Puella Magi Madoka Magica – Review: É o Melhor Anime Maho Shoujo de Todos?

E no “Conversando sobre Animes” venho falar de um do textos que mais rendeu “tretas” aqui para o Afontegeek. Antes de tudo, peço para que “peguem leve” por se tratar só de uma humilde opinião. Mas então… Você acha Madoka Magica O melhor Anime Maho shoujo de todos? É o que veremos no texto a seguir. Boa leitura!

05

Puella Magi Madoka Magica – Review: É o Melhor Anime Maho Shoujo de Todos?

Oi pessoal, bem-vindos ao  “Conversando sobre Animes” de Madoka Magica, ou Maho Shoujo Madoka Magica, ou ainda Puella Magi Madoka Magica. Por se tratar de um anime “mainstream” atual, e ter diversas criticas a seu respeito, vou direto ao assunto neste texto com muitos Spoilers.

Vamos falar de três coisas aqui. O primeiro ponto a se pensar é em Sacrifício; o segundo é no público alvo: o Feminino; e por fim na questão de “Aonde estão os Homens na história?“, que é ligada ao público alvo. Lembrando que se trata só de minha humilde opinião (bem argumentada) de quem não sabe nada, então calma fãs, é só minha opinião.

madoka
Quem vê essas meninas não imagina que quase todas morrem o.O

O Sacrifício

Que é sacrificar-se? É dar-se pelo outro. Mas só há sacrifício de fato, quando você perde algo que lhe sensibiliza, lhe dói, e mesmo lhe Transforma. É uma característica essencialmente humana. Como a Madoka — que se “sacrifica” virando uma “deusa”,  (o que se trata de uma grande referência à Lain, de Serial Experiments Lain) para impedir que mais garotas mágicas se tornem bruxas…

Vamos com calma.

Mahou Shoujo Madoka Magica - 10 - Large 37
Ótima cena!

As bruxas são as próprias Maho Shoujos, o que quer dizer que não apenas o mal está nelas mesmas, como se transformar numa é “não vivenciar” a dor que de fato se sente. Em verdade, se transformar em uma “Bruxa” é evitar a dor, deixando-se de ser, consciente de si mesma.

Para piorar, quando a Madoka evita que as “garotas mágicas” se transformem em “bruxas”, ela evita que elas vivenciem a dor, evita que elas sofram, evita que elas cresçam como pessoas. Além deste “sacrifício” que a Madoka faz — como vimos, a Madoka se torna um meio das “garotas mágicas” fugirem dos problemas — ela sacrifica o amor que sente pela sua “melhor amiga”.

Eu não sei se os japoneses sabem, mas no início da poesia, os poetas/trovadores faziam canções de “amigo”, que eram endereçadas para suas amadas. Ter uma amiga, portanto, era ter uma amada.

madoka e homura
Sim elas se amam!

Acho que os japoneses não sabem disso. Mas é claro que todo o sacrifício que a Homura faz para que a Madoka exista, é porque ela a ama — e ao meu ver, é correspondia pela sua “amiga”. Só pra constar, o episódio onde a Homura mostra tudo o que passou pela Madoka, é de longe o melhor de todo o anime.

Por que o autor não quis que elas ficassem juntas? Todo Maho Shoujo tem romances “proibidos”, ou amores não correspondidos. Que o digam Sailor Moon e Card Captor’s Sakura. Então não entendi bem o motivo do autor/diretor “esconder” o profundo amor que a Batman, digo, a Homura sentia pela Madoka, e que bem sabemos, a Madoka retribuiria.

Todas se "sacrificam" e não se sacrificam: Por que não sentem a mudança, ou a tristeza...
Todas se “sacrificam” e não se sacrificam: Por que não sentem a mudança, ou a tristeza…

O anime fala de Sacrificar-se

Falando assim, parece que somente o nosso casal acima é o único que se sacrificou no anime. Errado! A Sayaka se sacrificou pelo Kamijou, a Kyouko primeiro pelo pai, depois pela própria Sayaka, e por fim a Mami que se sacrificou por ela mesma — não conta ela tentar salvar a Madoka daquela bruxa.

puella_magi_madoka_magica-02-mami-shaft
A Mami foi de longe a que mais gostei: Se sacrificou para continuar vivendo.

É claro como a água que o anime fala de sacrifício. Certo que eu só percebi isso quando a Madoka virou a Lain, digo, a “deusa”, rs. A questão são os motivos dos sacrifícios e a não vivência das tristezas no argumento do anime — que possui um Roteiro pós-Clássico frequente em Maho Shoujo, óbvio.

