Akira O Filme: BOMBA – Hollywood vai estragar Tudo!

Bem pessoal, confesso que fiquei meio surpreso ao ler essa noticia. Se trata de dizer que Hollywood parece que vai destruir outro anime clássico — nem vou falar de Dragon Ball mais — porque o diretor do filme live-action que adaptará a obra original de Akira, disse que o anime é muito ruim.

Akira O Filme: BOMBA – Hollywood vai estragar Tudo!

akira

Nas palavras dele “ninguém está interessado” no anime, e que ele fará algum muito melhor. Enquanto isso a DreamWorks anunciou o diretor da temida adaptação de Ghost in the Shell — eu inclusive já dei essa notícia aqui no site, portanto, estamos confirmando também que teremos um filmes de Ghost. O diretor será o mesmo de “Branca de Neve e o Caçador“: Rupert Sanders — nunca vi esse filme, vixe!

A adaptação Hollywodiana de Akira, que já se sabe, vai se passar muito mais na Neo-tokyo do que o anime original (caso haja alguma dúvida: “already notorious for ditching Neo-Tokyo as a setting along with most of the story of the original”), foi enlatada durante muito tempo pelo estúdio, e deve ser divida em sequências, sem uma preocupação muito grande com uma adaptação inteira — eu acho isso normal se tratando de Hollywood, se for bem aceito pelo público, teremos as continuações.

akira_explosion_high

O diretor Jaume Collet-Serra mostrou seu desdém com o anime original numa entrevista recente (Se o cara não gosta do anime, por qual motivo o estúdio chamou esse cabeça dura? As chances dele fazer caquinha são gigantes!)

-O que você está trazendo para que esse seja um filme seu?
(Que mostre que é uma adaptação mesmo)

Collet-Serra: Eu espero que possa trazer personagens fortes. No original, eu não acho que os personagens principais são os protagonistas. O que eu espero é trazer personagens. (taí uma frase forte)

-Isso é verdade (até o entrevistador concorda, rs). Essa é uma daquelas histories estranhas, aonde você nunca vê o personagem principal, a não ser no nome do filme.

Collet-Serra: Ninguém é interessante. Tetsuo é interessante porque essas coisas estranhas acontecem com ele, e Kaneda é muito bi-dimensional. Isso é parte da cultura japonesa, eles não têm personagens fortes. Eles são usados como uma maneira de mover uma outra filosofia para frente.

akira

Eu não me dei o trabalho de traduzir a noticia inteira, porque sinceramente, com uma entrevista dessas, a gente perde a vontade. Olha só o que ele falou de toda uma cultura… Eu não vou poder argumentar muito porque simplesmente, vi o filme na infância e não tenho lembranças fortes sobre ele.

Não vou poder defender os personagens principais — também não acho que precise, depois da segunda colocação do diretor: “Isso é parte da cultura japonesa, eles não têm personagens fortes.”

serial experiments lain

Isso demonstra o nível de conhecimento que ele tem sobre uma cultura tão ampla e milenar como a japonesa. Eu não precisaria nem ir tão longe. Basta citar Lain (Serial Experiments Lain) ou até a Shiki-Sama de Kara no Kyoukai — poxa vida, Goku, o Samurai X, tem tantos bons exemplos né?

A segunda frase dele que me pareceu meio enigmática, e meio que encontro isso em Code Geass: aonde os personagens não fazem andar a história pelas suas motivações, mas são meio que pegos de surpresa (são os Roteiros Pós-Clássicos que eu citei tem um tempo).

Agora sinceramente, vou ser malvado. Não acho que ele entendeu que esse é um tipo diferente e genial de narração de uma estória. Não acho nem que ele pensou isso que eu expliquei — sim fui bem malvado mesmo.

Capa da mini -série Cavaleiro das Trevas de Frank Miller - 1986

Capa da mini -série Cavaleiro das Trevas de Frank Miller – 1986

É uma pena que outro clássico dos animes tenha um futuro tão ruim nas mãos de Hollywood. E eu só vejo um motivo — Presunção. Os diretores se acham muito, são orgulhosos demais para entenderem que se tratam de obras-primas. Aliás, é o que pode acontecer com Batman vs Supermanpodem subestimar aquela genialidade chamada Cavaleiro das Trevas de Frank Miller.

