Denpa Onna to Seishun Otoko – Review do Anime: São as Mulheres o Belo e o Mistério do Mundo?

Taí uma review de anime que adorei escrever. Falar um pouco sobre Denpa Onna to Seishun Otoko é sempre um prazer. Sem dúvida alguma, um dos melhores haréns que eu já vi, e que sempre recomendo a amigos e amigas. Deem uma lida neste texto e se encontrem com o Mistério e Belo do Mundo!

denpa onna

Muito Moe, Belo e Mistério nesse Harém

Denpa Onna to Seishun Otoko – Review do Anime: São as Mulheres o Belo e o Mistério do Mundo?

Pois é meus amigos finalmente a crítica de Denpa Onna. É interessante dizer que neste Harém Seinen (o anime veio de uma Light Novel Seinen, diga-se), eu recordo que tem um sentido de obra, ao meu ver, mais difícil de ser retratado do que o encontrado em Madoka Magica — por isso a demora do texto.

Mas já que estamos aqui, vamos direto ao ponto. Esta Crítica que NÃO terá Spoilers, conta com Roteiro e Direção, Trilha Sonora, Character Design e Personagens, Historia e Sentido da obra.

mas Primeiro Minha Sinopse

O herói da vez

O herói da vez

Na história, o herói do harém da vez se chama Makoto Niwa. Ele foi para a cidade de sua tia para morar com ela porque seus pais estão viajando a trabalho. Chegando lá, ele descobre que sua tia querida, a linda gostosa
Meme Touwa
TEM UMA FILHA! E sim, a filha dela ‘mora’ num colchão (Futon) e não sai de casa. Sua priminha, acabou sumindo durante seis meses e não tem memória do que aconteceu o.o. Quando ela reapareceu, apareceu fascinada por Aliens! A linda e Moe Erio Touwa!

Roteiro e Direção

Erio Touwa olhando o céu...

Erio Touwa olhando o céu…

Apesar de eu ter visto o anime há bastante tempo, algumas coisas não saem da memória. A primeira delas é o completo fascínio que o Roteiro causa. Ele é do estilo Moderno, (o que mais gosto): não explica as coisas com aquele requinte de “chatice” que estamos acostumados (como por exemplo falar durante ‘horas’ como o poder tal funciona).

O Roteiro segue contando tudo aos poucos. E daí vemos a construção não só da história como também dos personagens. Os dois se formando aos nossos olhos, a medida que Makoto Niwa vai descobrindo as coisas. E claro, como todo roteiro moderno temos o Mistério. Na verdade este anime é sobre os Mistérios do Mundo.

A Esper (todas são moe no anime, rs. -- é proposital)

A Esper (todas são moe no anime, rs — é proposital)

Da Direção, cada personagem principal teve seu próprio arco e motivação contada aos poucos. Foi bem dividido, e devo dizer que por conta do Roteiro Moderno, nem um pouco exaustivo. Adorei saber a forma como o diretor resolveu contar a história: dividida e ao mesmo tempo interligada.

Apesar de uma aparente mudança na direção com o aparecimento da Esper, o argumento do anime se manteve e no fim o diretor idem — Esper são pessoas que pesquisam fenômenos paranormais; vixe!

Trilha Sonora

denpa_onna_01

Muito boa. A abertura mas principalmente a Endyng é um deleite. E pelo que lembro, os sons que ‘brilham’ junto com as imagens foram escolhidos a dedo. Não recordo tanto da trilha no decorrer do anime — mas a sensação das músicas+cenário era maravilhosa. Até aqui um sonoro Muito bom para Roteiro, Direção e Trilha Sonora.

Character Design e Personagens

denpa characters

Falar o que do Moe do anime, digo, do Character Desing? Só lembrando que o Moe não é o Kawaai, ou seja o fofinho e infantil. Moe é a provocação, a leve presença erótica, mas sem Ecchi, são as Pin Ups por exemplo. E no anime muitas vezes ele assume o sentido do Belo nas mulheres — quase todas as personagens femininas tem o moe, e por vezes se mostram em cenas do realmente serem Belas.

Isso é ser Moe e não ser Ecchi

Isso é ser Moe e não Ecchi… tá certo, é quase um echi.. é o melhor do moe!

Certamente não dá para falar de todas as personagens femininas, contudo fica a questão séria de que todas, têm seus mistérios. Mais do que isso, todas tem suas motivações, razões e amores. Claro que apesar de ser um harém, acho que dá para ser perceber os motivos diferentes que as levam, cada uma, a gostar do rapaz.

Dá pra acreditar que ela é a mãe da Erio?

