Spice and Wolf – Review do Anime: O Belo Romance entre uma Sábia Loba e um Caixeiro Viajante

E para comemorar o especial de Spice and Wolf aqui no afontegeek, trouxe para vocês essa bela review para tratar deste anime que tanto gosto.

Spice and Wolf – Review do Anime: O Belo Romance entre uma Sábia Loba e um Caixeiro Viajante

spice craft_lawrence gray_hair horo long_hair orange_hair red_eyes short

Siga o link e Veja o Especial de Cosplay da Holo

No Facebook ando falando muito numa tríade que é deveras costumaz nas obras românticas. Falo do Encontro, Desencontro e Reencontro. Guardem bem “O Encontro”, que será um dos temas centrais desta review. Por agora, devo alertar que sim, Teremos Muitos Spoilers.

E por que eu não faço uma Crítica? Porque eu já li diversas críticas de Spice and Wolf online, então resolvi fazer mais um “Conversando sobre Animes“, para falar deste belíssimo romance.

Começamos falando da tríade das obras românticas

spice_and_wolf_01

O “Encontro”

De um modo geral, uma obra romântica tem um Encontro (que geralmente é um amor à primeira vista que AMBOS sentem), seguido de um Desencontro (no caso das telenovelas, são sempre separações como ‘esse é seu filho’, ou ‘vocês estava na cama dela’, mas um bom autor sabe como costurar um verdadeiro desencontro) para que no Reencontro aconteça o ápice da historia de amor do casal.

O Reencontro é sempre num ato romântico, ou um suspiro de alívio (que o diga o Tomoya com a Nagisa, em Clannad) ou um grito de desespero, que foi o de Hemengarda e Eurico, em Eurico, O Presbítero, com a morte dele, e posterior loucura dela.

A Chloe é um personagem Original do Anime, ou seja, não aparece na Light Novel

A Chloe é um personagem Original do Anime, ou seja, não aparece na Light Novel — e ela é Sensacional!

Acho que falei demais disso não é? Mas como vimos, animes em grande parte também possuem essa tríade. No caso de Spice and Wolf, vimos alguns momentos de desencontro entre a Horo e o Lawrence, como no primeiro e segundo arcos da primeira temporada — quando a Horo foi sequestrada pela Igreja + Chloe e depois quando a Horo ficou sozinha para lutar com a alcateia.

spice_and_wolf_02

Os Grandes Momentos do anime, são ao meu ver, a Transformação da Horo numa Loba! A primeira vez foi Arte Pura!

Também vimos reencontros, como quando a Horo salva o Lawnrence lá no primeiro arco — sim, o reencontro não foi quando ele salvou ela, como ela mesma disse “Eu pensei que você ia adentrar gritando pela sala como um verdadeiro Macho!” — ou quando no último episódio também da primeira temporada, ela ainda como Loba, conversa sobre o destino dos ‘ladrões’, se bem recordo.

Eve boland (nem sei o que dizer dela, rs)

Eve boland (nem sei o que dizer dela, rs)

Contudo, nem de longe esses são reencontros como podem supor os amigos. Nem esses, nem os que ocorreram na segunda temporada, com o arco do rapaz que se apaixona pela Horo, nem tampouco o das peças de sal.

Spice and Wolf não fala de ‘reencontros’, mas somente do Primeiro Encontro e da posterior vivência dos dois; como ficou claro no final da segunda temporada, com a Horo nos dizendo “Eu tenho medo de não brincarmos mais, quando virarmos um casal de verdade”.

Spice and Wolf 2 01

O Encontro Inesperado e a Viagem

Spice fala do Inesperado Encontro entre uma Sábia Loba chamada Horo, que muito astuciosa, fez um acordo com um caixeiro viajante para poder reencontrar o lar que tanto ela sente falta, deslocada deste novo mundo. Mas, mais do que apenas o primeiro encontro, a Viagem, ou seja, o Caminho do Amor dos Dois, que percorre todos os Arcos, digo, todas as pequenas histórias, é o que constitui o argumento do anime (ao meu ver, de quem não sabe nada, hehe)

Pode dizer, essa Dian Diana Rubens te lembrou personagens da Clamp! rs

Pode dizer, essa Dian Diana Rubens te lembrou personagens da Clamp! rs

Agora que estamos um pouquinho mais adiantados, devo dizer que Spice veio de um Light Novel para o público Masculino, que posteriormente virou um Manga Seinen (que nós aqui do Afontegeek com um acordo com o Spice and Wolf Project Brasil, estamos disponibilizando também Online), que mais tarde virou um Anime com duas temporadas.

O autor da Light Novel se chama Isuna Hasekura (pelas fotos parece ser um homem, rs), o diretor das duas temporadas do anime é o mesmo, se chama Takeo Takahashi. Mas aqui vai alguns pontos que precisam ser ressaltados, nas diferenças tanto de qualidade entre as duas temporadas, como mesmo dos arcos.

spice_super

Vou começar com a mudança dos estúdios nas duas temporadas do anime. O da primeira temporada foi o Imagin, o da segunda foi o Brain’s Base, mas como eu disse o diretor se manteve o mesmo. Oras, mas se o diretor é o mesmo, por que estou falando dos estúdios de animação?

