Taí uma review de anime que adorei escrever. Falar um pouco sobre Denpa Onna to Seishun Otoko é sempre um prazer. Sem dúvida alguma, um dos melhores haréns que eu já vi e que sempre recomendo a amigos e amigas. Deem uma lida neste texto e se encontrem com o Mistério e a Beleza do Mundo!

Denpa Onna to Seishun Otoko – Review: São as Mulheres a Beleza e o Mistério do Mundo?
Pois é meus amigos finalmente a crítica de Denpa Onna. É interessante dizer que neste Harém Seinen (o anime veio de uma Light Novel Seinen, diga-se), eu recordo que tem um sentido de obra, ao meu ver, mais difícil de ser retratado do que o encontrado em Madoka Magica — por isso a demora do texto.
Mas já que estamos aqui, vamos direto ao ponto. Esta Crítica que NÃO terá Spoilers, conta com Roteiro e Direção, Trilha Sonora, Character Design e Personagens, Historia e Sentido da obra.
mas Primeiro Minha Sinopse

Na história, o herói do harém da vez se chama Makoto Niwa. Ele foi para a cidade de sua tia para morar com ela porque seus pais estão viajando a trabalho. Chegando lá, ele descobre que sua tia querida, a linda gostosa Meme Touwa TEM UMA FILHA!
E sim, a filha dela ‘mora’ num colchão (Futon) e não sai de casa. Sua priminha, acabou sumindo durante seis meses e não tem memória do que aconteceu o.o. Quando ela reapareceu, apareceu fascinada por Aliens! A linda e Moe Erio Touwa!
Roteiro e Direção

Apesar de eu ter visto o anime há bastante tempo, algumas coisas não saem da memória. A primeira delas é o completo fascínio que o Roteiro causa. Ele é do estilo Moderno, (o que mais gosto): não explica as coisas com aquele requinte de “chatice” que estamos acostumados (como por exemplo falar durante ‘horas’ como o poder tal funciona).
O Roteiro segue contando tudo aos poucos. E daí vemos a construção não só da história como também dos personagens. Os dois se formando aos nossos olhos, a medida que Makoto Niwa vai descobrindo as coisas. E claro, como todo roteiro moderno temos o Mistério. Na verdade este anime é sobre os Mistérios do Mundo.

Da Direção, cada personagem principal teve seu próprio arco e motivação contada aos poucos. Foi bem dividido, e devo dizer que por conta do Roteiro Moderno, nem um pouco exaustivo. Adorei saber a forma como o diretor resolveu contar a história: dividida e ao mesmo tempo interligada.
Apesar de uma aparente mudança na direção com o aparecimento da Esper, o argumento do anime se manteve e no fim o diretor idem — Esper são pessoas que pesquisam fenômenos paranormais; vixe!
Trilha Sonora
Muito boa. A abertura mas principalmente a Endyng é um deleite. E pelo que lembro, os sons que ‘brilham’ junto com as imagens foram escolhidos a dedo. Não recordo tanto da trilha no decorrer do anime — mas a sensação das músicas+cenário era maravilhosa. Até aqui um sonoro Muito bom para Roteiro, Direção e Trilha Sonora.
Character Design e Personagens
Falar o que do Moe do anime, digo, do Character Desing? Só lembrando que o Moe não é o Kawaai, ou seja o fofinho e infantil. Moe é a provocação, a leve presença erótica, mas sem Ecchi, são as Pin Ups por exemplo. E no anime muitas vezes ele assume o sentido do Belo nas mulheres — quase todas as personagens femininas tem o moe, e por vezes se mostram em cenas do realmente serem Belas.

Certamente não dá para falar de todas as personagens femininas, contudo fica a questão séria de que todas, têm seus mistérios. Mais do que isso, todas tem suas motivações, razões e amores. Claro que apesar de ser um harém, acho que dá para ser perceber os motivos diferentes que as levam, cada uma, a gostar do rapaz.

Destaque para a Tia, a dona Meme, que vai render momentos hilários — sim o anime é muito engraçado — e também maravilhosos. O arco dela é um dos melhores. Assim como sua filha Erio, que vai demonstrar todo o argumento do anime: do mistério que faz parte do mundo e o Belo das mulheres.

Mas gosto da menina Maekawa (a altona) e também da Ryuuko Mifune, a menina extremamente moe. Uma coisa interessante deste anime, é que não posso falar: “os personagens são ideias gerais, como ‘a tímida’, ‘a bonitona’“. Nada disso. Aqui cada uma é uma. São realmente personagens bem feitos, e até certo ponto complexos — mesmo a Esper (Yashiro Hoshimiya) tem algo especial.
Historia e Sentido da obra

A História é no seu todo linear. Como deixei claro, com o roteiro moderno e direção que dividiu o anime em arcos interligados, conseguimos compreender bem toda a lógica por trás de tudo — claro que não por inteiro, porque o anime fala dos mistérios, e como sabemos, alguns nós descobrimos, outros não.

Sobre o Sentido, fiquei em dúvida. O anime apesar de mostrar a questão do Belo e da Beleza — o Moe é proposital — nas mulheres, temos também a questão dos mistérios não descobertos do mundo. Fiquei pensando: “As mulheres no anime algumas vezes são retratadas como o Belo no mundo“. E são na vida também, diga-se.

Então aos olhos de nós homens, o mistério está nas mulheres — afinal todas têm seus segredos. E como elas são o Belo para nós, e se delas é que de fato surgem as questões sem resposta — ao menos no anime — eu sou forçado a dizer que elas são nosso mistério, nosso belo, e nossa busca.
Mas aí eu estaria jogando fora a questão da lógica do anime, dos questionamentos do mundo sem aparente solução — afinal o mundo possui suas perguntas sem respostas.Digamos que… sim elas são nosso Belo e nosso Mistério. Mas elas também têm suas questões, suas dúvidas, seus porquês. E é isso que mais nos fascina nelas (seus segredos “invioláveis”) — eu não sei vocês, mas senti tanta poesia e filosofia nesse negócio todo, que dá para entender o porquê considero esse anime mais difícil que Madoka.

Espero que tenham gostado e sim, indico muito Denpa Onna!
ps: Elogio às mulheres? Fascínio? Quem sabe?!

Fontes e Ficha do Anime:
Autor da Light Novel: Hitoma Iruma
Ilustrador: Buriki
Diretor do Anime: Shinbou Akiyuki
Wikipédia Pt-BR: [Link]
Wikipédia ING: [Link]
My Animelist: [Link]
Nota: 8,5-9,0
O indicador para assistir este anime foi este site, que por sinal é muito bom e estou curtindo muito. São poucos sites brasileiros, sérios, que possuem esta promessa de análise, critica de animes e temas variados..
Terminei de assisti-lo agora mesmo, levei dois dias.. rss. Então, o que dizer do anime??!? Para mim, começou bem, ficou cheio de “enrolação” no meio e teve um final surpreendente. Romance?! nem muito, só gosto daquele ou daquela e ponto final…
O que me chamou a atenção mesmo foi o tema astronomia. Como gosto e sou extremamente viciado em mistérios do espaço sideral, esse anime conseguiu me prender, e o mistério de uma possível “alien” no meio da “galera”, fez com que eu quisesse terminar logo.
Resumidamente, curti muito.. mas esperava mais..
Um abraço
CurtirCurtir
O misterio realmente te prende muito no anime, te faz querer terminar ele logo! O que eu sinto falta assim, foi uma não-continuação. Mas isso é meio que esperado em animes com temas pouco comuns.
Abração mano veio, brigadão pelos comentários!
CurtirCurtir