Porque o Ben Affleck como Batman simplesmente não Desce!

Este post sobre Ben Affleck como próximo Batman, simplesmente rendeu uma das tretas mais homéricas do Afontegeek. Mas então, este que vos escreve ODEIA o Ben Affleck, e se pergunta se até ele poderia estragar um filme do Batman. Você também acha que é possível?

batman_3_the_dark_knight_rises

Ben Affleck como Batman não Desce!

Pois bem pessoal, eu como fã do morcego-man resolvi falar um pouco sobre essa notícia bombástica. Geralmente reúno fatos de sites gringos, mas como ando meio sem paciência, vou usar uma fonte brasileira que eu gosto bastante.

Mass, tem algumas coisas que eu realmente não sei. Por exemplo, eu não vi o  Man Of Steel ainda, então não dá nem pra comentar como será feita essa sequência, ou em que vibe ela será, tendo fonte ou não. E outra, não sou especialista em HQs, então né? Não sei tudo não!

Então, do que eu vou falar?

man of

Assim que soube que o novo Batman seria baseado na Graphic Novel de Frank Miller, Batman O Cavaleiro das Trevas — que se bem lembro, tem 4 filmes em animação contando de uma forma, meio ‘diferente’, a HQ — fui ler a referida  posso dar uma opinião legal a respeito, já que o filme terá influência dela.

110638_Papel-de-Parede-Batman-O-Cavaleiro-das-Trevas-The-Dark-Knight-Batman-Begins-2--110638_800x600

A primeira coisa a se dizer é que parece que o Ben Affleck já esperava esse convite. Não tenho dúvida que o diretor do Man of Steel, o Zack Snyder e provavelmente o produtor, o Nolan, tinham uma noção de que o papel do Batmão seria do Ben — que não é o tio Ben.

Também parece meio claro que o Ben, que não é o Tio, tem uma boa relação com a Warner, e não é de se espantar caso ele venha a dirigir a possível sequência: Liga da Justiça. A coisa para o lado dele também vem boa desde o filme Argo que ele dirigiu — não sei, não vi — e pelo que parece, rendeu bons dividendos e boa crítica. Vale dizer que ele foi defendido pelo Damon?

Mas peraí!

Vamos com calma. Primeiro que ao meu ver, os heróis da DC são meio diferentes dos da Marvel. Podem me xingar, mas eu comparo facilmente a Marvel à Naruto, que é repleto de conceitos, arcos longos e personagens com poderes impressionantes.

Thor HQ

Claro que isso não foge muito da DC — HQ no fundo tem configuração de mangá shonen — mas quem viu, por exemplo, o desenho do Homem-Aranha — que é bom dmais — dos anos 90 e um da Disney dos anos 2000, sente uma diferença enorme quando comparado com o Batman Animated Series.

Sabe? Não há uma Mary Jane. Há problemas psicológicos e dramas existências. Há um medo perpétuo e uma tensão constante de ‘ele vai morrer’. Isso é impensável com o Wolwerine por exemplo, mas se um autor for gênio o bastante facilmente mata o Superman.

darkseid
Darkseid

Claro que essas diferença diminui um pouco com os trabalhos do gênio Jack Kirby que tem personagens nas duas. Só citando, Thor (Marvel) e Darkseid (DC). Até porque HQ como shonen, trabalha com conceitos e arcos… Mas se ficarmos somente em filmes, animações da DC, e compararmos com os da Marvel, veremos perguntas como, “Olha o Batman não é só um louco, um vigilante mascarado?”.

Perguntas que não aparecem no Quarteto Fantástico, e que poucas vezes são feitas do Peter Parker, para o Peter Parker, e não do J. Jonah Jameson para o Homem-Aranha. São perguntas que claro, não lembro que o Batman se faz, mas que têm uma aura ao redor do seu manto de ‘hei aquele é um cavaleiro acima da lei?’

Liberdade DC x Marvel

Novo-poster-de-Os-Vingadores

Acho que isso fica bem claro quando comparamos os Vingadores com o Batman dos cinemas por exemplo — o Batman do ‘Nolan’. Primeiro, não é o ‘Batman do Nolan‘, muitos conceitos ali foram pensado no próprio ‘Cavaleiro das Trevas‘ e possivelmente em outros quadrinhos.

coringa jack-nicholson-as-joker

Quem leu a HQ de Miller viu coisas como ‘precisamos do Batman, é o que temos’, ou então ‘é preciso fazer mesmo que acima da lei’. O próprio Bane é idêntico a um dos arcos da HQ com a dominação da cidade de Gotham pelos esgotos, e nem vou dizer que o Coringa de Miller é de uma loucura parecidíssima com a de Ledger/ Jack Nicholson.

