O que são Animes Shonen, Shoujo e Seinen?

Saiba agora de uma vez por todas O que são animes Shonen, Shoujo e Seinen. Neste texto vou falar das classificações e gêneros dos anime, que costumam gerar muitas confusões “nos otakus novos e velhos”. Venham comigo!

guilty_crown inori wall

O que são Animes Shonen, Shoujo e Seinen?

Eu sei que muitos de vocês têm duvidas sobre os tipos de animes, gêneros, classificações, até nomenclaturas diferentes que eles possuem. Pensei em escrever sobre Moe e Kawaai, mas o antigo Blog Otakismo, agora no Genkidama (eu imagino que seja o mesmo autor) conta com artigos soberbos sobre o assunto, além do que acabei fazendo um especial de Top15 Personagens +Moe.

Por isso mesmo, hoje vou falar sobre animes/mangás Shonen, Shoujo e Seinen, que são os mais conhecidos/vistos e vendidos na terra de nippon e muito mais além and far away, e que acabam causando mais duvidas, brigas e tensões entre os fãs (ou não) para saber qual anime é de qual classificação!

Pois bem.

Masashi Kishimoto fala sobre o fim de NarutoShonen, Shoujo e Seinen são termos que designam os “Públicos Alvo”, ou seja, a que tipo de público a obra é direcionada. Na ordem: Garoto Jovem, Garota Jovem e “Adulto” (mas não tem haver com hentai, é adulto por ser a um público mais ‘velho’).

Só um adendo antes das explicações: esse texto não vai definir para sempre ‘forevermore’ nada disso, mas tenta dar uma luz ao amigo otaku, ou então àquele nerd que como eu, pegou um anime para ver e mal sabe no quê está lidando. Na duvida, vejam as referências no fim do post que ajudam pacas.

Shonen

"Dragon ball Z": Shonen do mestre Akira Toriyama
“Dragon ball Z”: Shonen do mestre Akira Toriyama

Os Animes/Mangás shonen, são àqueles cujo público alvo são os garotos jovens, ou os adolescentes espinhudos. Esses shonens podem ter os mais variados gêneros, como os Haréns, Comédias, Ação (os “battleshonen” que são os mais famosos), Romances, etc… Eu colo os de gore/terror também. Mas bem mais raro são os filosóficos/psicológicos.

Como Identificar um shonen?

death_note_wallpaper_22
Um Ótimo Shonen. Cliquem na Imagem e vejam o texto que eu falo sobre DN

A experiência vai ajudar. Mas os de ação — como Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball Z, Swort Art Online, One Piece, Naruto — têm um roteiro parecido. Primeiro que todos contam a Jornada do Herói. Ou seja, são histórias de alguém que não era ninguém, muitas vezes não queria ir para luta para mudar de vida, mas que vai em busca de um sonho. Ai varia mesmo: Defender Athena, Salvar os terráqueos, Salvar Asuna, Em busca do One Piece… etc.

Na maioria são roteiros clássicos, com os de sempre “eu nunca vou te perdoar”, os cansativos Flashbacks, explicações sempre que possível, diálogos no meio dos combates; costumam ter andamento bem mais linear e claro, uma multidão de conceitos.

"Saint Seiya": Clássico dos Clássicos dos Shonens
“Saint Seiya”: Clássico dos Clássicos dos Shonens

Mas no geral, shonens de humor, psicológicos, e tantos outros, o roteiro acaba não dando ênfase aos personagens, e portanto, falha como boa ‘literatura’ — até porque o objetivo não é esse nos shonens. Ai temos casos como personagens incapazes de existir na realidade. Mas tenham em mente que o objetivo no shonen, maioria das vezes, são as ‘epopéias’, os épicos.

Talvez essa pouca preocupação na profundidade dos personagens, é o que torne os shonens tão populares, por contar a ‘jornada do herói’ e focar bem nisso, afinal,  todo jovem quer ser um hokage. Sem esquecer da ação ‘bem feita’ e tudo mais. Eu confesso que não gosto muito deles, mas sei que têm aqueles muito bons!

