Another – Crítica: O Suspense e Terror em Anime!

Aqui nós temos uma Crítica de Anime de terror e suspense, Another. Sem spoiler algum, para você que ainda não conhece o anime.

Another – Crítica: O Suspense e Terror em Anime!

Recentemente estava me perguntando se realmente animes nos apresentam estórias boas e diferenciadas em sua forma de contar. Este questionamento ocorreu devido a uma safra muito ruim de animes na ultima temporada. Estou com pouco entusiasmo para animes recentemente, mas eis que surge “Another”  e me mostra que os animes ainda têm muito a oferecer.

Sinopse do anime

Another é uma adaptação do romance de Yukito Ayatsuji, sendo adaptado também para o mangá por Hiro Kiyohara.  A serie de TV foi produzida pela PA Works, contendo doze episódios.

Sei que estou atrasado com esta critica e por isso peço desculpas, a demora foi por que tive que pensar com cuidado sobre como avaliar esta série, mas enfim vamos ao que interessa.

Tudo foi Intencional

Como eu suspeitava, aqueles erros que mencionei nas Primeiras Impressões eram intencionais e faziam parte da trama. Another é um grande presente para nós, mostrando que ainda é possível fazer estórias originais em tempos como o nosso.

Calma amiga ou amigo que esta lendo esta critica não vou fazer spoiller, mas vou lhe dizer que os primeiros dois episódios foram muito maçantes mais cruciais, afinal todo inicio de uma obra é meio chato. E o suspense? E o horror? paciência caro amigo, pois irei chegar nele agora.

O Suspense começa

O suspense de Another realmente começa no final do episódio três e ainda nos surpreendendo, pois ele muda o foco do anime, ou seja, ele se inicia focando em uma estória e depois  muda para contar outra até então desconhecida, mas que esteve sempre presente de forma sútil devido ao clima ambientado no anime. Isso foi uma sacada de gênio, porque faz você se interessar mais na trama,lhe mostrando que ela é muito mais do que você imagina.

Tudo muda a partir do terceiro episódio, inclusive mostra o que o anime quer passar, que é: “Desespero”. O medo de você saber que o pior lhe espera, e que  não há nada que você possa fazer.

O Desespero

Essa sensação o anime segura e mantém muito bem, e quando você menos espera já esta totalmente envolvido com a estória. Isso também foi possível devido ao bom traço do anime,o efeito de claro e escuro e o constante uso de cores frias. Com isso o anime se encaminhava para uma ótima obra … mas como você bem sabe caro leitor nem tudo são flores.

Infelizmente a forma como você conclui algo acaba pesando muito. A conclusão de Another não fez jus ao conteúdo apresentado até então, isso ocorreu devido ao número de episódios que foram muito poucos para uma trama muito densa. Os cortes de cenas no episódio final, são inacreditavelmente erros absurdos. O exagero nos dois últimos episódios é gritante, confesso que existem mortes legais, mas como acabei de dizer exageraram muito. A  loucura final foi muito mal construída, fazendo somente você pensar: “vixe!”

O climax

O climax que você esperou todo o anime, que é era a resolução do mistério, é mostrado de uma forma tão deprimente que você nem se surpreende tanto, simplesmente… você aceita. A falta de desenvolvimento dos outros personagens foi o erro, e atrevo-me a dizer até infantil.

Conclusão

Com esta conclusão ficou claro que o anime merecia mais episódios e não ser transformado no filme “Premonição”, mudando o foco para algo menos interessante que são como eles irão morrer. Foi uma pena… realmente o anime tinha tudo para ser ótimo.

Another não é um anime ruim, na verdade ele está muito longe disso, mas a sessação de que poderia ser algo mais fica clara no término do último episódio. Para quem adora ver sangue e mortes desenfreadas irá adorar o anime, quem adora uma estória muito bem contada e consistente, verá que a chance do anime se consagrar foi perdida. Uma pena! pois realmente estava gostando muito dele, mas ainda assim Another é o melhor anime da temporada… até agora.

 Avaliação: Bom!!

5 Respostas para “Another – Crítica: O Suspense e Terror em Anime!

  1. Eu concordo exatamente com o que foi escrito. Me atrevo a dizer que Another chegou o mais perto da sensação criada por Death Note que nenhum outro anime conseguiu. Sabe? Aquele sentimento de Clímax. O Final realmente deixou muito a desejar, mas eu acho que uma nova onda poderá ser criada com Another, essa história de “Lendas Urbanas”. Seria muito legal ver um Another II com os 2 principais personagens mas com uma nova “lenda” também com mais de 20 eps. KKKKK quem sabe rolaria xD

  2. Quem sabe a possivel segunda temporada tenha outros personagens e se passe em outra escola com outra lenda urbana,mas que os alunos também vão morrendo misteriosamente.

  3. Another vão ler o mangá por favor pois tudo indica q a professora n era nada a assassina como o anime amostrou aparece alguém no mangá oks n da pra saber quem é mas aparece só uma dica ai e acho q e´por isso q vão lançar uma 2 tempo

    • Não sei onde você viu que a professora (tia) era a assassina, não haviam assassinos até que o desespero começou a bater nos alunos e familiares. As ocorrências das mortes eram devido a força criada na sala 3 com o fato de os alunos de 26 anos atrás continuarem fingindo a existência de Misaki Yomiyama…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s