Acho que há uma maior liberdade de bons escritores, para trabalhar os personagens da DC, mesmo que isso não queira dizer que o filme vai dar boa grana. Convenhamos, os filmes Marvel como o próprio Vingadores, são divertidos, de ação, são realmente quadrinhos. Mas não são Filmes. São filmes que você senta e se diverte vendo com amigos — coloco no meio até filmes como Blade que são pesados.

coringa Ledger

Mas tá, vamos pensar na loucura e falar do filme 1 do Homem-Aranha. O Duende-verde é inspirado no Coringa, mas não chega perto do caos do primeiro. E quando falo loucura, falo da aura de que o filme do Batman de 88 tem. Durante toda a película fica a dúvida “quem é o louco, o Batman ou o Coringa?“. ‘Grandes poderes vêm grandes responsabilidades‘ nem chega perto!

É tudo HQ

Kirsten-Dunst-as-Mary-Jane-in-2002-spider-man

Para fechar, não quero defender nem atacar nenhuma das duas. Mas pra mim é claro, que grandes autores tem maior liberdade para trabalhar os conceitos dos personagens da DC que nos da Marvel, e claro que vão surgir filmes/ obras mais líricas na primeira — tirando o ótimo X-Men Primeira Classe, que é um bom filme, mas não é um ‘Batman do Nolan’, rs.

Agora me pergunta se o Batman é um conceito melhor que o Homem-Aranha, ou se o universo Marvel é menos coeso que aquela loucura de universos paralelos que a DC tem, me pergunta? É tudo HQ, tudo tem a mesma vibe. Mas enquanto não derem, ou que eu ainda não saiba — todo mundo que lê quadrinho fala que o Homem-Aranha na época do Stan Lee era Genial! — os autores não têm liberdade de trabalho na Marvel. Ponto.

Porque O Ben Affleck não desce!

ben-affleck-batman-bashing-on-twitter

Ai me pegam o Ben Affleck cujos filmes que vi são uma bosta. E são mesmo. Só vi atuações ridículas e não esqueço de um filme de polícia/ladrão que ele dirigiu, que eu e uma menina que estava namorando achamos um saco.

E botam ele pra fazer uma das encarnações mais geniais do Batman — Matt Damon, leia a HQ de Miller! Frank fala de tudo ali: loucura, sociedade, motivações, o que é ser um vigilante, poder, feminismo — A melhor Robin já feita! — humanidade, divindade. Ai me baseiam nessa obra-prima e chamam esse idiota.

Não me desce. Tomara que, como fã do Batman, eu esteja errado, ele mande bem e eu morda a língua. Porque Ben, leia a HQ de Miller, e veja que você está lidando com uma obra-prima ocidental — obra-prima que só foi possível na DC pela maior liberdade Autoral que ela tem, quando comparada à Marvel, ao menos até aonde sei.

Galeria com Spoilers da HQ de Frank Miller

Este slideshow necessita de JavaScript.

Abraços!!

Fonte: Judão
1 [Link]
2 [Link]
3 [Link]

26 comentários em “Porque o Ben Affleck como Batman simplesmente não Desce!”

  1. Cara, percebeu que você falou, falou e não disse nada? Rivalizou entre a DC e a Marvel, falou em liberdade pra escrever, comparou alguns heróis de mídias e universos diferentes, etc, tec, etc. E me diz qual era sua intenção ao escrever isso: “os filmes Marvel como o próprio Vingadores, são divertidos, de ação, são realmente quadrinhos. Mas não são Filmes. São filmes que você senta e se diverte vendo com amigos — coloco no meio até filmes como Blade que são pesados”. Confuso pra caralho! São filmes mas não são filmes? Como assim?
    Enrolou, enrolou para falar no final que não quer o Affleck porque os filmes que você viu com ele são um bosta?
    E tipo, o Affleck é nerdzão e amigos de um dos caras mais nerds do mundo, o Kevin Smith, e com certeza ele já leu a HQ do Miller e se não leu com certeza o Kevin vai enfiar goela baixo dele!

    Curtir

    1. Falaa João, vamos por partes pq hoje vou responder muitos comentes assim, hehe. Pelo contrário filho. Primeiro que a ‘rivalidade‘ q eu ‘citei‘ foi para provar a liberdade que autores mais conceituados têm de trabalhar os conceitos da DC, coisa que na Marvel só ouvi falar no homem-aranha, com o próprio Stan Lee — e ai eu digo, HQ é tudo a mesma coisa. O que disse por exemplo, que não ouvi falar de uma graphic novel, como ‘cavaleiro das trevas’ numa obra da marvel, oq deixa tudo, eu disse, tudo muito fechado somente ao ambiente HQ no lado marvel.

