Aqui temos uma das primeiras Criticas de Cinema feitas pelo amigo Pierrot Gluton. De forma clara e objetiva, ele explora o clássico Lanternas Vermelhas, nos mostrando como é belo o O Contato com outro Mundo do cinema chinês. Boa leitura!
Lanternas Vermelhas – Critica do Filme: O Contato com outro Mundo
Na China dos anos 20, após a morte do pai, Songlian, uma jovem universitária, é obrigada pela madrasta a se casar com o rico Chen Zuoqian, a fim de compensar o empobrecimento da família.
No entanto, Chen já possui três esposas que moram em alas separadas de seu palácio. As lanternas acesas são o símbolo da preferência do senhor e Songlian passará a disputar com as outras três esta preferência. Essa é a sinopse…
Falar sobre um filme chinês é algo aterrador… seria, se não fosse apaixonante. Existem filmes e filmes. Há aqueles que usamos apenas para passar o tempo, e outros são realmente filmes com efe maiúsculo.
Esse é o caso do filme Lanternas Vermelhas, um filme que além da história complexa e intrigante também me abriu os olhos para a perspectiva de vida de uma forma diferente… a forma oriental, de olhos puxados de ser.
Muito do Japão me interessa e a tantos outros que aqui frequentam, mas se existe um filme que lhe mostra quão diferente é a perspectiva de visão de um mundo paralelo, eis o filme.
Outro Mundo
Não é o enredo que me prende (além do enredo) mas sim a impressão de estar sendo transportado para Vulcano… outro mundo. Outras perspectivas, valores, alimentos, vestimentas, olhares, tons e sutilezas.
Parece realmente que você é transportado para um outro planeta, longe daquilo que se vê no ocidente. As perspectivas são bem definidas porque o enredo se passa num período da história chinesa de transição do molde imperial para um algo novo.
Mas esqueça o Último Imperador (outra maravilha), a trama aqui se passa antes disso. Ainda há a “verdade” da vida dos senhores e suas várias mulheres. Assista esse filme, assista mais outros, como “Tampopo, os brutos também comem espaguete”… mas descole da perspectiva ocidental. Puxe seus olhos… e tente ver o mundo de forma diferente.
Então… comentar sobre um filme não é contar o filme todo… era isso o que você esperava? Será que lhe falta capacidade de discernir um post que fala sobre um filme e o quanto o admiro de uma sinopse cheia de spoiler? Ou usar um link fantasma lhe dá algum crédito? De qualquer forma agradeço pelo seu comentário…vi que vc se esforçou em entender… o que vale é o seu sentimento.
CurtirCurtir
O bom de comentarmos um filme – e de lermos os comentários dos outros – é a possibilidade de termos contato com diferentes perspectivas e critérios de abordagem. Por isso sua análise, pierrotgluton7, é muito interessante. Um filme como “Lanternas vermelhas” presta-se à discussões frutíferas, por isso nenhuma crítica abarcaria tudo o que é percebido.
E o respeito ao se dirigir a uma pessoa que escreve com boa vontade lança mais luz do que qualquer lanterna.
CurtirCurtir
Obrigado pelo feedback Joaquim, com comentários assim nos sentimos ainda mais estimulados a falar sobre cinema.
CurtirCurtir