Repito, ficar triste faz parte de crescer, e se transformar em “bruxa” ou “deixar de existir” é simplesmente não vivenciar essas dores que nos constituem enquanto tais. O anime peca como uma boa obra, por defender “fugir dos problemas”, o que acaba nos fazendo não sentir as mortes, ou melhor, os sacrifícios das meninas — Há um real sacrifício se nós nem elas, não os sentimos? Mahou-Shoujo.Madoka-Magica

Público Alvo: Meninas

E isso cai diretamente no público alvo. O anime é um anime feminino. Não há presença importante de homens. As questões e necessidades são as “sentidas” pelas meninas, assim como as “grandes conversas” do anime como a que a Madoka teve com sua mãe: “às vezes é preciso deixar o outro errar”, reforçam a feminilidade da obra.

Não acho ruim isso não. ARIA, por exemplo, é um anime voltado para o público feminino e isso é um ponto capital — ARIA é 10 pessoal — mas Madoka simplesmente não consegue falar de fato dos sentimentos das meninas. As mortes não podem ser sentidas, a Homura vira uma “robozinho” depois de tanto voltar no tempo, e o sentir é sempre controlado, racionalizado, filtrado.

Tudo o que as meninas não podem é sentir, sentirem-se mulheres. E as que se sentem, como a Hitomi Shizuki, podem ser mal-vista pela audiência por “roubar o namoradinho da amiguinha”. Sinceramente me pergunto se os autores Sabem falar com o público feminino, se tanto excluíram a presença “do outro lado” no anime. puella_magi_madoka_magica-05-sayaka-sword

O outro lado: Aonde estão os Homens na história?

O pai da Madoka é ausente a tudo, assim como o Kamijou usufrui sem agradecer o seu “milagre”. Confesso que me preocupou essa ausência, ou falta de preocupação com o outro lado (conosco, com os homens).

É basicamente como ver Kingdom ao inverso: só aparece Uma personagem feminina no episódio 15 +/-. Além disso, ao meu ver, o futuro do anime é um futuro fortemente Feminino. Além de não haver presença “do outro lado”, no fim do anime com a não mais existência das “bruxas”, figuras “masculinas” formam o aspecto do que seria “o mal”.

Confesso até aqui certa preocupação. Ensinar as meninas a fugir dos problemas e tentar viver alheias do sexo oposto? Talvez seja muito forte a segunda proposição. Vamos dizer que, “o anime não fala com o público masculino” e fechar o assunto. homura-akemi

Conclusão

O anime ao meu ver, me perdoem os fãs, é fraco. Assisti ele até o fim porque gosto de “sangue”. Apesar de amar a Mami, saber que ela foi morta decapitada, me fez continuar. Foi realmente uma sensação estranha ver todas aquelas meninas morrerem, uma após a outra, e simplesmente não sentir nada, porque a única que mostrava algum sentimento era a Madoka.

MahouShoujoMadokaMagica225 mami
Mami = Moe = Eu gosto! rsr

E mesmo assim, a Madoka estava tão alheia com a/o Kyuubey para tentar descobrir como parar aquele “mal” — Kyuubey “não tinha culpa”, ele estava ali para continuar a existência da espécie dele; era um Soldado — que não tivemos tempo, nós, público, de chorar/sentir, as mortes da Mami, Sayaka, Kyouko, ou mesmo sofrer porque a Homura havia perdido o grande amor da sua vida.

Ou seja, não conseguimos vivenciar as grandes questões do anime, porque os personagens não trabalhavam essas emoções — elas não podiam ficar tristes lembra? — e por não poderem vivencia-las, é claro que elas não cresciam como… Personagens.

Mahou_Shoujo_Madoka_Magica_-_11_-_Large_17
Essa mina é muuito sensacional!

Vou fechar esta review repetindo o argumento do anime: Fugir dos problemas, como Evitar a morte de seu grande amor, ou evitar vivenciar a tristeza (se transformando em “bruxa” ou deixando de existir), de forma alguma é ao meu ver, um bom argumento, não importa para que público seja.

Ensinar as meninas a não encarar os problemas é uma tolice sem tamanho. O anime é ruim, assim penso. Indico (para Todos!) Black RockShooter por ele falar justamente do contrário. Crescer e renascer como uma fênix, diante das diversidades da vida.

Nota: 8,0 – 7,5

Fontes e Ficha do Anime:

Wikipedia ENG [Link]
AnimeList [Link]
Diretor: Akiyuki Shinbo [Link]
Escritor: Gen Urobuchi [Link]
(Gen Urobuch também é autor da Light Novel de Fate/Zero da Type/Moon e parece que participou de muitos outros animes conhecidos)

13 comentários em “Puella Magi Madoka Magica – Review: É o Melhor Anime Maho Shoujo de Todos?”

