O que são Animes de Visual Novel e Qual Importância da Key/ Visual Arts?

Este é um daqueles posts em que eu sempre procuro trazer aos nossos amigos e amigas. Trato dos animes que são feitos a partir de Visual Novel, e qual a importância da Key/ Visual Arts (um das maiores produtoras de Visual Novel) na História dos Animes.

planetarian

O que são Animes de Visual Novel e Qual Importância da Key/ Visual Arts?

Entendendo Assuntos Nerd e Otakus da Cultura Pop

O que são Animes Shonen, Shoujo e Seinen?O que são Animes feitos de Visual Novel? Quais são os tipos de Roteiros de Animes? – O que é uma Graphic Novel? – O que são Filmes Space Opera?O que são Épicos, Romances e Novelas? – O que são Animes e Cartoons? — Como são os Desenhos (Cartoons) da Atualidade e do que eles Falam? O que é Tsundere, Yandere, Kuudere e Dandere (Moe) dos Animes?

Olá pessoas, como estão vocês, tudo ok? Espero que tudo esteja belezinha aí viu. E como fiquei empolgado com a Review de Planterian resolvi falar o pouco que sei sobre Visual Novel que como podem ver, é o tema deste post.  Espero que curtam, porque senão… enfim.

Vamos lá!

O que são Visual Novel?

De modo geral, Visual Novel  são Games de múltipla escolha. Geralmente as VNs japonesas são de “conquistas” (de conquistar meninas ou meninos; a primeira voltada ao público masculino, a segundo ao público feminino); e você pode conquistar mais de uma personagem (o que vamos chamar de “rotas“, ou no caso dos animes, “arcos“).

Então nas VNs, você pode seguir a rota da “aluna tímida”, e depois da “aluna tsundere”, até conseguir fechar o game. O mesmo vale para as VNs voltadas ao público feminino. Quando essas VNs são adaptadas para animes, temos “arcos”. Então o personagem principal vai passar pelos arcos das meninas — mas a depender do objetivo do diretor, não quer dizer que vá conquistar todas, mas que vai passar pelos arcos das personagens.

Animes Baseados em Visual Novel

Kimi ga Nozumo Eien
Kimi ga Nozumo Eien

Fiz reviews aqui no site de diversos animes baseados em Visual Novel. Recordo de Mashiroiro Symphony (um dos haréns que mais gosto!) e do  “meu Deus como eu odeio” Kimi ga Nozumo Eien (drama). Geralmente os diretores dos animes ao portar Visuais Noveis para animações, têm um objetivo bastante claro na “passagem de mídia”, porque algumas das Visuais Novel também são Eroges…

Mas Peraí… O que são Eroges? Se você assistiu o engraçadíssimo harém Boku Wa Tomadachi, ou o chatíssimo Oreimo, tem uma noção de que Visual Novel Eroge contém cenas de “sexo” +18.

Shingo, porque não basta ser cavalheiro, tem de ser prestativo!
Mashiroiro Symphony: Shingo, porque não basta ser cavalheiro, tem de ser prestativo!

Os animes que fiz as reviews (Mashiroiro e Kimi ga) são Visual Novel Eroges, o que quer dizer que no final da conquista acontecem a cenas de sexo. Ou seja, o jogador se mata de conquistar as personagens para que aconteça a querida ceninha onanista, rs.

Mas para quem viu os animes de Mashiroiro e Kimi ga Nozumo, sabe que no primeiro não acontece cenas de sexo — apenas ceninhas ecchi e muito Moe — enquanto em Kimi ga, dão a entender que acontecem, mas sem “passarem tudo”, porque afinal de contas não são Hentais.

Por acaso faz pouco tempo que terminei um anime com muitas tretas também baseado em Visual Novel Eroge: White Album. O processo foi parecido com o de Kimi ga, só dando a entender que tem sexo.

Spoiler: A melhor de todas: Não vou dizer que é a irmãzinha, mesmo que seja ela...
Yosuga no Sora (o ecchi que as meninas também amam). Spoiler: A melhor de todas –Não vou dizer que é a irmãzinha, mesmo que seja ela…

Então o objetivo do diretor fica bastante claro quando foca o “Eroge” dos games ou não. Mas em qualquer dos casos, mostrando ou não o “sequiço”, o diretor procura manter o Sentido da Obra — como aliás ocorre quando se passam de Mangás para Animes.