      Vc jura q não entendeu quando eu disse ‘São filmes mas não são filmes?‘, jura? Quer comparar um “A vida é Bela” com ‘homem-aranha 3’? Mas eu posso comparar brincando “As Aventuras de PI” com qualquer um dos ‘Batmans do Nolan’ e dizer, o batman é melhor, muito melhor. E quando eu falo comparar, não falo em efeitos, atuações, esqueça. Falo em argumento da história. E isso meu amigo, nenhum filme da marvel e eu estendo às HQs, conseguiu, pelo q eu soube. Pq OS AUTORES NÃO TÊM LIBERDADE DE TRABALHO por lá.

      Não se trata de batman melhor q homem-aranha, pq isso é uma grande babaquice. O genio Jack Kirby trabalhou nas 2 editoras. O q ocorre é q nenhum diretor vai fazer um filme-Filme com os conceitos da marvel, pq o negocio é lucro e não ‘argumento’ por lá. E veja bem, não disse q os “Vingadores” é ruim. Ruim é Homem de Ferro 2 que como filme de ação me fez dormir 2 vezes. Vingadores me fez gritar ‘pega eles hulk’ mas não me fez dizer ‘será q homem de ferro morreu?’ Se ligou?

      Ai eu falei isso tudo filho, pra dizer, ‘não se trata de um filme de ação com quadrinhos‘, NÃO. Estamos falando de Cavaleiro das Trevas. Aquela coisa é obra-prima Ocidental. N vou nem explicar nada…Ai me vem o Ben Affleck, que olha, tudo q vi dele é uma bosta, não adianta. Ai vai me estrear e possivelmente dirigir um filme Q TEM q ser LIVRE, ou seja, um filme-Filme. Vc acha q vai dar oq? Estou aqui com medo de estragarem essa obra-prima, só pq os fãs querem ver “batman dando uma surra no superman”. Leia a HQ e veja como foi a surra, e SE foi surra.

      Abraços filho.

      Curtir

  2. se ele não citar o bat-cartão de crédito já é um avanço xD.
    só não entendi o porque da comparação com marvel e (um único) mangá.
    mas se permite a opinião, prefiro os grandes arcos da marvel, uma história contínua, além das participações especiais interquadrinhos; mas a semelhança com shounen acaba por aí; principalmente pelo fato de que shounens em geral tem um fim, a história acaba, daí partem para outros personagens, outras histórias etc; já quadrinhos da DC e Marvel não terminam nunca; no máximo matam o protagonista para resetar sua história uns meses depois.

    outra coisa que não entendi foi o título; “porque o ben afleck não desce” e acaba falando que prefere DC à marvel na maior parte da matéria.

    Curtir

    1. João Renato, perfeito! Comparei somente à Naruto — podia comparar brincando à CDZ tbm — pq ambos têm muitos conceitos q, para vc entender oq está acontecendo, tem q entender os conceitos da Marvel. Coisas como adamantium, ou o vibranium do cap américa, são coisas q se vc não sabe, não da para entender nada. Tem isso em naruto, coisas q eu não sei pq n vi/li, como sharingan, kyubi, conceitos q se vc não tiver um certo domínio não da para continuar do shippuden por exemplo. Dá, dá, mas né.

      Sobre o ‘não terminam nunca‘ é explicável. Os ‘super-herois’ daq do ocidente, se baseiam em conceitos doq eles são. São ideias para ficar mais fácil. A ideia de um nenem q vem do espaço, ganha poderes com a luz do sol terrestre. As HQs costumam nascer dos conceito do personagem e as historias são trabalhadas ao redor deste conceito ‘super-heroi’. Se vc for ler ‘a gênese’ de um super-herois a partir de seus criadores, serão relatos parecidos. Coisas como ‘juntar zorro, coisas góticas e vampiro’, procure saber q é sempre interessante.

      Nos mangás é meio o oposto. Um autor, principalmente os de shonen q são o caso, sempre têm — ou deveriam ter, hehe — um objetivo, aonde querem chegar. Encontrar one piece, ser um hokage, encontrar as esferas do dragão, costuma ser a busca de alguma coisa. Mas fica sempre bem claro q a história tem, ou deveria ter, começo-meio-fim, diferente das HQs cujas historias circulam ao redor dos conceitos dos personagens.

