Melhores Animes de 2012 – Qual deles se tornou Clássico?

Um site perguntou para 10.000 japoneses quais eram os Melhores Animes de 2012. Os japoneses como sempre foram muito solícitos e pelo jeito adoram responder enquetes meio estranhas, foram lá e deram sua opinião. Agora é a vez de nós darmos (como assim?) a nossa opinião de qual é o Anime Clássico de 2012. Vem comigo!

Melhores Animes de 2012 – Qual deles se tornou Clássico?

hyoukaPara revolta de meu querido amigo Mago Givan que já participou de diversos podcasts aqui do blog (cliquem e ouçam!) e é um cara que entende muito (mas muito mesmo) de anime, talvez a noticia de que meu amado e querido anime Nazo no Kanojo X apareça em 11º, não seja lá uma coisa lá muito boa.

Mas falando a verdade, essa lista já tem tanto tempo que o mais legal dela não é saber que “um de meus animes preferidos” é citado, mas sim qual desses animes possivelmente se tornou um clássico — seja um clássico cult ou um clássico dos animes em geral.

Um clássico? Do que você tá falando?

Vocês sabem o que eu quero dizer. Animes clássicos. Bom.. talvez vocês não saibam e sejam apenas noobs que vieram parar no meu humilde bloguinho. Pois bem, animes clássicos ou mesmo “clássicos cult” são aquelas obras que são totalmente “must to have” e que qualquer fã de anime precisa ver.

E não, não estou falando de Dragon Ball Z, Cavaleiros do Zodíaco, nada disso. Estou falando de animes clássicos para seus gêneros (ou que às vezes criam gêneros e sub-gêneros) como Hokuto no Ken, Akira, Sailo Moon… e além disso animes que são clássicos acabam se tornando parte da cultura pop em geral — são citados em outras obras, referenciados e imitados até por autores ocidentais!

Imagem aleatória fazendo referência de que estou pensando

Acho que vocês já devem ter entendido mais ou menos do que eu tô falando. Lembrando que aqueles animes que ganharem fotinhas são os que eu considero como “você deve assistir agora” do ano de 2012. Mas e aí? Será que desses escolhidos pelos japas… algum anime se tornou um verdadeiro clássico, ou um “clássico cult”?

Vamos descobrir!

1. Hyouka

2. Sword Art Online

3. Chuunibyou Demo Koi ga Shitai!

4. Kuroko’s Basketball

5. Danshi Koukousei no Nichijou

6. Tari Tari

7. Fate/Zero

8. Inu x Boku SS

9. Sakurasou no Pet na Kanojo

10. Jormungand

11. Mysterious Girlfriend X

12. Accel World

13. K

14. Ixion Saga DT

15. Robotics;Notes

16. Ginga e Kickoff!!

17. Girls & Panzer

18. Nisemonogatari

19. Haiyore! Nyaruko-san

20. JoJo’s Bizarre Adventure

21. Tonari no Kaibutsu-kun

22. Jinrui wa Suitai Shimashita

23. Sankarea

24. Bodacious Space Pirates

25. Tasogare Otome x Amnesia

26. Sengoku Collection

27. Medaka Box

28. Senki Zesshou Symphogear

29. Koi to Senkyo to Chocolate

30. Psycho-pass

31. Arcana Famiglia

32. Campione!

33. Magi

34. Amagami SS Plus

35. Ano Natsu de Matteru

36. Oniai

37. Teekyuu

38. Hidamari Sketch x Honeycomb

39. Dog Days 2

40. Total Eclipse

41. Acchi Kocchi

42. Little Busters

43. Lagrange: The Flower of Rin-ne

44. NakaImo

45. Natsuiro Kiseki

46. Smile Pretty Cure!

47. Busou Shinki

48. From the New World

49. Zero no Tsukaima F

50. Another

Link Biglobe
[LINK] Fonte: Otakupt


Calma não precisam me Odiar, Vamos por partes

Urabe de Nazo no Kanojo x

Então, como eu falei esse Top 50 Animes de 2012 foi escolhido pelos japoneses numa votação em um site que era famoso em fazer votações, e foi também colocada no otakupt: os links estão aí e pelo menos o segundo está funcionando. Os animes que têm imagens são aqueles que eu acho, são aqueles que você “deve ver” do ano de 2012  e são clássicos — ou porque são bons de verdade, ou porque fazem parte mesmo da cultura pop e do mundo otaku.

Muitos desses animes que ganharam imagens no meu post, eu nem sequer cheguei a acompanhar (como Psicho-Pass, Medaka Box…) enquanto outros não acho que se tornaram clássicos (como Magi por exemplo, que prometia muito e acabou se tornando só mais um shonen) e eu tenho certeza que essa minha escolha vai causar ira entre os fãs. Mas até mesmo o meu adorado Little Busters não acho que seja um anime clássico ou que tenha de algum modo mudado as obras de drama, saca?