  1. Oi, Tassio:
    Puella Magi Madoka Magica, como eu já havia dito antes, guarda vaga semelhança com Yume Tsukai, de Riichi Ueshiba, em certos elementos. Há, por exemplo, um personagem em Yume Tsukai que teve sua cabeça decepada em circunstâncias misteriosas na primeira aventura da série, que durou dois tankohons, se não me engano.
    Outro mangá (e anime) que guarda certas semelhanças com Madoka Magica é a série Bokurano, de Mohiro Kitou. Principalmente quanto aos sacrifícios dos personagens principais (no caso, os jovens pilotos do Zearth) e a presença do equivalente do Kyuubey (no caso, o Koemushi), que têm até mesmo as cores do mascote da série da Madoka Magica, Na verdade, Koemushi é uma versão mais cruel de Kyuubey.
    Quem já assistiu às duas séries, percebe essas semelhanças. É como se Puella Magi Madoka Magica fosse uma versão “shoujo” de Bokurano, guardadas as devidas diferenças, é claro.
    Falando em Madoka Magica, o novo longa da série está entre os três longas de animes pré-indicados para pré-seleção do Oscar, ao lado do novo longa do Estúdio Ghibli e do longa Momo no Tegami.
    Para encerrar, um link para um artigo sobre a versão anime da série de Mohiro Kitou (nos comentários, dá para saber mais coisas como as divergências entre o autor do mangá e o diretor da versão anime):
    http://www.genkidama.com.br/argama/2012/02/10/bokurano-quando-o-mecha-e-apenas-coadjuvante/
    http://www.animenewsnetwork.com/news/2007-06-14/bokurano-helmer-changes-story-due-to-dislike-of-manga
    http://kurogane.animeblogger.net/2007/06/15/i-hate-the-manga-says-bokurano-anime-director/

    Curtir

    1. Oi Nekomimi, vamos responder seu comentário com calma, como sempre aliás. Primeiro, discordo muitissímo. Comparar uma obra genial como Yume Tsukai com Madoka Magica é quase um atentado, rs. Tanto como público alvo, como qualquer relação simbólica. Yume Tsukai nekomimi, vc sabe q penso eu né, é uma obra imensamente mais abrangente, complexa, e mais bela como um todo.

      Se Madoka usou como referência na decapitação (coisa que discordo, pq em Yume não houve medo de mostrar a cena, até pq se trata de um seinen gore, sem contar o motivo que levou a morte em Yume Tsukai, que é de outro nível) é extremamente difícil, mas se foi, é possivel pelo ano de Tsukai (2001) e o ano de Madoka (2011), mas como eu falei acima, os motivos de ambos os casos são extremamente diferentes, e no segundo, a cena foi mostrada com toda coesão.

      Sobre as outras de referências de Madoka, eu realmente não vou poder lhe dizer por não ter visto os outros animes (e dado eu não gostar muito do argumento de Madoka, dificilmente verei esses) mas é certo, que Yume Tsukai Nada ou Muito pouco serviu de referência, muita mais pelos diversos Argumentos que ocorrem no manga. Vou deixar aqui o link do texto de Yume Tsukai [ https://afontegeek.wordpress.com/2013/07/14/conversando-sobre-yume-tsukai-porque-sonhos-e-sangue-combinam-review-de-manga/ ] q eu sei q vc leu Nekomimi, mas é normal nós discordamos de alguma coisa.

      Como cito, vejo com muita clareza a referência à Serial Experiments Lain no final da Madoka virar uma “deusa”. Isso para mim é ponto concreto.

      Sobre o “sacrifício” das meninas em Madoka, eu também discordo, mas deixei isso claro no texto. Só um ponto Nekomimi, não pareceu q vc leu minha review, e espero que isso não mais se repita — vc não falou nada do texto que fiz. Caso ocorra novamente, não vou postar seu comentário. Só para deixar frisado mesmo.

      E nesse texto [ https://afontegeek.wordpress.com/2013/11/23/novo-filme-do-estudio-ghibli-e-do-autor-de-a-viagem-de-chihiro-the-wind-rises-e-noticias-sobre-o-filme-animado-brasileiro-uma-historia-de-amor-e-furia/ ] falamos sobre o filme de Madoka estar entre os pré-indicados. Quando o antigo dono do blog leu meu texto, e viu o argumento de Madoka (Obviamente que não vou ver esse filme) ele duvidou muito dele participar efetivamente do Oscar. Eu não sei, sinceramente espero que não.

      Abraços cara, tamos junto. Mas por favor, comente coisas que tem haver com o texto, na próxima o comentário simplesmente não será postado. Bom natal cara!

      Curtir

      1. Olá, Tassio:
        Não deu antes para passar por aqui, pois eu estive fora por uns tempos, e depois acabei esquecendo de visitar o seu blog, mas agora que eu tenho um tempinho para postar aqui, é que eu li o seu comentário.
        Me desculpe se se aborreceu por causa daquele meu comentário anterior acima, mas é que naquela hora eu havia me esquecido de que havíamos falado sobre isso antes, e por causa disso o meu comentário acabou ficando assim repetitivo.
        Quanto a comentários futuros, se quiser eu posso enviar por e-mail os comentários que eu vier a postar (antes de postar, é claro) para que você possa avaliaá-los e ver se podem ou não ser postados em seu blog, assim isso evitará futuros aborrecimentos para você. É uma sugestão, se caso concordar, farei dessa forma daqui para a frente.
        Bom, por ora é só. Até a próxima.