Dá pra acreditar que ela é a mãe da Erio?

Destaque para a Tia, a dona Meme, que vai render momentos hilários — sim o anime é muito engraçado — e também maravilhosos. O arco dela é um dos melhores. Assim como sua filha Erio, que vai demonstrar todo o argumento do anime: do mistério que faz parte do mundo e o Belo das mulheres.

Uma linda mulher comendo do fruto do amor...

Uma linda mulher (Ryuuko Mifune) comendo do fruto do amor…

Mas gosto da menina Maekawa (a altona) e também da Ryuuko Mifune, a menina extremamente moe. Uma coisa interessante deste anime, é que não posso falar: “os personagens são ideias gerais, como ‘a tímida’, ‘a bonitona’“. Nada disso. Aqui cada uma é uma. São realmente personagens bem feitos, e até certo ponto complexos — mesmo a Esper (Yashiro Hoshimiya) tem algo especial.

Historia e Sentido da obra

Denpa-Onna-to-Seishun-Otoko

O herói tentando salvar a donzela…rs…e ela mora num Colchão (Fúton)! Não sei porquê, sinto que dava para fazer um batidão de funk…

A História é no seu todo linear. Como deixei claro, com o roteiro moderno e direção que dividiu o anime em arcos interligados, conseguimos compreender bem toda a lógica por trás de tudo — claro que não por inteiro, porque o anime fala dos mistérios, e como sabemos, alguns nós descobrimos, outros não. 

denpa30

O belo que é recorrente no anime

Sobre o Sentido, juro que fiquei em dúvida. O anime apesar de mostrar a questão do Belo — o Moe é proposital — nas mulheres, temos também a questão dos mistérios não descobertos do mundo. Fiquei pensando: “As mulheres no anime algumas vezes são retratadas como o Belo no mundo“. E são na vida também, diga-se.

denpa12

O Fascínio — sim fazemos cara de bocó mesmo.

Então aos olhos de nós homens, o mistério está nas mulheres — afinal todas têm seus segredos. E como elas são o Belo para nós, e se delas é que de fato surgem as questões sem resposta — ao menos no anime — eu sou forçado a dizer que elas são nosso mistério, nosso belo, e nossa busca.

Mas aí eu estaria jogando fora a questão da lógica do anime, dos questionamentos do mundo sem aparente solução — afinal o mundo possui suas perguntas sem respostas.denpa15

Digamos que… sim elas são nosso Belo e nosso Mistério. Mas elas também têm suas questões, suas dúvidas, seus porquês. E é isso que mais nos fascina nelas (seus segredos “invioláveis”) — eu não sei vocês, mas senti tanta poesia e filosofia nesse negócio todo, que dá para entender o porquê considero esse anime mais difícil que Madoka.

denpa19

Lindo sorriso

Espero que tenham gostado e sim, indico muito Denpa Onna!
ps: Elogio às mulheres? Fascínio? Quem sabe?!

Não sei os amigos, mas essa menina

Essa menina (Maekawa, a Altona) me lembra muito a Urabe de Nazo…

Fontes e Ficha do Anime:

Autor da Light Novel: Hitoma Iruma
Ilustrador: Buriki
Diretor do Anime: Shinbou Akiyuki
Wikipédia Pt-BR: [Link]
Wikipédia ING: [Link]
My Animelist: [Link]

Nota: 8,5-9,0

Galeria de Imagens (Click para Ampliar)

2 Respostas para “Denpa Onna to Seishun Otoko – Review do Anime: São as Mulheres o Belo e o Mistério do Mundo?

  1. O indicador para assistir este anime foi este site, que por sinal é muito bom e estou curtindo muito. São poucos sites brasileiros, sérios, que possuem esta promessa de análise, critica de animes e temas variados..
    Terminei de assisti-lo agora mesmo, levei dois dias.. rss. Então, o que dizer do anime??!? Para mim, começou bem, ficou cheio de “enrolação” no meio e teve um final surpreendente. Romance?! nem muito, só gosto daquele ou daquela e ponto final…
    O que me chamou a atenção mesmo foi o tema astronomia. Como gosto e sou extremamente viciado em mistérios do espaço sideral, esse anime conseguiu me prender, e o mistério de uma possível “alien” no meio da “galera”, fez com que eu quisesse terminar logo.
    Resumidamente, curti muito.. mas esperava mais..
    Um abraço

    • O misterio realmente te prende muito no anime, te faz querer terminar ele logo! O que eu sinto falta assim, foi uma não-continuação. Mas isso é meio que esperado em animes com temas pouco comuns.
      Abração mano veio, brigadão pelos comentários!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s