Pena…

[Link]

15 Respostas para “Akira O Filme: BOMBA – Hollywood vai estragar Tudo!

  1. Caro Tassio:
    Li a matéria sobre essa nova desgraça que Hollywood pretende fazer, que é a adaptação para live-action da obra-prima da animação japonesa, Akira. É ruim, hein?!?
    E ainda por cima, o diretor encarregado da adaptação já começar dizendo que a obra original é “muito ruim” e que ele fará algo “muito melhor” é sinal que vêm merda por aí – como no caso da adaptação de Dragon Ball para live-action,por exemplo.
    Se ele não gosta da versão animada, então é sinal de que ele vai fazer merda com esse longa (aliás, outras adaptações de animes para live-action feitas por Hollywood também tem resultado em desastres como filmes. Era melhor que ele não aceitasse fazer o filme.
    Esses diretores de Hollywood se acham “os bons” para fazerem o que quiserem com as obras alheias e o resultado é sempre desastroso, até mesmo financeiramente, para os estúdios americanos. E o pior é que quem não conheceu a obra original acaba tendo uma impressão errônea ao ver a versão hollywoodiana. Até mesmo obras literárias como “Eu, Robô”, de Isaac Asimov, foram vítimas desse mal que são as adaptações feitas pelos estúdios americanos É por isso que eu não perco meu tempo assistindo a tais adaptações.
    Mudando de assunto (se me permite, agora que já comentei o seu artigo)…você já soube do resultado de uma pesquisa feita no Japão sobre qual o/a mangaka que melhor representa o País? Pois o resultado mostra o quanto as opiniões dos japoneses diferem das dos outros povos, incluindo os brasileiros. O ranking foi reproduzido no blog da Animax (a ex-revista, não o ex-canal de animes). Como pode conferir abaixo:
    http://www.animaxmagazine.com/2014/02/pesquisa-o-mangaka-mais-representativo.html
    Eu até deixei um comentário , pelo Blogger, sobre o artigo. E disse certas verdades que eu tinha que dizer a respeito.
    Bom, é só por enquanto. Até a próxima.

    • Concordo em tudo q vc falou mano, só posso assinar embaixo.

      Eu vi a lista. Ela foi feita lá no Japão e se me perguntassem eu n discordo muito nao. Acho que ainda está muito no imaginário das pessoas a presença de Tesuka por lá.

      Tbm acho interessante duas mulheres mt fortes na lista (elas são bem ricas né?), mostra q o público japonês é bem aberto quanto a isso. Ahh… dificil eu considerar uma lista dessas ruim, só quando colocam a Asuna (SAO) como melhor heroína. Ai o bicho pega, rsr

      Abraços cara, tamo junto!

      ps: Vi sua opinião, Urabeeee! E noticias de nazo pra vc cara: ( https://www.facebook.com/photo.php?fbid=493675347404287&set=a.289816537790170.58897.289812164457274&type=1&stream_ref=10 )

      • Não concordo não Nekomimi você já viu Edge of Tomorrow? esse filme foi uma adaptação de All You Need Is Kill(mangá) e ficou fod.a.Acho que essas adaptações de mangás pro Live Action são necessárias,porque a popularidade dos animes diminuiu muito.

  2. O cara ficar com desdém de Akira, dizer que é um filme não interessante, sem personagens fortes. Já ví que o mesmo deve ter acontecido com Dragon Ball, mas não vem ao caso. Pelo que se pode esperar, tendo com base nessa pequena entrevista, é que teremos um Dragon Ball live-action 2, ou seja, uma bosta. Mas vamos esperar pra ver!

  3. Não posso concordar totalmente com sua opinião, adoro muito o filme do Akira, porem em comparação ao mangá o Diretor tem certa razão, a historia do mangá é cheio de vários personagens interessantes que se entrelaçam na historia de uma forma que fica muito difícil acompanhar somente o principal, e os principais não existe sem nenhum dos outros de tal forma que os secundários se sobressaem na historia, totalmente diferente de Samurai X que ja era forte antes da historia acontecer, ou de Lain que tem pocos secundários, akira se forma com o passar do tempo no mangá, cada um formando a linha da suas própria historia e você não sabe quem vai viver ou morrer ou ser o principal no final (lembra GoT nesse aspecto XD). Quem ainda não leu o mangá e acha o filme muito phoda, o mangá É MUITO MAIS PHODA! MUITO MESMO. obs. não estou defendendo o diretor, somente demonstrando um ponto de vista referente ao mangá e comparando com os comentários dele ^^, afinal esse filme não deveria sair😄

    • Oi Rorato, por isso q eu n ataquei esse ponto de vista do diretor — eu n lembro do filme de Akira direito. O que ataquei na opinião dele, foi dizer no geral, q os japoneses n colocam personagens fortes nas suas obras, daí eu ter citado as acima. Ele mostra n ter o muito conhecimento… mas enfim🙂.