      Mas o resto é parecidissimo, os argumentos não costumam ser diferentes não. Eu indico a leitura deste texto daq do blog: [https://afontegeek.wordpress.com/2013/07/10/afinal-de-contas-o-que-sao-animes-shonen-shoujo-e-seinen/] para vc entender melhor.

      Sobre o título eu não disse nem q prefiro a DC, mas disse q na DC temos casos de maior liberdade autoral, diferente da Marvel. Daí minha preocupação com Cavaleiro das Trevas e ai sim minha opinião, de não acreditar q o Ben fará um filme realmente bom. Mas né? tomara q eu esteja errado pela bem da HQ de Miller.

      Abraços cara, volta sempre aê!

      Curtir

    1. Flavio, comentário editado pq eu não gostei do ‘essa é sua opinião’ todo em caps lock. Mas veja, é CLARO que é minha opinião, dã! O blog é meu, vc queria oq? a Sua opinião? Contudo, não é tão somente uma opinião, e ai a porca torce o rabo. É uma opinião embasada em argumentos lógicos, sem nenhuma falácia. O fato de eu não gostar do trabalho do Ben não é uma opinião só minha não, é geral.

      Ai vc junta oq eu falei sobre um filme com liberdade autoral, com a desconfiança em geral do trabalho dele — pq são a amostra do trabalho do cara — era óbvio q eu não ia gostar. Para completar o Matt Damon que é um ‘gênio de ator’ vem e diz, ‘batman é so engrossar a voz‘. Vá ler Cavaleiro das Trevas Matt e volta aq depois!

      Para completar, só para não falar isso aq de novo, podia ser o ‘aranha-escarlate do amanhã’, se fosse uma obra-prima q virasse filme, a minha preocupação seria a mesma. Não se pega uma obra-prima e se faz uma bosta! É um desrespeito! Mas veja, eu disse ‘Tomara que, como fã do Batman, eu esteja errado, ele mande bem e eu morda a língua.’, isso mesmo, eu Quero estar errado, pelo bem dessa obra.

      abraços “essa é sua opinião”, hehe.

      Curtir

  3. Meu Deus! Amigo, você fumou um e veio escrever? Tudo desconexo, sem deixar o público até agora entendendo a maior dúvida de todas: afinal, o que você queria dizer mano? abs.

    Curtir

    1. Vixee…vc nao sabe ler não? Ou melhor, não sabe interpretar um texto, correto? Vou repetir o mesmo que falei nos comentarios anteriores. Demonstrei minha preocupação do Ben Affleck estrear um filme baseado numa obra-prima ocidental. Obra essa, q so ‘nasceu’, pq os autores têm maior liberdade de trabalho na DC q na Marvel.

      Leia tudo de novo, hehe
      Abraços!

      Curtir

  4. Minha vez de escrever aqui…
    Solicito um resumo do texto porque não consegui ler até o fim devido a amplitude do mesmo… após o resumo deixo minha nova opinião.. Grato.. passar bem!

    Curtir

    1. Senti um tom de ironia sua viu Nando, hehe

      Segue o resumo do argumento do texto, cujo coment eu respondi a outro amigo: “Demonstrei minha preocupação do Ben Affleck estrear um filme baseado numa obra-prima ocidental. Obra essa, q so ‘nasceu’, pq os autores têm maior liberdade de trabalho na DC q na Marvel. ”

      Agora vc pode comentar se achar prudente, rs.
      Abraços

      Curtir

  5. aee…. nao teve ironia não.. é que quando o artigo é muito grande eu tento pegar uns trechos pra entender.. uhasuhashuas mas concordo com vc… e sobre o povo ae q meteu a boca.. opinião cada uma tem a sua.. o blog eh do cara e ele posta a opinião dele…

    Curtir

    1. Comentário intensamente editado por infringir as regras do blog. Nada mais comum na internet. O q mais me entristece é q até agora n vi um comentario com um bom contra-argumento, provando q eu estou errado, fazer oq? Ao menos tivemos 2 leitores com otimos comentarios, e isso me alegra.

      De resto, a HQ q li foi “Cavaleiro das Trevas” mas dei uma olhadinha em outras da DC. Da marvel tenho extensos comentarios de fãs — um do homem aranha e outro do thor. Mas entendo, como eu venho repetindo, todo mundo AMA a Marvel de graça…e isso n é demérito nenhum, diga-se.

      Ah sim, prox comentario desse será sumariamente Excluído.

      ps: Também já li bastante sobre a historia de diversos personagens, arcos, de ambas as editoras.