Para citar um exemplo de Visual Novel Eroge, aonde a versão animada tem cenas “pornô”, eu cito o interessante e fraco Yosuga no Sora. As cenas ecchi são muito fortes, e a ideia foi mostrar o herói da história conquistar cada uma das personagens (mostrando quase tudo na hora “H”), deixando “a Melhor” para o final.

Qual a Importância das Visual Novel?

White Album: O anime das Tretas!
White Album: O anime das Tretas!

A primeira coisa que o amigo leitor deve pensar é na questão econômica. As Visual Novel passam para a versão animada se venderem bem, ou se fazerem certo sucesso com o público ou crítica. Na realidade é o mesmo processo com as Light Novel (que são como Roteiros Ilustrados) e mangás. Se vender bem, viram Anime. Se o anime vende bem, ganha novas temporadas.

Também na maioria das vezes Visuais Eroges são classificadas como “Seinen, por terem histórias mais sérias. Mas mesmo algumas que não têm as ceninhas onanistas podem ser chamadas de Seinen…

A maior das Obras-primas da Key (em minha humilde opinião). Tão bom que para mim... não é só Seinen.
Clannad: A maior das Obras-primas da Key (em minha humilde opinião). Tão bom que para mim… não é só Seinen.

Uma característica interessante das Visual Novel — eu não posso falar muito do assunto porque não joguei nenhuma, mas falei com muitas pessoas de fóruns que jogaram e também tenho um amigo que jogou uma — é que elas costumam ser longas. Imagine um tamanho de um RPG. Por ai… talvez maior.

Mas de um modo geral, a “fórmula” das Visual parece meio batida. Personagens Moe, cenas kawaai, tsundere… Parece (não posso afirmar com  certeza) que foi assim até o inicio da década de 90…

Referência da Key nos Animes e Visuais Novel

Kami Nomi faz uma Homenagem à Key no último episódio da segunda temp. se bem lembro: Como a melhor Visual Novel que o carinha jogou. A heroína lembra a Ayu de Kanon.
Kami Nomi faz uma Homenagem à Key no último episódio da segunda temp. se bem lembro: Como a melhor Visual Novel que o carinha jogou. A heroína lembra a Ayu de Kanon.

Até o aparecimento da Key! Esses games parece que não eram “tão importantes”, porque tudo é “meio bobo” mesmo. Mas a Key desde antes dela, com a Tactics (com muitos fundadores da própria Key) começou a abordar questões sérias, dramáticas, profundas e argumentos lindíssimos nas suas histórias.

A verdade é que parece que tanto as Visual Novel quanto os Animes ganharam e mudaram muito, graças a nova referência nos dramas: a Key.

Ano Hana (2011) tem muitos elementos de Little Bustes, cuja Visual Novel é de 2007.
Ano Hana (2011) tem muitos elementos de Little Bustes, cuja Visual Novel é de 2007.

Não posso dar certeza, mas não apenas em questão da Key — e ainda com a Tactics — ter iniciado o que começou a ser chamado de Crying Games (Games feitos para o jogador Chorar) mas é possível que até os Romances nas Visuais Novel tenham se aprofundado com a herança dela.

Sem falar nos animes/mangás de Drama; o anime que tiver por exemplo, “luzinhas subindo para o céu”, tem referência da Key: Ano Hana, Hentai Ouji, Ef: A tale of memories… só alguns.

Obra e graça de Jun Maeda
Angel Beats: Obra e graça de Jun Maeda

A Key é a autora de Visual Novel que viraram os seguintes Animes (obras-primas): Kanon e Kanon (2006), Clannad e Clannad After story (essa a Maior obra-prima da Key), Air Tv, Little Busters e LB Refrain. Animes: Angel Beats (com autoria do gênio e um dos fundadores da Key: Jun Maeda) e Sola (autor ex-participante da Key, escreveu Kanon). Esqueci algum?