        Curtir

      2. Olá nekomimi, vou ti dizer uma coisa meu amigo: me desculpe. Repensei bastante a resposta que eu dei no seu comentário e me excedi muito. Realmente peço desculpas. Não acho necessário que vc me mande emails, na verdade como eu falei no comentário acima, só quero que vc comente meu post, dê sua opinião muito abalizada como sempre. Mas d qlqr jeito vc falou algo a mais de Madoka e acrescentou seu vasto conhecimento ao blog — eu agradeço.

        Então é isso, lhe peço desculpas, mas tbm peço pra vc comentar um pouco meus posts; não precisa d mandar email nao. Estamos sempre juntos cara. Se vc quiser fazer parte da equipe ai sim, me mande o email.
        Abração mano.

        Curtir

  2. Profunda review de Madoka Magica! Sensacional!

    Gostaria de saber se você ja viu ”higurashi no naku koro ni”, é meu anime preferido e eu gostaria de uma review, tambem sou muito fã de guilty crown xD

    Curtir

    1. Oi Luiz, brigadão cara! A gente tenta!

      Eu já ouvi falar de Higurashi, é um harem de terror não é? Eu amoo haréns de paixão, talvez eu veja. Vou colocar ele na lista. E cara, Guilty Crown é o anime que mais gosto! Tem uma Critica que eu fiz sobre ele aqui: [ https://afontegeek.wordpress.com/2013/05/09/critica-de-guilty-crown-acao-romance-e-filosofia-o-homem-em-busca-de-ser-humano/ ]

      Boa leitura e boas festas cara!!

      Curtir

    1. Hummmm cara… é vdd. Pior que eu n sei se retiro, pq a referência é tão perfeita, que faz todo o sentido estar na resenha. Mas enfim, eu n contei como ou pq, ou se Lain se sacrifica virando uma deusa… mas taí é um fato viu mano. Valeu o toque fera!

      Curtir

  3. Discordo muitíssimo dessa leitura de que a tese principal da história levaria, em último caso, a um lema como “é possível evitar os problemas”. Achei bem rasa, pra falar a verdade e me pergunto quais são as outras leituras de alguém que faz uma critica dessas.

    As ‘mahou shoujo’ não têm, de forma alguma, escolha. Elas são pegas em momentos de imensa fragilidade/necessidade e seduzidas por uma proposta que balançaria até o mais estóico dos humanos: a possibilidade de realizar o irrealizável… ou um “milagre”, como queira. Uma vez decididas, nenhuma delas hesita mesmo desconhecendo completamente as consequências do contrato ou que tipo de poder permitiria algo tão grandioso (“Ah, vou virar uma Mahou Shoujo e chutar a bunda de uns troços malvados em nome da humanidade e blablabla? Beleza, muito justo!). Esse pequeno erro de cálculo é nada mais do que hybris. Sem mais.

    O melhor exemplo (ou pelo menos o que acompanhamos por mais tempo) é o de Sayaka. Nem o aviso das veteranas serviu para fazer com que ela pensasse duas vezes no desejo que realizaria. O sacrifício é, realmente é o tema central da série, concordo… mas que sacrifício é esse? A troco de quê uma criança de 14(?) anos vende a própria alma? Amor? Heroísmo? Salvar o mundo? Madoka várias vezes fala que se sente inútil, “alguém sem talentos”. Todo adolescente já se sentiu assim, e aí, imagina se aparece um Kyubey, hein?

    Agora, por que discordo tanto de você? Do jeito que você fala, parece que o desfecho do anime faz com que as meninas parem de passar por um processo natural, quando é bem o contrário, é justamente ao serem ‘captadas’ pelos incubadores que as meninas não crescem nem vivem uma vida humana normal, com a angústia e frustração humana de todo dia (“para os adultos, as coisas só valem a pena quando tem sofrimento”, palavras da adulta mãe de Madoka).
    O desejo realizado cobra um preço altíssimo delas, que se tornam armarguradas em função das consequências de não quererem lidar com a realidade (a morte para Tomoe, desilusão amorosa para Sayaka, sorimento familiar para Kyoko). Com isso, as meninas vão ficando desesperançosas e frustradas até virarem “bruxas” e servirem de fonte de energia para o segundo enredo da história (uma trama de ficção científica à lá Matrix): Kyubei está a serviço de uma sociedade extraterrestre que explora seres humanos para sugar a energia deles.