Diferente de Angel Beats

Kanade e Otonashi de Angel Beats

Já animes como Inu x Boku merecem ganhar a fotinha porque transcenderam e mudaram a forma com que as pessoas veem shonen e shoujo, por exemplo — pois é, assim como Toradora, Inu x Boku é um shonen meus amigos e amiguinhas, e se hoje você vê garotas com sexy appel em shoujos e que não escondem quando sentem… Aquilo, você deve isso a animes como Inu x Boku. Sankarea e Tasogare Otome x Amnesia, inclusos. Nazo no Kanojo X é outra história e eu discuto isso na review dele.

Agora o que eu mais acho que ganhou status de clássico de todos esses é de longe Chuunibyou. Não um “clássico cult” como o adorado Another (devo dizer que Another é o “clássico cult” de 2012 e tem review no site) mas por ter se tornado referência em vários outros animes de anos posteriores (Amagi Brilliant Park, Charlotte, etc) e virou meme automático — mesmo você não tendo ideia da’onde ele veio. Além de Chuunibyou ter uma história excelente de arrancar lágrimas de caminhoneiros e também ser hilário.

The Winnner is… Chuunibyou!

Aliás… se vocês forem minimamente inteligentes vão notar que essa menina aí em cima, a Rika, é uma sátira à Another. Chuunibyou que aliás, ganho review no blog e merece sim que vocês leiam. Por fim, ao meu ver esses dois animes merecem o Status de Clássicos de 2012. Mas e vocês, discordam, concordam, acham que eu sou um burro, estão surpresos com tudo o que disse? Oras, comentem seus gigantes bocós!

Abração!

7 comentários em “Melhores Animes de 2012 – Qual deles se tornou Clássico?”

  1. Só o fato de que Nazo no Kanojo X está entre os melhores animes de 2012, já é motivo para comemorar.
    Mas bem que poderia estar numa posição mais elevada, não é mesmo? Se fosse depender de mim, Nazo no Kanojo X estaria no topo, e não na 11ª posição.
    Não importam o que os demais digam, a minha opinião continua sendo a mesma: Nazo no Kanojo X foi o “anime do ano” de 2012 !
    E por falar em Biglobe, uma enquete feita pelo site (e reproduzida em parte pelo site Sankaku Complex) com o ranking das heroínas dos animes do ano de 2012, traz a impagável Mikoto Urabe, de Nazokano X, entre outras 45 personagens (ou entre as 25 melhores, segundo o Sankaku). Ela aparece na 20ª posição da lista (mais uma vez, eu digo que ela deveria estar numa posição mais elevada, de preferência na 1ª posição). Eis os links para o Sankaku Complex (Atenção têm material ecchi no site) e para a página do Biglobe:
    http://www.sankakucomplex.com/2013/02/12/top-25-anime-heroines-of-2012/
    http://anime.biglobe.ne.jp/userranking/chara/40778/
    Que bom que você também é fã irredutívbel de Nazo no Kanojo X., assim como eu. Não só do anime, mas também do mangá que deu origem à série (aliás, têm certos capítulos daquele mangá que os fãs gostariam de ver transformados em anime, como aquele em que aparece a Momoka Imai, a “sósia” da Urabe, ou aquele em que Tsubaki coloca orelhas de gato na cabeça da namorada, sem que ela perceba, além de outros capítulos interessantes da série.
    Falando nisso, bem que alguma editora poderia publicar o mangá de Nazo no Kanojo X no Brasil, não é mesmo? Nesse caso, qual editora seria a mais apropriada para lançar a série no mercado, na sua opinião? A JBC, a Panini? A Nova Sampa? Ou outra editora?
    Então, qual a sua opinião sobre essa questão?
    Talvez seria interessante fazer uma enquete entre os fãs da série no Brasil para saber qual editora seria a escolha certa para publicar a série.
    Depois disso, poderia até se pensar em uma campanha online para que a série seja publicada pela editora escolhida.
    Dessa forma, mais leitores conheceria a série e o número de fãs poderia até aumentar.
    Pode até ser que seja pensar alto demais, mas mesmo assim é algo para se pensar a respeito, de qualquer forma.