Shoujo

"rei dos shoujos"
“Karekano”: shoujo clássico

Como disse lá em cima, os shoujos são os feitos para as meninas adolescentes. Diferente dos shonen que contam a ‘jornada do heroi’ na maioria das vezes, os shoujos contam os ‘Ritos de Passagem’ da Mulher. Como o primeiro amor, o primeiro beijo, a primeira vez que se vê como mulher, e também, a primeira noite de sexo — engraçado, no ocidente, a primeira noite é muito marcante para os meninos. Um rito para se tornar Adulto.

Diferente dos shonens, aqui os Haréns são “ao contrário”, ou seja, vários carinhas em cima da mesma menina — não há a relação de macho alpha. Sem contar que alguns shoujos focam bastante no humor baseado em slices of life. Claro, tem os Slice of Life, Dramas; os de ação que são os conhecidos como “Mahou Shoujo”, ou “garotas mágicas”, mas sem dúvida o carro chefe dos Shoujos são os Romances.

"Ef a tale of memories" : E haja cenários românticos!
“Ef: a tale of memories”: Baseado num Visual Novel Eroge/ manga Shonen. Tem toda a característica no anime de ser um Shoujo (mas não é); o fato de vir de uma VN explica às referências/easter eggs de Clannad…

De uma maneira geral, os traços clássicos de roteiro de shoujo são: Roteiros clássicos/pós-clássicos, com um big mistério que só descobrimos com o passar dos episódios; enfoque muito grande nas ‘psicologias baratas’: “meu eu antigo é diferente do meu eu atual, que será diferente do meu eu do futuro” o.O; lugares lindos e românticos como cidades destruídas, pôr-do-sóis em momentos ‘cruciais’. Todos os rapazes são lindos e maravilhosos — eu desculpo essa porque nos haréns as mulheres também são gatas; e na maior parte das vezes as mocinhas são feinhas.

Mas a grande ‘sacada’ dos shoujos: geralmente, no começo do anime, se o amigo leitor entender bem o conceito de ‘novela’ — sentido literário/tv — ele já vai saber que A vai ficar com B, como será a história e qual será o final. A ideia da autora é prender o público pelos ritos de passagem que a garota vai vivenciar. Mas já se sabe toda a história desde o primeiro episódio. Acho que isso acaba me afasta um pouco dos shoujos — maioria das vezes sei o final.

Seinen

"Ah Megami Sama": Pasmem, é um Seinen!
“Ah Megami Sama”: Pasmem, é um Seinen!

Esses tem os mais variados gêneros assim como os shonen. Romance, ação, filosofia, sci-fy, harém, fantasia, Dramas, gore/terror… Mas o roteiro dificilmente segue a cartilha dos roteiros clássicos, ficando mais a cargo do próprio gênero que o anime se propõe — se é um romance/slice of life como Ah Megami Sama, vai seguir um pouco esse roteiro.

Mas a diferença básica dos shonen, por exemplo, é que primeiro, esqueça a ‘Jornada do Herói‘ como plano de fundo básico.

"Elfen Lied" : Sobre a Culpa e a Monstruosidade Humana! Melhor anime que eu já vi até Hoje. Um Seinen/Gore
“Elfen Lied” : Sobre a Culpa e a Monstruosidade Humana! Melhor anime que eu já vi até Hoje. Um Seinen/Gore

Aqui não há busca de nada, nem crescer é o assunto principal. Na verdade essa é a graça dos Seinens. Os argumentos variam muito, não ficando no ‘geralmente’, como ocorrem nos shonens. Cada autor escolhe seu jeito e forma de contar a história, mas focando sempre o desenvolvimento e personalidade de suas personagens.

