvez porque eu ache que os filmes sejam extremamente rentáveis, mas que “faltem alguma coisa”, ou simplesmente porque eu sou fã do Morcegoman e não dou o braço a torcer rs.

Mas como sempre, vamos fazer uma avaliação sincera, respeitando os fãs e criadores, em busca do sentido da obra. Lembrando que é uma opinião minha, como sempre bem argumentada — ou seja, se quiserem bater ni mim, vai ser difícil, hehe.

Mas Primeiro, Mine Sinopse!

Loki, o vilão mais diva do universo!

Depois da “comédia romântica” chamada Thor, fomos apresentados ao Loki (diva): irmão malvado e adotado do querido deus do metal Trovão. Também a um velhotinho que é um cientista muito genial. E usando (bom eu não vi o filme do Capitão América e nem o do Thor direito) o Tesseract (Cubo Cósmico nos quadrinhos) que se bem lembro, apareceu no filme do Thor, Loki traçou o plano malvado de se unir aos aliens chamados Chitauri, que querem usar o Cubo Cósmico para dominar a galaxia, e Loki quer usar os aliens para se vingar do seu irmão por ter o cabelo mais sedoso de Asgard dominar o mundo.

Lembrando: review com Spoilers com as seguintes partes: Dá para entender tudo sem ver os outros filmes? + Curiosidades; Roteiro e Direção; Personagens e o Agente Coulson é o cara! e por fim, “Sentido da Estória” e Conclusão.

Dá para entender tudo sem ver os outros filmes?
+Curiosidades

Viúva-Negra (muito gata!)

Eu como bom nerd vi alguns desses filmes… Aonde fomos apresentados ao genial (serio) Agente Coulson, personagem criado exclusivamente para os longas. Ao Capitão América que acorda da esquife de gelo, a linda Scarlett Johansson RUIVA, como a espiã gostosa Natasha Romanoff (Viúva-Negra), e todo mundo mais desse elenco ENORME.

Claro que o Joss Weldon (diretor) concebeu um filme aonde você não precisa saber de tudo isso, ou seja, você não precisa ver todos os filmes anteriores para entender o enredo da estória (ponto positivo) mas se você souber de alguma coisinha de HQs (ou viu alguma animação da Marvel) vai entender tudo com mais facilidade.

samuel-l-jackson-nick-fury-avengers1

Há também alguma curiosidades: Por exemplo, o Nick Fury (Samuel L. Jackson) é negro, porque é o do universo “Ultimate” da Marvel. A primeira formação dos vingadores contava com: Homem de Ferro, Vespa, Homem Formiga, Thor, Hulk e Capitão América — na realidade os filmes Marvel na sua maioria são inspirados no Ultimate.

Roteiro e Direção

É devido todo sucesso da Marvel nos cinemas ao 1º Homem de Ferro (que é muito bom!)

É devido todo sucesso da Marvel nos cinemas ao 1º Homem de Ferro (que é muito bom!)

Aqui tem um problema viu. Desculpem os fãs, mas o roteiro é um horror. Sério. Acho que o legal é que ele tem várias piadinhas, tiradas legais, consegue fazer com que todos os heróis interajam bem na tela e conta uma história sobre “Minha raça é melhor que a sua, eu sou um deus e vocês são meros ninguéns”.

Mas é preciso deixar claro que como filme, como algo “a mais”, de forma alguma. Não se trata de um roteiro “para pensar”, ou te deixar muito tenso, mas para te divertir e você assistir com seus amigos na “seção da tarde”.

Um cara salvando o mundo!

Um cara salvando o mundo!

A direção, apesar de também ser muito inteligente, pelos cortes das cenas (principalmente durante a evolução do conflito em Nova York – Manhatthan), dos efeitos especiais muito bons, também não chega a dizer muito além do que “Um filme com super-heróis que vão aprontar de montão e fazer você se divertir muito!”.