E o que são “Crying Games” – A Fórmula da Key

One: Kagayaku Kisetsu, ou One True Stories (linda versão hentai), uma das obras da Tactics
One: Kagayaku Kisetsu, ou One True Stories (linda versão hentai), uma das obras da Tactics

Vamos ver o que a Wikipedia ING nos diz:

“Uma comédia na primeira parte, com um romance caloroso no meio, seguida por uma trágica separação e finalmente, uma emocionante reunião formam o que ficou conhecido como “Crying Games”. A ideia principal deste tipo de game é fazer o jogador “sentir” pelo personagem, e fazê-lo chorar durante os cenários mais emocionantes, que servem para deixar um grande impacto no jogador, depois que o game termina. O segundo título da Tactis, One: Kagayaku Kisetsu, foi feito baseado nessa fórmula.”

A Wikipédia vai continuar dizendo que até um autor de games de Terror utilizou essa fórmula para fazer sua obra. Ele se chama Ryukishi07, jogou os games da Key tomando-os como referência, e os analisou tentando entender o motivo deles se tornarem tão populares.

Para ele o segredo é a história começar com dias normais e mesmo felizes, mas de repente algo acontecer e fazer o jogador “chorar” com isso. Nas palavras dele: a Key é um “Masterpiece Maker“, ou uma Criadora de Obras-Primas.

Kotomi-chan...
Kotomi-chan…

Eu acrescentaria a importância simbólica, associativa, musical e psicológica encontrada em todas as obras Key que vi (versões animadas) — inclusive Planetarian. Por exemplo, tomando o arco da Kotomi (Clannad), temos símbolos apresentados no começo — o urso e o violino — a música de fundo própria da sua personalidade assustada com o “mundo lá fora”.

No fim vimos ela desde criança ligada ao violino e ao urso de pelúcia — quando seus pais antes de morrer enviam o ursinho de pelúcia com a mensagem na maleta para ela aproveitar os bons e tristes momentos da vida, porque viver é Descobrir e se Redescobrir. A ligação associativa é claríssima.

Key e Kinect Novel

planetarian reverie 1
“Parece como uma… jovem e baixinha mulher.” Planetarian o game que não é game.

E inovando mais uma vez, a Key/ Visual Arts resolve lançar um novo tipo de Visual Novel. Dessa vez sem “rotas” para o jogador escolher. Não é um “game”. É um conto. O leitor só deve ler e seguir a história. Mais do que isso, Planterian inaugurou os “Romances Multimídia”, com fotos, símbolos e músicas: são as ainda raras Kinect Novels.

E é dela que eu falo na mais nova Review do Afontegeek. Como eu disse, não joguei nenhuma Visual Novel — pelo motivo de me dizerem delas serem tão longas quanto RPGs. Mas espero ter ajudado um pouco aos leitores entenderem o que elas são, a importância delas, e os motivos dos diretores em cada “porte” que fazem ao transformá-las em animes.

Planetaria: O sonho de uma pequena estrela
Planetaria: O sonho de uma pequena estrela

Para terminar, espero que apareçam mais Kinect Novels — os Livros/Contos com música e imagens. Adorei conhecer uma e seria interessante mais algumas com os elementos que citei.

ps: Todos os fãs e fontes online dizem que o maior gênio por trás da Key é um dos fundadores: Jun Maeda. Pesquisando, até algumas músicas foi ele quem fez. Eu não sei vocês, mas considero o cara um gênio!

Fontes:

Key: [Link]/ Eroges: [Link]/
White Album: [Link]/ Sobre Kinect Novel: [Link]
Visual Novel Database: [Link]/ Mashiroiro Symphony: [Link]

6 comentários em “O que são Animes de Visual Novel e Qual Importância da Key/ Visual Arts?”

