Evolução dos Games para Celular

Que tal uma passada na história dos games para celular até os dias de hoje? Neste post damos uma viagem e uma revisitada em games até a clássica “cobrinha” e falando um pouco até no NGage até os dias de hoje com os games para celular em 3D!

Evolução dos Games para Celular

games para celular

Bem pessoal, cá estou eu para falar de games. Uma coisa interessante que falei poucas vezes deles aqui no site — sempre deixo aos nossos outros editores. Mas como cá estou, resolvi fazer uma pequena geral sobre os games que a galerinha tinha e pode ter em seu pequeno/grande celular.

Desde aqueles de Pixel até os mais Atuais!

Snake e joguinhos de Pixel

nokia cobrinha celular

Assim de memória, quando penso em jogo clássico para celular, que todo mundo já viu e “gameou”, é o clássico Snake para os antigos e Eternos celulares Nokia. Era interessante que naquela época, como os celulares começavam a chegar no Brasil — e esses Nokia eram/são indestrutíveis — a gente, pelo menos aqui, costumava a jogar nos celulares “alheios”.

E acho que nem como gamer eu posso falar isso, mas sim como usuário de celular. Conhecer esse nokia, jogar esse game não é nem uma necessidade, mas é “impossível” que se você tenha lá, seus 20 anos, nunca tenha jogado — ao menos de um amigo/conhecido.

Java e o começo do 3D

Jogos Java para Celular-2012

Depois desses joguinhos feitos com pixels (ou seja, esses pontinhos) o próximo e natural passo foram os games em JAVA. Como praticamente todo celular duas ou três gerações após esse querido nokia daí de cima tinha o sistema JAVA, você podia ter certa compatibilidade nos games.

Mas havia/existe duas dificuldades — principalmente se você ainda tem um celular antigo que utiliza esse sistema. A primeira tem haver com a resolução da tela de seu celular, e com os recursos que o próprio sistema e o hardware do seu celular dispõe — que convenhamos, se ainda usa Java, é um pouco antigo.

Então rodar jogos mais modernos, com melhores gráficos e principalmente com interface 3D, convenhamos, é quase impossível nesses celulares. Lembro que era exercício de fantasia gamer, imaginar jogar um “Tomb Rider” (na minha época, rs) num celular que somente tinha/tem o JAVA… Mas como na tecnologia tudo avança muito rápido…

NGage e o Começo dos Games 3D

n gage

Lembro que foi o “Sucesso” da garotada, imaginar jogar um “Tomb Raider” no celular. E parecia que o sonho se tornaria realidade com a vinda do Ngage (também da nokia, ha!) que parecia dispor de recursos gráficos para rodar games em 3D. Infelizmente o “Console de bolso que não cabe no bolso/ Celular” foi um fracasso comercial.

Talvez por isso que eu disse, talvez por ele ser caro demais e não cumprir o que prometia — olhem essa telhinha! Eu diria que foi por tudo isso junto. A tecnologia da época, ao meu ver, não garantia a preços de mercado e alta performance esses games.

O 3D Hoje em dia – FINALMENTE!

game para celularmodern_combat

Que hoje se tornaram uma realidade. É engraçado para mim ver esses games rodando em Smartphones, Tablets e afins sem problema nenhum, tanto em sistemas Android como IOS.

Por acaso esse game chama Modern Combat 4, o FPS (game em primeira pessoa) mais vendido para Smartphones. Pela sinopse parece ter uma história que mistura um pouco de Doom com FPS padrão.  Aonde você é um soldado depois de um desastre nuclear. E por acaso esse game sai por US$ 6,99 na loja da Apple e R$ 15,19 para Android.

Só que como eu expliquei acima, celulares antigos que só rodam Java, sem um sistema operacional moderno como o Android e sem recursos gráficos não podem rodar games assim. Se o amigo/amiga quiser jogar games assim, têm Celulares a Venda Aqui.

Haruhi suzumiya_haruhi_no_yuutsu

Então pessoal, por enquanto é isso. Confesso que fiquei meio surpreso de falar até no N-gage, mas pesquisa é isso mesmo. Abraços, nos vemos na Review do Anime Haruhi Suzumiya!

3 Respostas para “Evolução dos Games para Celular

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s