Lanternas Vermelhas – Critica do Filme: O Contato com outro Mundo

Aqui temos uma das primeiras Criticas de Cinema feitas pelo amigo Pierrot Gluton. De forma clara e objetiva, ele explora o clássico Lanternas Vermelhas, nos mostrando como é belo o O Contato com outro Mundo do cinema chinês. Boa leitura!

Lanternas Vermelhas – Critica do Filme: O Contato com outro Mundo

Na China dos anos 20, após a morte do pai, Songlian, uma jovem universitária, é obrigada pela madrasta a se casar com o rico Chen Zuoqian, a fim de compensar o empobrecimento da família.

No entanto, Chen já possui três esposas que moram em alas separadas de seu palácio. As lanternas acesas são o símbolo da preferência do senhor e Songlian passará a disputar com as outras três esta preferência. Essa é a sinopse

lanternas-vermelhasFalar sobre um filme chinês é algo aterrador… seria, se não fosse apaixonante. Existem filmes e filmes. Há aqueles que usamos apenas para passar o tempo, e outros são realmente filmes com efe maiúsculo.

Esse é o caso do filme Lanternas Vermelhas, um filme que além da história complexa e intrigante também me abriu os olhos para a perspectiva de vida de uma forma diferente… a forma oriental, de olhos puxados de ser.

Muito do Japão me interessa e a tantos outros que aqui frequentam, mas se existe um filme que lhe mostra quão diferente é a perspectiva de visão de um mundo paralelo, eis o filme.

lanternas vermelhasOutro Mundo

Não é o enredo que me prende (além do enredo) mas sim a impressão de estar sendo transportado para Vulcano… outro mundo. Outras perspectivas, valores, alimentos, vestimentas, olhares, tons e sutilezas.

Parece realmente que você é transportado para um outro planeta, longe daquilo que se vê no ocidente. As perspectivas são bem definidas porque o enredo se passa num período da história chinesa de transição do molde imperial para um algo novo.

Mas esqueça o Último Imperador (outra maravilha), a trama aqui se passa antes disso. Ainda há a “verdade” da vida dos senhores e suas várias mulheres. Assista esse filme, assista mais outros, como “Tampopo, os brutos também comem espaguete”mas descole da perspectiva ocidental. Puxe seus olhos… e tente ver o mundo de forma diferente.

3 comentários em “Lanternas Vermelhas – Critica do Filme: O Contato com outro Mundo”

  1. Então… comentar sobre um filme não é contar o filme todo… era isso o que você esperava? Será que lhe falta capacidade de discernir um post que fala sobre um filme e o quanto o admiro de uma sinopse cheia de spoiler? Ou usar um link fantasma lhe dá algum crédito? De qualquer forma agradeço pelo seu comentário…vi que vc se esforçou em entender… o que vale é o seu sentimento.

    Curtir

  2. O bom de comentarmos um filme – e de lermos os comentários dos outros – é a possibilidade de termos contato com diferentes perspectivas e critérios de abordagem. Por isso sua análise, pierrotgluton7, é muito interessante. Um filme como “Lanternas vermelhas” presta-se à discussões frutíferas, por isso nenhuma crítica abarcaria tudo o que é percebido.
    E o respeito ao se dirigir a uma pessoa que escreve com boa vontade lança mais luz do que qualquer lanterna.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.