É como se nada fosse esquecido, nenhuma impossibilidade — como a impossibilidade do L (Death Note) existir, sem nenhum distúrbio psicológico. E não há preocupação excessiva nos conceitos/explicações. Talvez por isso mesmo, o anime fique mais ‘complicado’, mais ‘sério’, ou mais chato, porque os personagens são realmente, Realistas.

"Koi Kaze" : Como um 'siscon' é contado num seinen. Linda e doída história de amor
“Koi Kaze” : Como um ‘siscon’ é contado num seinen. Linda e sofrida história de amor

Talvez essa ‘seriedade’, ou essa oportunidade de falar de assuntos diversos, não deixa o leitor preso no “já sei o final da história” que acontece nos shoujos; afastem ou chamem admiradores.

Cabou!

Aria The Animation, melhor shoujo/shonen que eu já vi. O Sorriso de Alicia-san guarda muito mais do que a autora nos mostra
“Aria”: Para uns um Shonen, para outros um Shoujo e para alguns um Seinen. Para mim, melhor Shoujo que já vi. Aria é nota 10.
Entendendo Assuntos Nerd e Otakus da Cultura Pop

O que são Animes Shonen, Shoujo e Seinen?O que são Animes feitos de Visual Novel? Quais são os tipos de Roteiros de Animes? – O que é uma Graphic Novel? – O que são Filmes Space Opera?O que são Épicos, Romances e Novelas? – O que são Animes e Cartoons? — Como são os Desenhos (Cartoons) da Atualidade e do que eles Falam? O que é Tsundere, Yandere, Kuudere e Dandere (Moe) dos Animes?

Por fim, quero lembrar que os mangás, light novels e animes focam o público alvo. Então, geralmente, a classificação do mangá é a correta: Não é à toa que Death Note é Shonen — foi publicado numa revista de shonen. Ou que tenha uma confusão enorme com Aria, que foi primeiro publicado como Shoujo e depois como Shonen.

Na dúvida vão na Wikipedia em INGLÊS e vejam o Demographic, que é o público alvo. Ou como eu falei lá em cima, sigam estes dois sites de boa referência que eu recomendo deveras:MangaUpdates / Tvtropes.org.

Abração!

28 comentários em “O que são Animes Shonen, Shoujo e Seinen?”

  1. shounen ai significa boy x boy não e por nada.ha tambem os goofy girls que são isso..raparigas no secundário ou 3º ciclo que falam basicamente

    Curtir

    1. Oi sara! Sim, isso msm, mas mais ou menos, rsr. Shonen-ai sao garotoxgaroto, mas n é tão pesado como um yaoi, na verdade, penso q deve ser só beijinho no maximo. A mesma coisa de shoujo-ai, aonde as meninas no maximo, se beijam. Agora, n vi shonen-ai e oq vi de shoujo-ai foi só em Yume Tsukai — e nem da pra dizer que era shoujo-ai pq do misteeerio — e só foi um beijinho msm.

      O resto do seu comentario eu n entendi nada! rsrs
      Bjocas menina!

      Curtir

  2. sinceramente?
    seu texto é confuso e não tira muitas dúvidas, além do mais, você não explicou pros novatos, ou leigos – como preferir – o que é slice of life – kawaai… não dá pra entender.

    Curtir

    1. Resolvi aprovar seu comentário, mas é provável que eu venha a deletar ele. Primeiro de tudo Releia o texto. Não adianta vc dar uma olhadinha com pressa nos tópicos, vc tem q ler ele inteiro. Segundo, eu não me propus a explicar kawaai ou slice of life, mas sim shonen, seinen e shoujo. Terceiro, Slice of life são animes que focam o passar da vida do cotidiano, tal qual Aria, Koi Kaze, Usagi Drop. Quinto kawaai não da pra explicar assim não, ele é um conceito que vem desde (1970 eu acho), e veio das Mulheres japonesas.