    Madoka nunca, nunca, nunca teve a intenção de salvar o mundo, o que ela preza é harmonia e justiça. Ela acha legal a ideia de poder ser “alguém especial” como uma garota mágica. Legal e assustador, ainda mais quando vê uma delas morrendo logo de cara. Quando as circunstâncias mudam e ela entende o que está em jogo e o que está nas mãos dela, ela age. Mas não tem a intenção de “proteger” as meninas da vida, e sim não ser vítima para num sistema injusto e macabro, nem deixar que isso aconteça com outros ou permitir que Homura fique num looping infinito pra sempre. O anime não deixa claro em hora nenhuma se Mahou Shoujos podem crescer, biologicamente falando, ou se são como vampiros. Sabemos só que, no sistema antigo, elas morrem em pouco tempo, bem antes de virarem adultas. E morrem de desgaste psicológico. Também não fica claro como funcionam os contratos no novo sistema, nem se as meninas simplesmente viram adultas como garotas normais e deixam de ser garotas mágicas, por exemplo. O que fica claríssimo é que “virar bruxa” é o lado sombrio de ser uma mahou shoujo e não representa, de forma nenhuma, se tornar adulta e lidar com decepções da vida. Na verdade, tá mais pra um arquétipo trágico do que acontece quando se tenta fugir disso por um atalho mágico.

    Achei nonsense a crítica à ausência de homens e a parte sobre “necessidades femininas”, você nem deixa claro o que é isso (a conversa que você cita poderia muito bem ser de uma mãe com um menino ou um pai com um menino) porque provavelmente não sabe o que tá falando. O pai de Madoka, o pai de Kyoko, Kyosuke. Esses últimos tem uma presença tão forte e interferem de forma tão direta na história, que não sei de onde você tirou a “evitação” de lidar com o sexo oposto (o que, no mínimo levantaria questões de gênero entre outras que tomariam muito tempo. Mas ninguém critica a falta de personagens femininas de “presença” em shojous e filmes/comics “masculinos”, ahem. Enfim… A masculinidade é mesmo fráááágil.). Tanto o pai quanto a mãe de Madoka são claramente presentes na vida dela e há cenas em que ela conversa com ambos sobre temas relevantes. A inversão dos papeis (pai que trabalha em casa x mãe executiva) é bem bacana, assim como a postura receptiva do pai de Madoka em relação à mãe. De forma geral, adultos não tem muito o que fazer na trama, apesar de não serem personagens apáticas (em nenhum momento tive a sensação de crianças desassistidas ou “soltas na aventura”), eles não poderiam interferir nas ações das meninas e tem participações “recuadas”. Acho interessantes que todas as falas dos adultos são pequenas “lições”, a professora inconformada com o machismo, a mãe de Madoka que a incentiva a não se esconder do mundo, o pai que, como já dito, fala sobre gostar esposa pelo que ela é (uma workaholic diferente). São todos muito pé-no-chão em suas poucas aparições. A única coisa que irreal é a mãe de Madoka acreditar que uma menina de 14 anos tem um bom motivo pra sair numa tempestade calamitosa… mas vai que tem simbolismo ou sei lá, coisa de anime.

    Curtir

    1. Fala Luiza! Menina seu comentario é maior que meu post, mas tudo bem, assim que o vi grande desse jeito pensei que “n vou aprovar esse comentário de jeito nenhum, ela só deve tá é reclamando” kk. Falo isso pq esse post causa… ahmmm “rusgas” entre os fãs de Madoka mas sempre pausa para o pontos mais ponderáveis do anime… mas tenha calma, eu vou chegar la devagarinho.

      Primeira coisa de tudo: não precisa me ofender tanto não kk. Como assim “Achei bem rasa, pra falar a verdade e me pergunto quais são as outras leituras de alguém que faz uma critica dessas.”? kkk Se vc conhecesse mais a fundo o site, veria reviews sobre Dom Casmurro, O Estrangeiro e até sobre uma das obras que mais prezo na literatura portuguesa: Grande Sertão: Veredas. Na verdade menina, eu sou fessor de filosofia, então se tem uma pessoa com MUITA LEITURA, de coisas que vc provavelmente desconhece, sou eu.

      Então… vc citou a tese central do anime: “O sacrifício é, realmente é o tema central da série, concordo… mas que sacrifício é esse? ” — o sacrificio. E justamente se fez a pergunta que eu mesmo faço: isso é sacrificar-se? Para falar a verdade, eu não sei se vc chegaria a essa conclusao sem ter lido minha crítica — e fico feliz que vc a leu toda — mas isso demonstra que como ANALISE, estou mais do que correto. O anime fala em sacrificar-se… mas peca de algum modo em “Como ou o O que é sacrificar-se”.

      Outro ponto do seu comentário (maior que meu post kk) que me fez pensar “aprovo ou não aprovo?” foi qnd vc falou: “Achei nonsense a crítica à ausência de homens e a parte sobre “necessidades femininas”, você nem deixa claro o que é isso (a conversa que você cita poderia muito bem ser de uma mãe com um menino ou um pai com um menino) porque provavelmente não sabe o que tá falando” — kk. Então… eu acho que faltou uma boa leitura de sua parte, com relação a meu texto: eu falei isso porque o anime fala, no meu entender, dos problemas femininos e de como as mulheres lidam com eles. Mas tbm, no meu ver, o anime não consegue falar desses mesmos problemas de forma fluida ou profunda. Falo isso porque animes como ARIA, que cito no texto, falam bem melhor disso. Mas tá, AdminTB, que problemas femininos? Meu namoradinho doente, minha familia que precisa de mim, me sinto fora do mundo, ah como eu queria ser como minha amiga… poxa acho que gosto dela… todas questões femininas não são bem abordadas no anime, porque na minha opinião, o autor nas as conhece.