Penso que no fundo a intenção do Whedon (que também fez o roteiro, olhem só), foi nos apresentar a equipe dos Vingadores, o que eles enfrentam e como eles se relacionam entre si, para os próximos filmes que virão. Se você quer um filme nerd “cabeça”, veja a Trilogia do Batman de Nolan, ou V de Vingança, porque a ideia de Os Vingadores foi apresentar um conceito de HQ “live-action-família-divertido-para-todos-os-públicos”.

Personagens e o Agente Coulson é o cara!

O Cara!

O Cara!

Pois é… ironicamente os personagens mais interessantes não deixam de ser o Gavião Arqueiro (Clint Barton – Jeremy Renner) por ter sido “dominado mentalmente”, ou seja, como ele reagia durantes o fato de estar fora de si. A Viúva-Negra, por mostrar ser imensamente inteligente e claro, o Agente Coulson, que eu não sei vocês ai do outro lado, eu torço Muito por ele em cada longa.

Sempre sorrindo, como se tudo estivesse sobre controle (mesmo quando não está) e tendo sempre um “plano na manga” para qualquer coisa que apareça, mesmo que ele tenha de morrer, para cumprir seu dever — aliás a “morte” heroica dele foi a motivação real para a união dos Vingadores como uma Liga da Jus… digo, como uma equipe.

Sim, você mesmo Capitão!

Sim, você mesmo Capitão!

Outro personagem que merece Muito destaque é o Capitão América (Steve Rogers – Chris Evans), que é um personagem aparentemente muito profundo, e que deve ser tratado com todo respeito pelo Diretor. Não só pelos fatos dele ser um líder nato dos Vingadores (outro que eu torcia muito durante o longa) e ser de outra época, mas simplesmente por ele ter diversos conflitos internos.

Como o que é guerra, o que é ética, o que ele está fazendo ali sendo um “supra-humano”, o dever que ele tem como soldado (lembrando sempre a todos que são soldados para uma causa), qual causa ele está realmente defendendo, se é o seu país, ou seu povo… enfim, é um personagem do qual espero muito da Marvel por toda essa profundidade que ele naturalmente possui.

“Sentido da Estória” e Conclusão

Captain-America-the-avengers-34726285-1920-1080

Esse é um daqueles casos meio Suzumya Haruhi, aonde eu poderia dizer que o sentido do longa nos fala sobre “Todos temos o direito de existirmos, que ninguém é maior ou melhor que ninguém, sendo deus, Capitão da SHILD, ou supra-humano que ficou vivo numa esquife de gelo durante várias décadas”.

No fundo o diretor deixou isso claro na cena que Loki chega divando no meio de uma apresentação de arte e mostra o quão pequenos somos diante de um alien… digo, um deus. Cena essa que o próprio Capitão América que já lutou com Nazistas e Fascistas, teve total protagonismo por mostrar e falar que todos têm direito a sua própria individualidade e existência.

A situação é engrada porque eu falando desse jeito passa aquela impressão “Poxa vida que sentido maneiro em?”. Quando na realidade, por conta de um roteiro pouco profundo o qual não trabalha praticamente nenhuma questão dos personagens e de uma direção focada somente na interação “heróis incríveis” (Gênio, Bilionário, Playboy, Filantropo) e “efeitos especiais” (NÓS TEMOS O HULK) me permite dizer ser um filme “que não é um filme”.

Os Vingadores é um filme como eu disse acima, para passar o tempo, se divertir, assistir com a família depois do almoço de domingo e gritar quando o Hulk espanca o Loki. Mas não vai além de um filme “Sessão da Tarde”. É um filme… “passatempo”. (sinto que os fãs da Marvel querem me bater!)

(Loki diva até antes de apanhar…)

Então é isso pessoal, abraços, e não me matem!! rs

Ahh Scarlett... só pra fechar o post mesmo, hehe.

Ahh Scarlett… só pra fechar o post mesmo, hehe.

Fonte:
Wikipedia [Link]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s