      Vou lhe dar uma dica além d vc ler o texto por completo e não somente os tópicos: aonde um texto não explica certas coisas, pq n era objetivo dele, Pesquise. Vc tem o mundo a sua disposição com a internet. Se vc n gostou do meu texto, pesquise MAIS. Não adianta vc só ficar reclamando não, querendo tudo de graça, vá a luta e pesquise, leia, faça um txt melhor q o meu. Só a motivo de referência, Antes d eu ver animes, pesquisei sobre a cultura japonesa online durante mais de 3 (Três) meses — e até hoje eu pesquiso.

      Fica a dica meu camaradinha.

      Curtir

  3. É cara,tenho que concordar com esse post.
    Eu não sou um grande admirador de animes e mangás,apenas vejo/leio ocasionalmente.
    Sou apenas um interessado em arte.
    SHONEN= Como disse para um amigo que estava querendo rever. “É melhor deixar na lembrança o seu cavaleiros do zodíaco,vai por mim.”
    SHOUJO= Existem duas coisas que me incomodam em Shoujos: Protagonistas tapadas e Finais previsíveis,como você disse.
    Algumas pessoas reclamam de algumas coisas(lentidão,falta de amassos) que são culturais,é de fato estranho como existe uma reserva sentimental no oriente,mas é compreensível.
    Assisti pouquíssimos,mas não achei tão ruim assim.
    SEINEN= Definitivamente é o que mais me aproximo.

    Curtir

    1. Pois é cara. Eu realmente n me vejo como um amante de animes, até pelo pouco tempo — me reconheço mais como nerd mesmo. Mas é isso mesmo.

      Sobre os shoujo — hoje eu vi mais shoujos — tem alguns muito bons, mas a grande tendência de heroínas estranhas + caras bonitões é tão compreensível quanto nos shonens, aonde os protagonistas comem pacarai, por ex, rs. Vai realmente do gosto. Mas vi shoujos muito bons (Kamisama Hajimemashita, Lovely Complex, Itazura na Kiss) e tem um Josei muito bom: Chihayafuru. Agora bom mesmo… nota 10 só Aria como eu falei no post.

      E não tem jeito, também pra mim meu brother… é seinen na cabeça. Abração e brigadao pelo seu coment! Coments assim dão força pra continuar postando.

      Curtir

  4. Gostei mt desse post, explica tds os prós e contras de cada estilo :v. Eu realmente prefiro animes seinen, desde romance com golden time, ou até gore com elfen lied, os personagens são mais maduros e não seguem a msm linha de raciocínio como nos outros tipos

    Curtir

    1. Sim… como eu sou mais nerd mesmo rs, sempre faço textos tipo “explicando os animes” kk. Acho que esse texto tem essa vibe.

      Pois é, eu tbm prefiro os seinens como falei… tem até um comentário de um mano aqui q foi bem complementar a respeito. Enfim, valeu mano é noiz!

      Curtir

  5. Obrigada pela explicação.
    Agora consegui entender os animes Shonen, estava perdida tentando entender o significado e procurando na net, porque vi que o Anime Naruto é Shonen, quando você colocou Cavaleiros do Zodiaco consegui entender.
    Só acho que o Shonen termina deixando sem explicação a história de alguns personagens, acho isso frustrante no anime ou mangá.

    Curtir

    1. Oi fabi! Então… os mangas shonen (de ação, luta mesmo) são os q mais vendem no mercado de mangás, então é bem comum os editores e revistas pedirem para os autores continuarem a história “ad infinitum”, ou ao menos para alongar.

      Muito também porque eles costumam ser “epopeias” — epicos, histórias mais longas como toda boa “jornada do herói” — é de certa forma até natural, que com o passar dos arcos novos, personagens entrem, e os antigos sejam esquecidos. Confesso que eu tbm odeio qnd isso acontece kkk

      Aquele abraço!