      Já estou terminando kk calma. Sobre os adultos, vc foi perfeita: geralmente em animes eles n tem grandes aparições, mas discordo que o Pai da Madoka tenha participação especial no anime. Diferente da mãe dela, assim como a professora: vc citou, exatamente, MULHERES tendo participações realmente basilares na obra… e não se apercebeu disso.

      Sobre o fim da crítica… vc tem que ABSTRAIR. O anime tem uma historia de “ficção científica” (eu n chamaria disso) e vc faz pensar que a Kyubey “obriga” nos momentos difíceis das garotas, que elas não tenham escolha, e que justamente, elas terminam “bruxas” meio que… não tendo escolha para isso. Mas é o contrario: Kyubey não é “nem boa nem má” (ou bom ou mau… não se sabe kk ela é a versão Mokona de Madoka kk) e faz isso para continuar a existir o (seu) universo. Se trata da lei da natureza menina, e disso ninguem tem culpa: o leão não tem culpa pq tem de comer o a zebra, a zebra não tem culpa pq tem de comer a grama e vice-versa.

      O terminar “bruxas”, justamente demonstra que o autor pensa que a pessoa deve fugir dos seus problemas ou evitá-los, porque não consegue vivencia-los. Abstraia (ou seja, tire da mente toda a questão sci fi do anime e da historia por trás) e perceba que as Meninas acabam por não se aperceberem por completo dos seus sentimentos, porque oras, seu destino se o fizerem é virar bruxas. Por que cito isso? Porque o autor aponta o dedo, mt provavelmente para a sociedade japonesa, como se dissesse a mulher japonesa (ou a menina) que “Hei vc não está vivenciando suas dores e sofrimentos… se continuar assim vai virar uma bruxa em?”.

      É para a sociedade japonesa que o autor aponta sua obra filha (tenha sempre isso em mente qnd ve animes), como se ele dissesse (e não perguntasse) que a mulher japonesa acaba engolindo mts sapos durante a vida, mts tristezas, não diz nada sobre elas, fica tudo “por isso mesmo”, e no fim, se tornam mulheres amarguradas por não exprimirem àquilo que sentem — elas sao forçadas a deixar todo o sofrimento debaixo da “crosta terrestre”, sempre forçando sorrisos lindos, carinhas “kawaai” (tem algo mais kawaai que uma maha shoujo?), enquanto que por baixo guardam sentimentos tristes, que no fim, as fazem se tornarem “bruxas”.

      Até aí tudo bem: o problema é o final do anime. As maho shoujo, mesmo no fim, em vez de vivenciar as tristezas e as superar (como faz a menina de BLACK ROCK SHOOTER), elas viram… “gasparzinhos”, nunca mais sofrem e tudo fica feliz: sem contar o final fantasmagórico: o problema não sao os sentimentos escondidos sob a crosta, o problema… são os homens kk Hilario né?

      Acho que vc falou de uma coisa interessante sobre a mae da madoka dizer q tem de “vivenciar os problemas” — eu n lembro se cito isso na crítica, mas tudo ok.

      Então Luiza… Teve pontos de seu comentario que vc veio questionar porque eu não pude deixar o texto mais claro — e nao dá MESMO. O texto primeiro faz uma analise, e depois apresento minha critica sobre o anime. N posso focar todos os pontos — o deixaria ainda maior do que já está. Mas entendo suas duvidas. O amigo ~kaimi me fez perguntas parecidas… seu comentario foi bom pq serviu para aclarar mais a review.

      Só um toque: menos ad hominens (menos xingamentos kk) e mais leitura. Acho que se vc lesse mais, talvez entendesse aonde quis chegar no texto. De qlqr jeito, n se faça de rogada e leia a crítica de Yume Tsukai aq do site, que acho que vc deve conhecer o mangá como uma fã de Madoka.

      ps: Pois éee sobre o anime “empoderar as mulheres”, por acaso num podcast que vai sair sobre Aquarion Evol, falamos sobre CDZ (clássico… pelo amor d Deus!… o antigo!), por ex, colocar as mulheres sempre como frageis ou não sendo tão poderosas qnt os homens… na vdd animes antigos tinham a tendencia a colocar personagens femininas ou como frageis, ou como inimigas malvadonas. Essa é uma percepção boa.

      ps²: Se vc for fazer uma replica… não xingue, pq caso tenha ad hominens… n será aprovado. MHAHAHA