  1. Opa.. estava esperando uma notícia/tópico/review sobre anime!
    Um belo aprofundamento sobre o que é Visual Novel, Kinect Novel (não conhecia até então) e gêneros disponíveis (hehehe).
    Para ser sincero, também nunca joguei um game Visual Novel e acredito que nunca irei jogar. Até porque não acho muito interessante, mas talvez possa me surpreender e.. quem sabe um dia..
    Tenho recordações de Boku Wa Tomadachi, um excelente anime por sinal, onde muito é citado sobre games do tipo. Acho que foi quando eu comecei a tomar conhecimento sobre o que é rss..
    A relação entre o objetivo do jogo com a situação da personagem, no caso a loirinha gatinha viciada que esqueci o nome, fica claramente idêntica e exposta. Achei muito interessante, onde a personagem precisa ter sucesso em conquistar amigos e ainda o seu amado, no caso se me lembro bem, era a situação de todas né! kkk
    Partindo do assunto em relação a eroges e ecchi; não posso falar muito porque realmente não sou muito fã, até porque prefiro uma boa historia do que “cenas”. Mas posso citar alguns como Kiss x Kiss (safadenhoo kkkk), e esse tal de Yosuga no Sora, que por sinal não me agregou em nada.
    Agora, falando de coisa boa e “criações” com honras à Key… Recentemente assisti Clannad e atualmente estou em Clannad After Story. E sim, é uma obra prima!. Sem muito o que falar se não foge do assunto principal.. E Angel Beats .. simplesmente foda!! Haa.. e não esqueceu nenhum.. acredito eu.
    E já que citou!! Eu que já estava esquecendo de Ef. A tale of Memories/Melodies … se usou referencias como luzinhas subindo e tudo mais (rss) usou muito bem. Combinou muito bem com o tema profundo e dramático.. Afinal, o que seria do mundo dos animes se não existissem referencias?!? rsss
    Bom, excelente tópico mais uma vez!! Com certeza pude aprender mais sobre o tema e pude pegar referencias para novos animes…
    Na espera de próximos….
    Um abraço.

    Curtir

    1. O manoo outro ótimo comentário. Sempre gosto de ver seus coments cara, fico felizao! Bom vou responder ele inteiro. Se as VNs n fossem tão longas eu jogava algumas tbm, rs. Caara eu tbm comecei a ter noticias pq de Boku wa, rsr. Adooro demais esse harém. A loirinha gatinha é a Sena (ou Niku = carne, rs). E sim o anime fala exatamente do q vc falou. Rapaz entre Kiss vs sis e Yosuga no Sora, sou mais o Yosuga, rsrs. A cena da irmã dele foi simplesmente mítica!! rsrs

      Cara Clannad e Clannad after story são provavelmente os animes nota 10 da minha lista. Tem mais alguns, como Aria e Elfen Lied, mas posso te dizer q Clannad e Clannad AS mudaram minha visão de mundo. E isso é uma coisa bem rara em obras no geral; outro dia reassisti a 1ºtemp e pretendo rever a 2temp em breve — chorei mais agora do q na primeira vez q vi a 1temp, rsrs.

      E por acaso eu fiz uma review de Angel beats aqui no Afontegeek:
      https://afontegeek.wordpress.com/2012/09/08/conversando-sobre-angel-beats-o-lindo-encontro-entre-uma-anja-e-um-rapaz-de-coracao-sagrado/

      Sim eu cito luzinhas pq é uma “marca simbólica”, mas a quantidade de animes de drama com referência da Key é enorme. Ano Hana msm parece quase todo baseado em Little Busters e Kanon (obras bem anteriores que Ano hana). Dificil lembrar assim de cabeça, mas Koutora-san parece tbm ter mt influência da Key (a briga entre mãe e filha foi coisa de gênio, juro que lembrei do Tomoya e do pai dele, mas o autor de koutora fez algo bem original). Esse assunto rende um post inteiro, rsrs. E sim o Ef: a tale of memories tem até uma homenagem à Nagisa, se bem lembro o cartão telefonico é com dangos! rsrs

      E o próximo post será sobre a Kinect Novel Planterian: O sonho de uma pequena estrela. Esse post sobre VNs veio do de Planterian q já está prontinho. Acho que hoje mesmo publico.

      Abração cara!