      Curtir

    2. Fabi, alguns Shonen não tem final, porque o último episódio foi censurado, um exemplo é Super Campeões : Road to 2002, pois o último episódio fizeram centenas de crianças se matarem no japão e se multilarem, então alguns animes não tem último capitulo, outro que também foi censurado foi Pokémon.

      Curtir

  6. Pô swort e onde piece tinha q ser shonen 😦 são animes mais legais ( depois de fairy tail que também e um shonen!!) pq todos animes legais não são para otakus como eu * sniff*

    Curtir

    1. Oi julia! kkkk Então.. SAO (sword art online) se bem lembro era uma Light Novel voltada para o publico masculino que virou anime. é… um shonenzão. One Pice tbm é outro shonenzão na veia — FT idem. Então dont worry, vc gosta de shonen guria 😉

      Curtir

      1. Sword Art Online vêm de uma light novel , então não tem a classificação de demografia , se informe mais antes! , de resto você está certo no comentário

        Curtir

      2. Nop Yuri. Todas as LNs têm sua demografia. Por ex, Toradora veio de uma LN voltada para o publico masculino: “Male”, assim como SAO. Veja aqui no link da wikipedia a Demografia MALE: https://en.wikipedia.org/wiki/Sword_Art_Online. E a considerar o tipo do anime (que de forma alguma dá para ser considerado um seinen) é correto afirmar que por ser um MALE se trata de um shonen por ser uma jornada do Herói. Advirto a vc ler um pouco as fontes que citei no texto (inclusive o BakaUpdates e o TVtropes).

        ps: por acaso o próprio Baka Updates classifica tbm como shonen: https://www.mangaupdates.com/series.html?id=51038

        Aquele abraço do seu AdminTB

        Curtir

  7. Minha dúvida era a diferença entre Seinen e Shonen, pois tenho um projeto que planejei como shonen, com lutas e tal, só que me confundo quando generalizar o tema.

    Curtir

    1. Então leke tem N pontos que caracterizam um shonen de ação, que é o que vc quer fazer. Basicamente todos os itens (ou quase todos) foram mostrados ai no texto. Se vc fosse me perguntar o mais óbvio que separaria um “battle shonen” de um “seinen com ação”, é que o seinen dá MUITO mais profundidade aos personagens e temas que ele trata. Já o shonen dá muito mais enfase à própria jornada do herói — com protagonismo ou sem protagonismo, geralmente com rs.

      Curtir

  8. Caramba cara, tava aqui só testando meu OK Google e me deparo com seu blog como primeiro, explicando esses tópicos q nunca entendi mto bem, só por cima mesmo xD Vc tirou as minhas duvidas (cheguei a achar q ia morrer com elas rsrs) Vlw dnv o/

    Curtir

  9. Um….

    Entendi

    Shonen =É mais ou menos ….O rumo do Héroi basicamente tem que ter algum menino salvando alguma coisa quando ele se acha um lixo mas derrepende tem que salvar o mundo…(Acho que gosto um pouquinho…bem pequeno normalmente tem um monte de capítulos)

    Shoujo=Trata-se de um anime onde acontece as coisas mais importantes da vida do publico feminino(so tenho a dizer isso mesmo mesmo sendo uma garota não gosto muito…por que normalmente elas não fazem nada…dá raiva os unicos animes Shoujo’s que eu gosto são Mahou Shoujo tem ação e é divertido)

    Seinen= Mais ou menos o que o anime propoe vai acontecer tipo….eles desenvolvem a historia como querem mais semprem vao dar mais focos aos personagens ….as personalidades…

    Digamos que eu só vejo pra passar o tempo mesmo…

    Curtir

    1. Yep Larissa é meio por aí mesmo. É raro ter algum shoujo q n seja focado no romance, mas procurando vc acha. ARIA é shoujo (mas eu considero Josei, enfim kk). Pelo q entendi vc se identifica mais com shonens e maho shoujos né? Aquele abraço menina!

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.