      Beijos menina 😉

      Curtir

  4. Ao meu ver, tenho não somente opiniões diferentes, mas não so isso, vejo uma serie de informações do texto que não confere com anime, e que na vdd é so uma forma de como vc quis ver as coisas, e digas quais delas não confere jaja, mas primeiro, ou meu o nem de longe trata-se somente de sacrifício, mas trata que problemas sociais e ao meu ver, fala do heróis, mas não de uma maneira rasa como nos shounens ou nos mahoo shoujos, animes como DBZ ou sailor moon falam de herois lutando contra o mau de uma tão profunda como um pires kkk, (mas claro, isso não é bem critica, são apenas 3 animes diferentes), em madoka vc não vai ressuscitar com as esferas do dragão e ali é luta até a morte. Claro que animes nessa abordagem de madoka não necessariamente sejam mais profundos ou são melhores, mas em madoka é evidente o sofrimento delas e o problemas que elas enfrentam, o qual eles não fogem, e sim enfrentam os os problemas de frentes, mas pra isso tenho que primeiro corrigir algo que não confere, ou seja, não é fato no anime e não é interpretação.
    Aqui destaco sua frase: “Em verdade, se transformar em uma “Bruxa” é evitar a dor, deixando-se de ser, consciente de si mesma.” Isso é uma interpretação criada de um terceiro, ser uma bruxa não é evitar a dor nem fugir de problemas, tampouco são inconsciêntes de se mesma, as bruxas são seres carregado de ódio e desespero. o que de fato acontece é o seguinte: vc se transforma em bruxa somente pela fato de usar magia! isso é da natureza do contrato, o gato fala de um equilíbrio, ao salvar pessoas vc cria tanto esperança quanto desespero, aqui, há um outro tema do qual o anime fala, o preço de um “milagre”. Quando as joias da alma não podem ser mais purificadas eles viram bruxas, isso acontece pq as joias da alma tem um limite, assim como um balde tem uma capacidade máxima de água, elas não podem virar bruxas antes desse limite nem que quisessem! A Sayaka viram bruxa precocemente pq não purificava sua joia da alma e “seu balde encheu mais rápido” e que, cabe salientar que Sayaka não acelerou seu processo de virar bruxa propositalmente para fugir de problemas, primeiro pq ela seguer sabia disso, segundo pq o verdadeiro motivo foi por puro altruísmo, ela não queria a recompensa (que era vital para desacelerar o processo de virar bruxa). Na vdd ninguém sabia que bruxas eram elas próprias no futuro. Então virar bruxa como valcula de escape como argumento não faz qualquer sentido.
    “Para piorar, quando a Madoka evita que as “garotas mágicas” se transformem em “bruxas”, ela evita que elas vivenciem a dor, evita que elas sofram, evita que elas cresçam como pessoas”. Como explicado anteriormente isso não faz qualquer sentido sobre como se da o processo de tranformação, é so reler o paragrafo anterior, e uma vez bruxa, sempre bruxa. O mesmo vale para a frase “como vimos, a Madoka se torna um meio das “garotas mágicas” fugirem dos problemas”. Bom quando madoka vi “deusa” (aqui cabe uma discursao sobre “deusa”, pois o gato não sabia muito dos limites dela, mas nota-se que ela não é bem onipotente) ela reescreveu a historia, assim quando as garotas estão prestes a virar bruxas modoka toma para se a escuridao da nascente joia do rancor e a garota magica morre. A consequência do pedida de madoka segndo e a Mami e o gato é: ela esta um luta constante, em todas as eras e linhas temporais diferentes, madoka é uma entidade atemporal e so duas pessoas lembram dela. Não é bem final feliz, a diferença que é em vez da inevital transformação em bruxa, temas a inevitável morte quando a joia da alma não poder mais ser purificada. E note mais uma vez, isso não é uma fuga de problemas, a não ser que madoka fosse realmente oniponente, o que não parece ser bem o caso, tire por exemplo o final do final de rebelion, onde a homura se aproxima bem mais de uma real onipotência.
    Concodo com o sacrificio das outras garotas como vc descreveu, quando a madoka, isso é aberto a discussões. Gostaria de falar aqui como madoka, kyoko, e Mami encarava de frente os problemas mas me prolonguei demais, já Sayaka sucumbiu ao despero, mas ainda sim lutou ao meu ver. O publica é meninas? Depende da maneira como vc esta falando pois shoujo = menina, mas de fato não é, kill me baby é seinen, mas pode perfeitamente ter com alvo um publico mais infantil sim, Black rock shooter so tem menina, é pra menina? Não necessariamente, alem do mais madoka é mais serio que Black rock shooter. Os homens são bem passivos na estória, lembrar que é mahou shoujo. “Além disso, ao meu ver, o futuro do anime é um futuro fortemente Feminino.” Achei engraçado kkk. Não tenho muito a comentar maissobre os homens, me pareceu muito trivial