  4. Alguém que não entende que em geral no dia a dia os japoneses são inexpressivos como sociedade mas que transmitem tudo em pequenos detalhes, e que no anime fica claro em pequenos detalhes desde um tipo de cabelo, marca de nascença, um reflexo nos olhos, nunca poderá fazer uma interpretação digna de um anime ou manga. Teriam que procurar um diretor que aprecie este tipo de arte (um Guillermo del Toro? ou Luc Besson?) para obter um resultado digno. Ou, deixar que sejam os japoneses que façam, como o excelente resultado que tivemos com Rurouni Kenshin

  5. Akira simplesmente é o melhor anime que já existiu e existirá na história dos animes e nenhum filme, feito por fã ou não fã, poderá ser melhor do que o anime.

  6. lembro ate hoje quando fui alugar um filme com meu pai, e vi lah um poster com o Kaneda segurando uma arma. Aquilo me fisgou de imediato. Implorei pra meu pai alugar, chegando em casa, assisti o filme por duas vezes na sequencia, foi um soco no estomago, eu queria entender o porque de algumas coisas, mas aquilo estava alem da minha compreesão pra aquela idade.
    Desde entao considero um anime intocavel, e nao tenho a minima vontade de ver um filme feito por “roliudi”. Tenho a versao comemorativa com entrevistas do criador em bluray e vez ou outra ponho pra rodar com audio em japones é claro. Obrigatorio.

  7. o bom seria que katsuhiro Otomo fizesse um anime em serie com o Mangá completo, ai seria perfeição ^^

  8. Haaa.. por que insistes em lembrar de tais obras como Kara no Kyoukai?! .. sim, os nipônicos sabem fazer anime… sabem mensurar temas através de desenhos e, o que mais me chama a atenção, transmitir emoções…
    Acho que a maioria teve a infeliz experiência de assistir Akira quando criança e como resultado, nada entendeu… Eu compartilho dessa experiência, onde lembro-me claramente que assisti ainda jovem gafanhoto na BAND rss.
    Logico, quando mais velho, me deparei com o DVD na locadora e pronto, assisti, pesquisei, procurei entender, mas ainda faltava saber interpretar o que estavam tentando transmitir através de vários fatos dos acontecimentos no decorrer do longa. Foi frustrante, confesso, mas com muito suor consegui acompanhar o raciocínio dos criadores.
    É uma pena, um “criador” de Hollywood soltar comentários como esses. Talvez se tivesse um pouco da decência de não dizer nada a respeito quando não se sabe, acredito que ficaria mais bonito.
    Esperar para ver? Talvez…
    Um abraço.

    • “por que insistes em lembrar de tais obras como Kara no Kyoukai?!” Porque é MUITO BOM!!! rsrs Perfeito comentário mano. eu ando com vontade de rever Akira esses dias. Quem sabe não aparece uma review por aq né? Abração mano!!!

  9. Mais um viúva do Nolan, “Bla bla bla nunca irão fazer um Batman melhor que a trilogia do Nolan bla bla bla” isso é assunto passado,o roteiro de Batman v Superman ESTÁ FO.DA,o seu problema deve ser com o Ben Afleck né? acho que ele irá surpreender!

    • Fala LOL! Então… discordo da sua discordancia do nekomimi. Primeiro, não é pq um (ou poucos) live-action são bons, que todos devam ser. Na vdd é consenso de que a maioria das live são sofriveis, horriveis e etc. Eu mesmo tentei ver um… e bem. Indico pra vc os filmes do Samurai X que também falam mt bem. Mas lembre-se: Exceção não é Regra.

      Sobre os animes… discordo de novoo. Na vdd nunca se viu tantos animes sendo produzidos por temporada como hoje. A qualidade… bom, não estamos falando de qualidade por aqui kkk. Mas concordo com o fato de que no Ocidente, aí sim, os animes tem sofrido muito — também pq da alta censura imposta a eles: ocidentais não entendem animação como uma obra livre, mas “coisa pra criança”. Só agora a DC vem mudando isso com suas animações de outro mundo.

      Ahh cara… eu ODEIO o Ben Afleck… conviva com isso kkk. Odeio tenho muito medo das atuações dele (inclusiva em Esquadrão Suicida) e principalmente qnd soube que ele pode dirigir o filme do batman.

      ps: Não li e nem vou ler o roteiro kkk. Prefiro ter a surpresa no dia que eu ver o filme. Superman “Man of Steel” foi surpreendentemente muito bom, então tenho boas esperanças pra BvS.

  10. Existem boas adaptações de mangás/animes sim pro live Action por exemplo Edge Of Tomorrow e o Próprio Pacific Rim(que não é adaptação direta mas tem muito da cultura do japão ali).

Deixe uma resposta