      Curtir

  6. Eu concordo com o fato de que a escolha de Ben Affleck como Batman foi influenciada pela relação dele com a Warner. Por outro lado não concordo em julgar qualquer coisa sem conhecer, prefiro que façam o filme com a pressão de que seja feito um bom trabalho e com isso seja feito um bom filme e depois as críticas sejam feitas. Na época que escolheram o Heath Ledger como Coringa a maioria das pessoas falou mal e discordou com a decisão, mas no final todos morderam a língua. Agora em relação ao texto eu entendi perfeitamente, só achei um pouco desconexo fazer o texto falando tanto sobre a Marvel, mas compreendi o sentido disso. E mais uma coisa “As Aventuras de Pi” é um ótimo filme, tão bom quanto o filme “O Cavaleiro das Trevas”, é óbvio que pra gostar de qualquer coisa tem que haver disposição de quem assiste. E desculpa, mas você acabou cometendo uma falácia sim ao dizer que os roteiristas não tem liberdade de trabalho para escrever; não há como provar isso, pelo contrário, a quantidade de universos paralelos e diferenças na personalidade dos personagens mostram que há sim liberdade de trabalho. Pelo que entendi o que você quis dizer é que os autores não podem sair das premissas dos personagens. E recomendo a você ler a graphic novel “Coringa” do Brian Azzarello, na qual foi inspirado realmente o Coringa de Ledger, muito boa. Enfim, ótimo blog! (Obs: Espero que estejamos errados e o Ben Affleck seja melhor Batman do que Demolidor!)

    Curtir

    1. Cara serio que falaram mal do Ledger? Se bem recordo ele fez o coringa depois de já ser considerado o gênio que era de fato — ele já tinha feito BrokeBack Mountain, hehe. Sem contar os outros filmes que ele fez…então né? rsr. E tbm meio que é normal o ‘medo’, afinal, é o coringa. Uma pena oq aconteceu com ele…

      Quando falei liberdade (man, n acho que tenha havido alguma falácia, ou seja, erro lógico nao, rs), falei em liberdade-lírica, por exemplo matar de fato o superman, mas não apenas matar, e sim, conseguir trabalhar toda a profundidade/humanidade que envolveria tal morte. Sabe? Profundidade na construção dos personagens de uma forma resumida (ao meu ver), é trabalhar não apenas as motivações que um certo personagem tem, mas tbm como ele vivencia certas situações. Trabalhar isso é extremamente difícil, e eu ainda n vi em nenhum filme da Marvel — dizem que tem nas HQs dela, mas aí eu n sei, rs. Talvez “A queda de Murdock”. Acho que se pode ter num marvel movie, eu diria X-Men Primeira Classe…Aquele Magneto foi Genial — mas tbm eu sou fã do mutante, rs.

      E valeu man, eu pretendo ler assim que der “A piada mortal” e agora acrescento o “Coringa” que vc indicou. E po man, valeuzao pelo elogio, toda a equipe agradece, volta sempre mano veio!!

      ps: Sim só mesmo depois pra gente falar mal do Ben Affleck, rsrsr. Mas puutz, o Ben Affleck!! rsr Abração!

      Curtir

  7. Toda razão do mundo ta contigo, Demolidor/2003(merda total,efeitos especiais fracos(até homem aranha 1 de 2002 tem efeitos melhores!)),Bem afleck vai estragar a imagem do homem morcego se agir como normalmente nos filmes… Para ele ganhar meu respeito, terá que ser um heath ledger(grande ator que interpretou coringa(deixou até o Michael caine, alfred do batman de “Nolan” esquecer as falas!), na boa… Christian Bale nunca deixará de ser o batman pelo menos pra mim. É isso.

    Curtir

  8. Lendo o post atrasado é óbvio, mas agora pergunto: Qual o balanço na sua opinião?
    Eu particularmente gostei bastante dele como Batman e concordo plenamente com vc, os filmes da DC são FIlmes (exceto esquadrão suicida que é um lixo cagado e caro) e os da Marvel são só diversão.
    Um monte de filme lixo da Marvel e os fãzocas fingem que não existem(Homem de ferro 2 e 3, quarteto fantástico’s thor’s, etc).

    Curtir

    1. Caraca mano, acabei de ver seu coment! Então… eu ainda to tentando ver o filme da liga… Mas o Ben Affleck no BvS até que eu curti pra falar a vdd. Não as atuações pra te falar a vdd, mas as cenas que eram muito ligadas à HQ Cavaleiro das Trevas e aos jogos do Asylum Arkham. Para a falar a vdd em BvS eu esperava que ele fosse bem pior, mas surpreende. Agora na liga… vi 30s do bataffleck fazendo piada e não tive coragem de terminar ainda…

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.