    Curtir

    1. Então… vc vê as maho shoujo como “heroínas mais profundas, pq elas sofrem e passam por obstáculos”, porque claramente, você está influenciado pela “dinamica de heróis” que hoje a cultura pop está sobrecarregada. Tantos programas, shows, live-actions, e até animes tratando deste tema, que você acabou associando as maho shoujo de madoka (e erroneamente até goku, e outros shonen) com essa conceituação. DBZ tem nada a ver com heroismo, super-heróis, etc. E eu digo o mesmo de Madoka — lembre que o anime passou muito antes de toda essa supervalorização dos super heróis na cultura pop. O que autor queria falar era de outra coisa. Veja, Elas não aparecem para o publico, elas não buscam fama, não têm “identidades secretas”, apenas agem para evitar “o mal” ao redor dos seus e por conseguinte, na sociedade. Mas chamá-las de super heroinas, é bem errado. Talvez as Sailor Moon possam ser consideradas nisso porque se encaixam nesse arquetipo, mas Sakura Card Captors e Madoka, não.

      O cerne do seu segundo argumento é bem interessante “o que de fato acontece é o seguinte: vc se transforma em bruxa somente pela fato de usar magia! isso é da natureza do contrato, o gato fala de um equilíbrio, ao salvar pessoas vc cria tanto esperança quanto desespero” e me fez reler algumas vezes. Esse é o ponto: PARA QUE, as meninas aceitam o contrato? Pq elas querem aceitar a proposta do “gênio enganador”, se tudo parece muito suspeito e dado de “mão beijada”? Será que você ou qlqr outra pessoa não suspeitaria que “algum mal” estaria ali dentro, daquela proposta irrecusável? Recordo que uma das meninas queria salvar o namoradinho, a Madoka tinha um certo desejo de grandeza e querer “ajudar” os outros, um complexo de herói (mas que mais uma vez não se encaixa no arquetipo atual) e por aí vai. Sendo assim, era bem claro que mesmo “sem saber” todas elas desconfiavam que lá dentro estaria guardado algum mal, caso elas extrapolassem o uso da Magia (ou seja, não PARASSEM de ser Maho shoujos em algum ponto).

      E por que meu ponto no argumento de que “elas deixariam de sofrer ao se tornarem bruxas” — pq elas não poderiam mais deixar de sê-las, compreende? Teriam de deixar ser Maho para não se tornarem Bruxas, mas elas queriam de fato, deixar de ser Maho? É interessante como no fim Madoka subverte o espaço tempo para que elas não deixassem de existir, mas também não deixassem de ser Maho, compreende? Agora só não mais se tornariam bruxas — e teriam assim que enfrentar as consequencias e tristezas da vida. E por que este argumento? Madoka foi claramente feito num contexto na sociedade japonesa, aonde as mulheres estavam começando a “demonstrar” o que era ser mulheres (Tanto que BRS acaba tendo isso como argumento central). Todos os sofrimentos, dificuldade, machismos enfrentados por elas na sociedade japonesa, estava pela primeira vez vindo à tona, e ambos os animes tocam no assunto. A diferença é que em Madoka, o status quo se mantém, e elas escondem todas essas tristezas e deixam de enfrentá-las e BRS, o oposto. Elas enfrentam. Isso tem mt a ver com o Ben Urobochi (autor de madoka, psicho pass, fate zero) gostar de falar nos problemas, mas de não mudar o status quo da sociedade. Isso acontece em todos esses animes q ele foi o principal autor.

      Espero que tenha ficado claro. Mas gostei de sua argumentação, poderia fundamentar muito bem uma crítica ao anime com uma visão mais atual. Só discordo dos contextos (atual e daquela época) e de como a mulher japonesa é abordada, portanto.

      Curtir

      1. Bom deixe-me explicar o que eu quis de dizer com heróis, pois não adentrei nisso, quando felei em heróis quis dizer não num contexto atual, falei de heróis de uma maneira mais grotesca, veja, Goku era um heroi desde 1989, sailoor mon também é antigo e claro, ambos não tem nada hever, mas eles tem algo em comum, lutar contra algo mau, o que eu quis dizer é: nesses animes é legal ser heroi, e as vezes ate divertido. Em madoka é o inverso, ser herói não é legal, é perigoso, so quis dizer que anime ta querendo dizer que ser heroi não é legal, é perigoso e eles morrem, e aqui nem vou entrar no questão delas serem ou não heroínas e seu muito bem que isso não é o tema principal.
        Sobre sua frase “É interessante como no fim Madoka subverte o espaço tempo para que elas não deixassem de existir, mas também não deixassem de ser Maho, compreende? Agora só não mais se tornariam bruxas”. Não sei se entendi direito o que vc disse, mas so lembrando que madoka apenas eliminou a existência das bruxas, mas as garotas mágicas morrem quando sua joia da alma esta prestes a se tornar uma joia do rancor (ou seja, quando estão prestes a se corromper). Foda é que errei tanto no portugues que talvez não tenho sido claro sobre isso, mas esta no ultimo episodio 12 quando Sayaka morre pq já estava se corrompendo.

        Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.