“Moezição” da Horo

Na segunda temporada é clara a ideia de criar ligações entre a Horo e o Lawrence, desenvolver o relacionamento deles, dar um crescimento aos personagens. O problema todo foi a “Moezição” da Horo. A Horo… não é uma menina moe da Kyoto Animation! A Horo é uma Sábia Loba, que viveu vários séculos atrás, conhecedora de muitos mistérios do mundo.

Horo da 1º Temp.

Horo da 1º Temp.

Sempre sorrindo porque conhece a malícia dos homens, ou a inocência deles, e não ficando no quarto quando o Lawrence pede pra ela — e ela obedece como uma ‘lobinha obediente‘ (essa frase é tão estranha… lobos são seres livres e não obedientes).

Apesar, portanto, da permanência do diretor, a segunda temporada que não foca mais a viagem como fator preponderante para o aumento da ligação dos dois, mas sim, o relacionamento deles, peca muito por tentar mostrar uma Horo desprotegida, coitadinha, com as orelhas abaixadas, e ajudando seu ‘parceiro’ sempre às escondidas.

spice_and_wolf___horo_by_2temp

A Horo não é “orelhas abaixadas”, como a da 2º Temp.

Façamos uma lembrança dela, logo no fim do primeiro arco, forçando o Lawrence sair correndo da casa do comerciante Marhait Liechten, porque ela estava lá. Ali aliás, fecha todo o ciclo que o diretor e o autor pensaram: Loba e Especiarias; é este ao meu ver, o verdadeiro sentido por trás de toda essa obra.

Uma mulher astuciosa, uma Loba, que Encontrou um comerciante sagaz, e começam a vivenciar juntos, uma bela viagem, um belo amor — E não com a Horo obedecendo o que ele pede ¬¬.

Nossa como ela lembra a Hime-Sama de Princess Ressurection; por acaso outro ótimo anime.

Nossa como ela lembra a Hime-Sama de Princess Ressurection; por acaso outro ótimo anime.

Exatamente por isso, que a primeira temporada foi tão boa. O argumento se manteve, com a Horo sendo quem é de fato. Penso que essa mudança na segunda temporada se deu pela… adivinhem! AUDIÊNCIA. É até irônico eu, um amante de moe, falando isso. Mas a Verdadeira Horo, me parece, ainda Reside no Mangá, e espero que também numa possível Terceira Temporada.

Shonen de Romance

Ah sim, por fim, ao meu ver, apesar do mangá ser um Seinen de Romance como Ah! Megami-Sama, acredito que o anime seja um Shonen de Romance. A segunda temporada então, nossa! Como penso isso? Ao invés da Horo temer a ideia de que o Lawrence vai morrer e ela não, logo deveria ser por isso que ela não queria namorar com ele; o motivo é que, nas palavras dela: “Eu tenho medo de não brincarmos mais, quando virarmos um casal de verdade”. (o.O)

spice_and_wolfEstou ansioso por rever essa Horo ‘mázinha’, Sábia Loba, que assusta por também ser mortal, astuciosa, numa bela viagem com o comerciante sagaz, Lawrence, numa Terceira Temporada.

Notas:

Primeira Temporada: 8,5
Segunda Temporada: 8,0 – 7,5.

Ficha do anime/Fontes:
Autor da Light Novel:Isuna Hasekura
Diretor do anime:Takeo Takahashi
Estúdio Primeira Temporada do Anime: Imagin
Estúdio Segunda Temporada do Anime: Brain’s Base
Wiki ENG: [Link]
AnimeLis: [Link]
Devinart: [Link]

kenrou_horo___wheaten_tail__by_a_231-d301pvi

Kenrou Horo :-wheaten tail: (DevianArt)

Galeria (Click Para Ampliar)

3 Respostas para “Spice and Wolf – Review do Anime: O Belo Romance entre uma Sábia Loba e um Caixeiro Viajante

  1. Pingback: Loba da Semana: Cosplays da Horo de Spice and Wolf | afontegeek·

  2. Mudança proposital para ganhar um público-alvo. O capitalismo entrou na série com mais força. E não se sabe se atendeu a necessidade do público de lá, mas como lembraram da Horo no jogo da Sega, ainda se pode ter esperança. Afinal, Dragon Ball Z ficou mais de 10 anos sem uma continuação, mas lançavam vários jogos deste, e acabou que finalmente lançaram o filme! Por que não contar com Spice and Wolf?

    • Pois é cara, eu concordo com seu comentário. Eles tentaram alcançar o público “amante de moe” (a maioria o pessoal que gosta do Kyoani por exemplo), e acabaram fazendo a qualidade cair: coitada da Horo.
      Eu acho possível sim uma terceira temporada. É esperar e ver o que acontece. Abração mano!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s