      Curtir

      1. Fico feliz também cara, o site realmente é ótimo. Discutir sobre esse tema hoje em dia com as pessoas não é fácil, geralmente é motivo de chacotas, infelizmente… Realmente não entendo.. ou evito não entender né, santa ignorância…!
        Agora cá.. só um comentário.. realmente a cena dos irmãos em Yosuga foi mítica, como você diz! O desprezo e a discórdia quando as amigas abriram a porta.. há, e a excitação dos principais, lógico.. kkkk … Incesto, tabus … um tema amplo a ser explorado, para quem curte!
        Clannad, antônimo de “homem não chora, nem por dor, nem por amor!” .. assim como Ef.. ,True Tears., Angel Beats .. entre outros que não me recordo agora, mas são vários!
        Particularmente gosto das “luzinhas”, bastante cores, iluminação, cores abstratas nas produções.. há uma sensação de aprofundamento, complementa a ambientação. Exemplos: Ef e B 5 Centimeter…
        Valeu pela indicação da review de Angel Beats. Eu vou ler agora e relembrar de um anime épico.
        Abraço

        Curtir

      2. O cara brigadão de novo! Sério que o pessoal fica meio ‘sem vontade’ de falar? Estranho… Do genero de animes entre os q mais gosto são dramas. Mas como eu já andei muito em fóruns — parei pra evitar discussões, rs — meio que lhe entendo.

        Veei essa última cena eu gritei muuito! Lembro até hoje dos sonoros PUTA Q PARIUU! q eu gritei qnd eles foram pegos, rsr. É engraçado q esse anime assim como Oreimo n consegue falar da relação de incesto. O melhor sem dúvida é Koi Kaze. Se vc quiser ver um Seinen q o autor pensou bastante a respeito nesse negocio de “siscon” veja ele.

        Cara Clannad… rs. Eu sigo uma das maiores fanpages do facebook de Clannad. Um dos admins é um lutador metaleiro cheio de tatuagens, rsr. E sim, ele disse q chorou pacas! rsrsr N tem jeito é Clannad. Se quiser me add no face, o nome é o mesmo que uso aq.

        E sobre as luzinhas é aquilo msm. É uma imagem simbólica, marca da Key — e dos animes que têm referencia a ela. E finalmente saiu a review de planterian:
        https://afontegeek.wordpress.com/2014/04/09/planetarian-o-sonho-de-uma-pequena-estrela-os-sonhos-que-movem-a-humanidade-review/

        A próxima deve ser sobre Harui Suzumya, ai depois eu vejo qual mais, rs.
        Abração mano é noiz!!

        Curtir

  2. Cara, como um fã de vns, esse post me fez realmente feliz. Comecei a pesquisar loucamente sobre vns dps de ver clannad q é realmente como vc falou, uma obra prima. Dps de ver ele Eu simplesmente fiquei viciado na key e em uma semana vi tds os animes dela. Esse tipo de anime sempre te surpreende por n importar o quão boba pareça a história no início, sempre vai ter uma revira volta. Qnd Eu fui ver little busters Eu fiquei chateado na primeira temporada achando q tinha sido apenas uma história boa sobre amizade, mas n no nivel da key, mas qnd vi a segunda temporada… Mano, foi um soco na minha cara por ter falado aquilo e.e. enfim, gostei mt do post! E n se engane, a maioria dos jogos da key são jogos +18, mas tem uma versão all age tbm, apenas clannad nunca foi +18, só um jogo separado q seria tipo um after story com a tomoyo

    Curtir

    1. Cara… comentário seu maravilhoso, fico feliz mesmo q além de vc gostar de key tenha gostado do post. Sim, todos as VNs da key são +18 menos clannad — apesar q na gameplay da VN de Clannad qnd começa o arco verdadeiro da nagisa, mostra q ela procura ele para… bom, a Ushio tem q nascer né? rs. Recomendo se vc puder ou jogar ou mesmo ver a gameplay do arco dela online (q eu vi rs).

      E sim a outra VN pós Clannad é chamada de Tomoyo’s after, que tbm é +18 (se vc saber ler inglês, procure o mangá de Tomoyo’s After que é outro primor!!).

      Pô cara eu sou assim como vc um fã da key vou nem falar + nada kkk. Avisando que este ano estreia Charlotte, que é o novo anime feito pelos mesmos autores de Angel Beats, Clannad, Air tv. Eu estou aqui numa expectativa enorme. Aqui a noticia desse anime: https://afontegeek.wordpress.com/2014/12/23/charlotte-anime-novo-para-2015-dos-mesmos-autores-de-angel-beats/

      Abraços mano e tamo junto!!

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.