    Curtir

    1. Nekomimi, quem é vivo sempre apaaarece! E nós aq tbm né?! rsrs. Bomm…desses q estao nessa lista eu concordo com alguns. E convenhamos SAO é sucesso global. Agora admito que ver Hyouka me surpreendeu viu. nao é ruim, mas vi 2 ep e nao senti “aquilo”. se bem q dizem q tem de continuar vendo pra ver o quão bom ele é. Sobre a lista das heroínas eu vi ha algum tempo antes do blog voltar ao ar. Acho q por sua indicação vou colocar ela aqui pra galerinha ver. E sim…já essa eu Discordo MUITO.
      Por acaso eu fui um dos votantes no site japones, rsrs. — claro q votei na Urabe, hehe. E maano, nao dá Spoiler peloamordeDeus! rsrs. A unica coisa q posso dizer é q os arcos do mangá, sao perfeitos, de fazer sairem lagrimas. e Quase todos os capitulos merecem virar animação. Estou falando, Ueshiba até agora é o melhor mangaká q ja vi. rsr, mas nao dá spoilerr!! Poo sobre editoras de manga eu confesso q n sei nada! rs. Contanto que fosse a mesma trad. do BrazilManga q é fantastica — estou lendo a Trad. da Chrono de Ah megami sama..e nossa..algumas vezes é Otima, mas outras é preferível vc ler em ingles s puder. Entao, tendo a msm qualidade da trad. do BM ou a mesma [impossivel, rs] eu compraria viu. E sim, seria otimo, mas confesso q acho dificl.

      ps: Sobre a segunda temporada…mais tarde faço um post especulativo, rsrs.
      Abraços!!

      ps²: Poo realmente nao sei t dizer qual o melhor do ano…eu to aq pendendo pra Litlle Busters [key/visual arts], mas Fate 2 tbm foi otimo. sem contar q nao vi todos, rsrs…Agora Ano Natsu..decepção do ano.

      Curtir

      1. Pois é ! Sei que as possibilidades da série vir a ser publicada no Brasil são muito difíceis (principalmente se ela vêm de uma revista que não é uma Shonen Jump, no quesito fama, é claro), mas não é de todo impossível. Principalmente se algum editor ou responsável pela escolha dos títulos a serem publicados no Brasil conhecer a obra de Riichi Ueshiba. Aliás, o autor têm outras duas séries que foram publicados antes (Discommunication e Yume Tsukai) e que valeriam a pena serem lançadas no Brasil, além de Nazo no Kanojo X, é claro.
        É só os leitores e fãs das obras de Ueshiba fazerem uma petição online para que alguma editora que tenha a mesma qualidade de tradução do Brazil Mangá traga as séries e as lance no mercado, com uma boa campanha publicitária (tanto online como offline, através de publicações especializadas em mangás e quadrinhos em geral, seções de cultura e entretenimento de jornais como a folha de São Paulo, propaganda impressa dentro dos mangás, como acontece com os tankohons no Japão, etc.) para atrair o interesse dos leitores.
        É algo quer pode ser tentado, e se der certo isso poderá abrir o caminho para a publicação de outras obras publicadas na Afternoon, como Aa, Megamisama !, Narutaru,
        Milk Closet, Mushishi, entre outras. E os leitores e fãs de mangás sairiam ganhando com isso, já que haveria mais diversidade de titulos, gêneros e temáticas.

        Curtir

      2. Coincidencia master, eu li ate o meio do vol 2 de Yume Tsukai e posso t dizer: GENIAL. É uma historia seinen muito, eu disse, muito Pesada, por tratar de diversos assuntos dificílimos em qualquer epoca e sociedade, mas é genial. Recomendo muito q vc leia os Dream Users [só avisando q o anime quase não tem nada de original do manga. fizeram um maho shoujo, enquanto yume tsukai é um suspense-gore, shoujo-ai, terror, simbolico e filosofico. so avisando nekomimi, é muito forte mesmo!]

        Sim cara, se houver uma petição online, pode crer que o afontegeek na minha pessoa, vai participar e divulgar! pode ter certeza!…e outra coincidencia, eu também sou fã de Ah Megami Sama. O manga está num arco espetacular, no finalzinho já, e infelizmente — diferente do BM — a Chrono, ao meu ver, nao trad o manga da melhor forma possivel. Eles s esforçam e eu admiro isso, mas não tem aquela perfeição do BM. E sim cabei de saber que ambos sao da Afternoon, meu colega Glauco — que me arranja os mangas em ingles online — me revelou. Imagina!! Sou fã de duas obras q saem na mesma revista!!!! rsrs

        Nós so iriamos ganhar com mais obras…é esperar pra ver! Até pq os animes/mangas assim como toda animação no ocidente ainda sao associados ao “infantil”. Ter obras “adultas” publicadas na nossa terrinha poderia melhorar essa situação.

        Abraçãaao!

        Curtir

  2. Zero no Tsukaima F e Sakurasou no Pet na Kanojo é um dos meus animes favoritos, foi por causa dele q decidi fazer programação em jogos digitais esse ano. Além dele eu gosto muito de Little Busters!, Sword Art Online, Girls & Panzer, Hidamari Sketch x Honeycomb, Fate/Zero 2, Another e Nazo no Kanojo X.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.